Se você é um lojista, provavelmente já se perguntou o que significa ticket médio: é uma das métricas mais importantes a serem observadas para conseguir ótimos resultados nas vendas. O motivo principal? Bom, conhecê-lo bem pode ajudar você a entender o momento financeiro da empresa e ainda alavancar os ganhos.
No entanto, embora seja um indicador de extrema relevância, muitos lojistas não dão a devida atenção a ele. Por isso, acabam tendo prejuízos ou resultados abaixo do nível esperado.
Se você não entende como funciona o ticket médio, não se preocupe. Neste artigo, você conhecerá sua importância e a melhor maneira de analisá-lo para aumentar os lucros do negócio. Confira:
Antes de mais nada, o que é ticket médio? Ele é um número que representa o valor médio das vendas por cliente em um determinado período. Desse modo, você pode calcular o ticket médio de um dia, um mês, um trimestre, um ano etc.
Assim, já que se trata de um indicador de desempenho, ele revela se a equipe comercial está obtendo sucesso e concluindo negócios lucrativos. Após os resultados, a empresa identifica o número de vendas e o rendimento que elas geraram.
Com isso, para definir o que significa ticket médio, basta pensar nele como o preço conquistado em uma compra. Para descobrir esse valor, divida o montante final do período que se deseja avaliar pelo número de compras. Mas não se preocupe, explicaremos como realizar esse cálculo mais adiante.
Umas das principais razões é que o índice oferece uma análise precisa do comportamento dos clientes, além de permitir uma comparação com as outras épocas avaliadas. Assim, a empresa consegue verificar os momentos em que as vendas estiveram maiores ou menores e elaborar estratégias para aumentar o ticket médio.
E mais: quando reunido com outras métricas, o ticket médio permite que o analista consiga dados relevantes para elaborar estratégias de vendas. Ou seja, ele é a ferramenta perfeita para impulsionar o desempenho do negócio. Veja outras vantagens no cálculo:
Atingir o valor da métrica é uma tarefa relativamente simples, mas que demanda um saber preciso das informações. Se você tem dúvidas de como calcular o ticket médio, antes de mais nada, considere um recorte no tempo, como o mês de junho. Depois, realize a soma de todas as vendas e divida o resultado pela receita do intervalo investido.
Não esqueça que isso pode ser feito de diversas formas, com comparações diárias, semanais, semestrais e anuais. Também é possível aferir o fluxo de saída de alguns produtos fazendo a mesma conta. Quer saber como ela funciona na prática? Então confira o exemplo abaixo:
Imagine que você é o proprietário de uma loja de construção e, em um único dia, realizou 50 vendas. Após somar todas elas, você atingiu um valor de R$ 2.000. Agora, basta dividir esse resultado pelo número de vendas: 2.000 ÷ 50 = 40. Logo, o ticket médio desse dia foi de R$ 40.
Vale destacar que esse mesmo exemplo pode ser utilizado em outros formatos. Ou seja, não apenas no ticket médio diário, mas também no mensal, trimestral, semestral e anual.
Depois de compreender a importância do ticket médio, uma dúvida que ronda a cabeça do empreendedor é como aumentar esse número. Veja abaixo alguns passos simples para ajudar você nessa missão:
A primeira ação a ser tomada é ter uma visão geral de como está a saúde financeira da empresa, a fim de orientar o empreendimento para uma trajetória de crescimento sólida. Planilhas, pesquisas de mercado e comparações com a concorrência são boas atividades para fazer essa análise.
Se as vendas não estão indo bem, talvez seja uma boa opção investir em um treinamento dos colaboradores. Faça reuniões e explique todas as vantagens dos produtos, além de orientá-los sobre como melhorar a satisfação do cliente. Assim, os funcionários estarão prontos para oferecer um serviço qualificado, fazendo com que os clientes retornem à sua empresa.
É essencial que o empreendimento se dedique ao valor agregado ofertado ao freguês. Ou seja, a preocupação acerca da qualidade do produto é valiosa, mas você deve observar outros fatores. O Tenda Atacado, por exemplo, se sobressai na oferta de mantimentos a preços justos, além de ter um serviço de entrega eficaz.
Caso você queira estar no cotidiano da freguesia e ser uma referência no setor, não deixe de disponibilizar uma variedade de insumos e serviços. Sem dúvidas, isso vai possibilitar a conquista de tickets melhores, ainda mais se a empresa estiver presente em lojas físicas, e-commerces e redes sociais.
De nada adianta ampliar o número de vendas se você não consegue suprir as necessidades dos clientes. Então, conte com o Tenda para abastecer seu depósito, oferecer produtos excelentes aos consumidores e ver o cálculo do seu ticket médio crescer.
Confira o site e descubra como nossa loja pode ser uma parceria preciosa para a sua empresa! Além de conferir temas importantes como esse, você aprende dicas indispensáveis aqui. Acesse o site e não perca nada!
Preservar o meio ambiente é a única forma de garantir um futuro melhor para as…
Sabia que pequenas ações do seu dia a dia podem gerar um grande impacto ambiental?…
Ainda que, para algumas pessoas, comemorar mesversário de bebê não faça muito sentido, para muitos,…
Você já se perguntou se pode passar talco na assadura do bebê? Essa situação tão…
A chegada de um recém-nascido em casa é sempre um momento de muita alegria. No…
Quer ter uma vida mais leve, saudável e feliz? Investir no autocuidado é a melhor…