6 dicas para manter os cuidados com a pele negra

Tenda, Postado em 15 de setembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

A pele negra costuma ser mais oleosa no rosto e ressacada em outras partes do corpo. Além disso, manchas, oleosidade e foliculite são alguns problemas frequentes. Então, é importante adotar uma rotina de cuidados com a pele negra para mantê-la saudável e evitar o envelhecimento precoce.

Por causa da alta produção de melanina e colágeno, muitas pessoas acreditam que podem dispensar o skincare para pele negra. Entretanto, esse é um dos grandes mitos do mundo da beleza. Afinal, esse tipo de pele tem suas particularidades e precisa de cuidados específicos. Confira abaixo as melhores dicas!

1. Consulte um dermatologista

Assim como acontece com as peles brancas e amarelas, os cuidados com a pele negra não são generalizados. Cada pessoa apresenta características próprias e, por isso, deve ser avaliada por um dermatologista.

Na consulta, o profissional vai identificar os principais aspectos da pele. Ela é seca, mista ou oleosa? Apresenta manchas, marcas de expressão ou acne? Essas particularidades influenciam nos cuidados com a pele e, ao conhecê-las, o dermatologista consegue prescrever tratamentos adequados às suas necessidades.

2. Use um sabonete facial

As glândulas sebáceas da pele negra são maiores e produzem uma quantidade superior de sebo. Não à toa, a oleosidade aparece como preocupação principal das mulheres entrevistadas pelo estudo Pele Negra, do Google.

O sabonete facial é um item essencial para fazer a limpeza de pele negra e controlar a oleosidade. Então, aposte em produtos adequados ao seu tipo de pele e lave o rosto duas vezes ao dia: pela manhã e antes de dormir.

3. Aposte no protetor solar

A pele negra tem mais colágeno e melanina, fatores que oferecem resistência ao sol. Contudo, isso não significa que o protetor solar pode ser dispensado. Na verdade, por causa desse excesso de melanina, há maior propensão a manchas, melasmas e hiperpigmentação pós-inflamatória.

cuidados com a pele negra

Portanto, o protetor solar é um item indispensável nos cuidados com a pele negra. Ele protege dos raios solares, que podem causar câncer de pele e contribuir para o surgimento de manchas. Dê preferência aos produtos fluídos ou com cor para evitar o efeito esbranquiçado no rosto.

4. Mantenha a hidratação em dia

Muitas pessoas dispensam o hidratante para pele negra por causa da oleosidade do rosto. Contudo, é importante entender que usar um produto com poder de hidratação não vai aumentar a produção das glândulas sebáceas — esse é apenas mais um mito do mundo do skincare.

Além disso, vale ressaltar que o creme para pele negra também deve ser aplicado em outras partes do corpo, como joelhos, cotovelos e panturrilhas — áreas que costumam ser mais ressecadas. Lembre-se de usar produtos diferentes para o corpo e o rosto, afinal, cada região apresenta necessidades específicas.

5. Faça esfoliação

A pele negra tem tendência à foliculite. Para evitá-la, basta fazer esfoliação regularmente, principalmente antes e depois da depilação. Desse modo, é possível remover as células mortas e as impurezas da pele que contribuem para as inflamações.

O rosto também deve ser esfoliado periodicamente. Existem diversos métodos caseiros eficientes, mas você pode optar por cremes específicos ou pela limpeza de pele com um profissional especializado. O mais importante é lembrar de colocar a esfoliação na sua lista de cuidados com a pele negra.

6. Estabeleça uma rotina

Limpar, hidratar e proteger são três etapas fundamentais dos cuidados com a pele. Apesar de muitas pessoas saberem disso, a prática pode ser um pouco mais complicada que a teoria. Afinal, é fácil pular essas etapas na correria do dia a dia.

Por isso, é importante criar uma rotina de skincare. Dessa forma, essas etapas tornam-se afazeres rotineiros, como escovar os dentes. Para isso, é importante manter a disciplina e deixar a preguiça de lado até que os cuidados se tornem hábitos.

Cuidados com a pele é no Tenda Atacado!

No Tenda Atacado, você encontra uma linha completa de higiene e perfumaria. Temos diversas opções de sabonetes, hidratantes e protetores solares para você cuidar da sua pele com o melhor custo-benefício! Confira nossos produtos.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP