Você sabe se chupeta anticólica funciona mesmo?

Tenda, Postado em 7 de fevereiro de 2022 | 3 min de leitura

A cólica dos recém-nascidos pode ser desesperadora. Apesar de não ser nada grave, ela costuma assustar os pais, já que o bebê fica claramente desconfortável e chora muito. Existem diversas soluções indicadas, como chupeta anticólica, ninar, calor e outras. Mas você sabe dizer quais realmente funcionam? 

Para que o seu bebê tenha um crescimento saudável, é de extrema importância que todos os alimentos que ele e a mamãe ingerem sejam de alta qualidade. No Tenda Atacado, você encontra produtos frescos e ideais para um consumo tranquilo, além de preços incríveis. 

É saudável usar chupetas? 

Antes de analisarmos se a chupeta anticólica é uma boa opção para solucionar o incômodo do seu bebê, vamos entender um pouco sobre as chupetas em geral. Afinal, bebê pode chupar chupeta? Se sim, quais são os benefícios oferecidos por elas? 

É comum vermos diversos pais evitando dar chupeta para os filhos, falando que chupeta faz mal ou então tentando tirá-la depois de certa idade. Mas você sabe quais são os benefícios que chupar chupeta traz para o bebê? Para entendê-los, antes temos que analisar o ato de mamar. 

Hormona CCK

Essa hormona chamada de CCK é liberada quando o bebê faz o movimento de mamar, seja no momento da alimentação ou não. Inclusive, quando a criança está chupando a chupeta, ela está recriando a sucção de mamar, o que estimula a CCK. 

Ela é responsável por trazer sensações de saciedade para a criança e, assim, acalmá-la. Além disso, auxilia na digestão do leite materno e também na prática de sugar-respirar-engolir que os bebês têm que fazer para se alimentar corretamente. 

Sendo assim, o ato de chupar chupeta anticólica ou outros modelos pode trazer alguns benefícios para o seu bebê, auxiliando na rotina do sono e na hora de acalmá-lo. 

O que é chupeta anticólica

Agora você já sabe algumas vantagens da chupeta, mas vamos descobrir o que de fato é o modelo anticólica, como ele realmente funciona para aliviar o bebê e se auxilia na hora de deixar os pais menos alarmados.

Mãe segurando bebê no colo enquanto ele chupa a chupeta.

Características desse tipo de chupeta

A chupeta anticólica foi desenvolvida para auxiliar o bebê a se acalmar e a adormecer, sendo recomendada para bebês recém-nascidos ou até três meses de idade. Além disso, o modelo é livre de BPA e feito de látex de silicone, para maior durabilidade, segurança e conforto. 

O tamanho e a forma da chupeta anticólica foram desenvolvidos especialmente para adaptar a boca de um bebê recém-nascido. O bico é resistente e macio, o que garante que não mudará de formato ao ser utilizado.

Capacidade de passar a cólica

Quando o assunto é passar a cólica do bebê, a chupeta anticólica pode, sim, auxiliar. Isso ocorre porque, como visto anteriormente, o movimento de mamar realizado pelo bebê produz CCK, que o ajuda a se acalmar e, em seguida, a cair no sono. 

Um dos pontos que merecem atenção é que, ao dar chupeta para um bebê com cólica, ele pode acabar engolindo ar, e isso pode piorar a cólica do recém-nascido, gerando ainda mais desconforto para o pequeno. 

Apesar de a chupeta anticólica ser desenvolvida para o formato de boca de um recém-nascido, não necessariamente ela será a melhor chupeta para bebê. É indicado conversar com o pediatra e entender qual é a alternativa mais interessante para a sua criança. 

Dicas para aliviar a cólica do bebê

Se você está se perguntando quais são outras alternativas além da chupeta anticólica, prepare o bloquinho de notas para deixar todas registradas. Primeiramente, é importante lembrar de consultar o pediatra antes de tentar qualquer uma das dicas. 

O calor é um dos aliados na hora das cólicas, seja pelo contato físico, barriguinha do bebê colada na do adulto, seja por um banho quentinho. Isso ajuda a relaxar a musculatura do recém-nascido e aliviar as dores. 

Colocar o bebê para arrotar é uma maneira de eliminar os gases que podem estar incomodando. Depois de mamar, deixe o recém-nascido de barriga para cima, com a cabeça levemente elevada. 

Dar de mamar é também uma opção, especialmente se o bebê está com fome durante uma crise de cólica. Só é preciso tomar cuidado para que o pequeno não coma demais e isso piore a digestão. 

Enrolar o bebê e dar carinho podem parecer ações básicas, mas são mesmo fundamentais na hora de fazer com que a criança se sinta segura e amparada. Assim, é possível acalmá-la e niná-la. 

Garanta tudo de que o seu bebê precisa no Tenda!

Sejam mamadeiras, fraldas, fórmulas, shampoos e lenços umedecidos, você encontra tudo de que o seu bebê precisar no Tenda Atacado. Para facilitar a rotina corrida dos papais, o sistema delivery é indicado. Receba as suas compras na porta de casa ou do endereço selecionado. 

Confira mais dicas de alimentação, cuidado com a casa, bebês e receitas no nosso blog. Garanta uma rotina segura e prática para você e todos aqueles que estão no seu coração. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP