Descarte de papel: saiba como ser uma pessoa mais sustentável

Tenda, Postado em 22 de julho de 2021 | 3 min de leitura
Descarte de papel: saiba como ser uma pessoa mais sustentável

Certamente, você já ouviu falar sobre descarte de papel, ainda mais em um momento no qual as ações do homem estão impactando cada vez mais na natureza. Por isso, para que a sua influência seja positiva neste contexto, é interessante que você saiba como colaborar.

Lembrando que, para isso, não é necessário transformar totalmente a sua rotina. Na verdade, algumas simples mudanças de hábito já ajudam para que você contribua com o meio ambiente e, assim, cooperar para um mundo mais sustentável. O Dicas Tenda vai falar sobre isso neste artigo. Confira!

O descarte correto é início do processo de reciclagem

A separação do lixo pode parecer pouco importante. No entanto, é fundamental deixar claro que o descarte correto do resíduo é o que possibilita a reciclagem e cria um ciclo virtuoso nesse método. Isso porque tal ação contribui diretamente com pontos que impactam em questões relacionadas à sustentabilidade.

A reciclagem desse papel reflete na economia de água e energia, melhora a limpeza das cidades e, com isso, previne enchentes. Além disso, gera renda para muita gente, já que existem cooperativas que contratam pessoas para trabalhar nesse seguimento.

Portanto, toda vez que você precisar fazer o descarte de papel, pense bem como descartá-lo. Esse será o começo do processo, então, a sua decisão poderá determinar o destino que o material vai levar.

Separar em casa é simples

Separar a papelada em casa é muito fácil. Primeiramente, arrume um cantinho para jogá-los em um cesto separado dos outros. Se quiser estender essa tarefa para todas as pessoas da sua casa, você pode colocar sacos com as respectivas cores para cada um dos resíduos, promovendo a coleta seletiva em sua residência.

O cesto para descarte de papel é azul, então, sempre que você for jogar fora, mesmo que não esteja em casa, já sabe como não errar. Com isso, o início do processo de reciclagem começa de maneira perfeita para que esse material chegue em condições de ser reaproveitado.

Lembre-se de que, para que esses insumos sejam enviados a quem faz o procedimento de reciclagem, é necessário que estejam secos e sem gordura ou resíduos de comida. Outra coisa legal de fazer é desmontar caixas de papel ou papelão e rasgá-las para diminuir o volume. Dessa forma, você otimiza o seu espaço.

Reciclagem: o processo

Como pôde ver, o processo de reciclagem se inicia com você, na separação e no descarte de forma correta. Assim, o seu lixo é coletado pela limpeza pública da sua cidade ou empresas especializadas. Depois disso, ele passa novamente por um controle de qualidade, que libera os resíduos para serem triturados.

descarte de papel

Esse dejeto é misturado com água e, com isso, as fibras são devidamente separadas. Na sequência, tudo é centrifugado em uma máquina para descartar quaisquer impurezas.

Na próxima etapa, são acrescidos componentes químicos que retiram a tinta e clareiam o material. Nesse momento, está pronta a pasta de celulose que vai para o processo de refino, no qual serão acrescentados aditivos para finalizar o preparo da massa que será a base de um produto novinho em folha.

Quais tipos de papéis podemos reciclar?

Agora que você caminha rumo à conscientização ambiental, é hora de saber o que pode ou não ser reaproveitado. Embora quase tudo relacionado a papéis possa ser reutilizado, ainda há alguns que não entram nessa lista, devido ao uso que lhe foi empregado anteriormente.

Papel higiênico sujo ou engordurado, plastificado, carbono, vegetal, metalizado, fitas adesivas, etc. não podem ser reciclados. A explicação está no fato de esses insumos estarem contaminados com compostos tóxicos, gorduras, entre outros. Dessa maneira, ele contamina o processo de reciclagem.

Então, com exceção desses casos, na maioria das vezes que você joga papel no lixo, ele pode e deve ser reciclado. Folhetos, revistas, jornais impressos, folhas de caderno, sulfite, cartazes e muitos outros que estão no nosso dia a dia. Portanto, é bem fácil separá-los. 

Você pode fazer mais ainda pelo meio ambiente!

Você conhece os 3 Rs? Se ainda não ouviu falar, grave estas três palavras: reduzir, reutilizar e reciclar. São ações que colaboram e muito para um mundo mais sustentável. Guarde estas dicas:

  • Reduzir: imprima menos folhas ou evite a impressão, se for possível;
  • Reutilizar: dê vida a caixas de leite, por exemplo, e também use recipientes vazios para guardar objetos;
  • Reciclar: separe corretamente os papéis, seja em lixeiras recicláveis ou da maneira que você achar melhor, para que o material não se contamine com restos de alimentos e afins.

Acompanhe o Dicas Tenda e saiba mais sobre ser sustentável!

Como você pôde ver, o descarte de papel é fundamental para o nosso planeta e é muito fácil contribuir de maneira positiva para isso. No nosso blog, você encontra mais dicas e informações sobre sustentabilidade. Corre lá para a nossa página e aproveite todo o nosso conteúdo!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP