A reciclagem de eletrônicos contribui para o meio ambiente. Veja como funciona!

Tenda, Postado em 29 de setembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

A qualidade dos produtos eletrônicos avança a cada ano. As câmeras dos celulares ficam mais potentes e os computadores mais rápidos, estimulando o consumo de novos itens e o descarte daqueles que são vistos como ultrapassados. Diante desse cenário, é fundamental falar sobre reciclagem de eletrônicos.

A maioria das pessoas sabe a importância de fazer reciclagem. Entretanto, o termo costuma ser relacionado com papel, plástico, vidro e outros materiais. Enquanto isso, o descarte de eletrônicos ainda gera muitas dúvidas na população.

Por isso, o Tenda Dicas reuniu as principais informações sobre como funciona a reciclagem de eletrônicos no Brasil. Assim, você consegue colocar em prática o consumo consciente, já que ele também engloba o momento do descarte.

Importância de reciclar o lixo eletrônico

Lixo eletrônico, e-lixo e Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) são os termos utilizados para falar sobre esse tipo de equipamento que foi descartado.

De acordo com o relatório Global E-Waste Monitor, o Brasil produziu 2,1 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019. Os aparelhos foram feitos de plástico, vidro, cobre e outros materiais recicláveis. Eles também possuem metais pesados que podem ser prejudiciais à saúde humana quando descartados de forma inadequada.

Poucas pessoas sabem que é possível fazer reciclagem de eletrônicos. Algumas estão familiarizadas com o descarte de pilhas e baterias, mas não sabem como proceder em relação a celulares e computadores. Isso as leva a jogá-los fora inadequadamente, o que contribui para a poluição do solo e dos lençóis freáticos.

Processo de reciclagem dos eletrônicos

O processo de reciclagem inicia-se nos pontos de coleta de lixo eletrônico. Eles estão disponíveis em diversas cidades brasileiras, podendo ser encontrados em mercados, shoppings e centros comerciais.

Em seguida, os resíduos eletrônicos são enviados para empresas e cooperativas que fazem o trabalho de reciclagem. Cada instituição tem uma rotina própria, mas as etapas do processo costumam ser similares. Confira abaixo:

  1. triagem: os equipamentos são divididos em categorias — eletrodomésticos, eletroeletrônicos, informática e telefonia;
  2. desmontagem: os aparelhos são desmontados e separados em categorias de materiais — plástico, vidro, placas e metais;
  3. trituração: os materiais são triturados. Nem todas as empresas e cooperativas realizam essa etapa;
  4. comercialização: os materiais, triturados ou inteiros, são vendidos para outras empresas interessadas em fazer a reciclagem.

reciclagem de eletronicos

Diversas possibilidades

A reciclagem de lixo eletrônico não insere, necessariamente, os materiais em seu próprio ciclo de produção. Isso significa que os vidros dos monitores e dos aparelhos de televisão podem virar pisos de ambientes empresariais, por exemplo. Ou seja, eles não foram reutilizados na fabricação de outro eletrônico, mas sim, reciclados.

Entretanto, há quem reutilize os materiais em novos equipamentos, mantendo-os dentro do ciclo de produção. Já aqueles que não podem ser reciclados, como os metais pesados, são enviados para aterros especiais que não contaminam o solo.

Descarte correto do lixo eletrônico

Uma etapa fundamental da reciclagem é, justamente, o descarte do lixo eletrônico. Afinal, as pessoas precisam se desfazer dos equipamentos corretamente para que eles entrem no ciclo de reaproveitamento de materiais.

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas são responsáveis pelos aparelhos que produzem. Isso significa que o consumidor pode entrar em contato com as instituições para saber como devolver os produtos usados. Assim, elas assumem a responsabilidade pelo descarte correto dos eletroeletrônicos.

Além disso, existem diversas empresas e cooperativas especializadas em reciclagem de eletrônicos. Nesses casos, você deve pesquisar como funciona a coleta de lixo eletrônico na sua cidade para saber onde descartar os aparelhos.

Compras conscientes no Tenda Atacado!

Quer colocar nossas dicas em prática? Além de comprar eletrônicos e eletroportáteis, você consegue fazer o descarte correto de pilhas e baterias no Tenda Atacado. Nossas unidades possuem coletores da Green Reciclar Pilha para você se desfazer dos produtos de forma consciente.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP