Você sabe o que é startup e como funciona?

Tenda, Postado em 1 de fevereiro de 2022 | 3 min de leitura

Talvez você já tenha ouvido alguém falar que trabalha em uma startup; elas começaram a surgir mais recentemente e estão dominando o mercado de trabalho. Mas você sabe realmente o que é startup e como funciona? Vamos descobrir! 

Para garantir tudo de que a sua startup precisa, incluindo alimentos e produtos de higiene e de limpeza, confira o catálogo do Tenda Atacado. Para mais praticidade na sua rotina corrida, aproveite o nosso sistema de delivery, que entrega as compras na sua porta. 

O que de fato é uma startup 

As startups estão mais presentes no mercado de trabalho do que nunca, oferecendo diversas vagas de emprego para múltiplas áreas — algo que não só move a economia, como também muda a vida de milhões de brasileiros. 

Mas o que significa startup? Esse tipo de empresa nasce de uma ideia diferente, algo que propõe um serviço, um atendimento ou uma qualidade nova. Além disso, as condições de surgimento das startups geralmente são mais difíceis, sem tanto investimento em curto prazo e com muitas incertezas pelo caminho. 

Apesar do fato de o começo poder ser turbulento, quando falamos do que é startup e como funciona, uma das principais características é o potencial de crescimento. Ainda, elas costumam ter a tecnologia como base, mas isso não é uma regra. 

O termo “startup” surgiu no Vale do Silício e se popularizou por volta dos anos 90, com o avanço da internet. Nessa época, diversas empresas foram criadas e, com isso, o que conhecemos hoje como startups ficou mais difundido. 

Muitos brasileiros possuem o sonho de serem empreendedores, terem o seu próprio negócio; e, quando analisamos o que é startup e como funciona, entendemos que elas podem ser a porta de entrada para vários microempreendedores no mercado. 

Outros conceitos de startups 

É comum encontrar mais de um conceito de startup, pois, por ser um tipo relativamente novo de empresa, ainda é delicado defini-lo com tanta certeza. Quando você pergunta para um empresário o que é startup e como funciona, diversas respostas podem aparecer. 

Muitos consideram que, entre as características de uma startup, estão o baixo custo de manutenção, uma base inovadora para a empresa e um crescimento rápido. Isso a torna extremamente cativante para quem quer investir em um possível negócio. 

Porém, um conceito que engloba diversas definições é o de um grupo de pessoas trabalhando com incertezas, à procura de um modelo de negócio repetível e com potencial de crescimento grande.

Grupo de pessoas sentadas em círculo enquanto desenvolvem um processo criativo.

Características de uma startup 

Existem três conceitos principais que servem como pilares quando estamos falando sobre o que é startup e como funciona. O primeiro deles é a inovação; a empresa deve surgir com um novo propósito, independentemente da área de atuação. 

A startup tem o princípio de enxergar diferente uma situação que já existe. Não tem necessariamente a ver com inventar a roda, mas sim criar uma nova maneira de usá-la. Assim, essas soluções criativas para os problemas já existentes são fundamentais para uma startup. 

O segundo conceito é ser um negócio com a possibilidade de crescer, mas sem interferir tanto no seu custo de manutenção. Essa característica é essencial para que o crescimento da empresa não se torne proporcional aos seus gastos com luz, aluguel, funcionários, produtos de limpeza e outros, garantindo um maior lucro.

Por último, as empresas do modelo startup estão começando, por isso é essencial que elas sejam flexíveis. Tanto nos processos internos quanto nos externos, para que assim elas se adaptem ao que o mercado precisa.

Diferença entre uma startup e outros tipos de empresa

Uma dúvida presente é a diferença entre startup e empresa. O primeiro passo é entender que nem toda empresa é uma startup; é necessário muito mais do que ser nova para ser considerada uma empresa desse tipo. 

Um exemplo que ilustra bem essa situação é: imagine que uma papelaria tenha acabado de abrir no seu bairro. Ela é recente, pequena, recém-inaugurada — isso faz dela uma startup? 

A resposta seria não, já que papelarias não são ideias inovadoras, que ainda não se sabe se podem ser bem-sucedidas ou não; pelo contrário, já que existem diversas que comprovam a segurança de abrir um negócio como esse. Sendo assim, ela não poderia ser chamada de startup. 

Ao mesmo tempo, nem todas as startups continuam nessa categoria para sempre. Para ser considerada uma, é necessário que o modelo de negócio não tenha sido testado ainda. Ou seja, uma vez que uma empresa consolida o seu negócio, ela não pode mais ser considerada uma startup. 

Compre materiais para a sua startup no Tenda!

Agora você já sabe o que é startup e como funciona, então está na hora de garantir os melhores preços para os produtos de que a sua marca precisa. No Tenda Atacado, você encontra desde alimentos até cadernos, canetas, blocos de notas e containers. Para garantir que a sua empresa esteja sempre organizada e funcional, confira mais dicas no nosso blog. Assim, a produtividade fluirá, e todos os seus produtos estarão à sua disposição sempre que necessário.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP