Aprenda como fazer reaproveitamento de água no dia a dia

Tenda, Postado em 12 de abril de 2022 | 3 min de leitura

A cada ano que passa, o mundo percebe que, sem a preservação do meio ambiente, a humanidade não tem muitas chances de um futuro próspero. Por isso, o termo “sustentabilidade” está tão em destaque, assim como as formas de praticá-la, como o reaproveitamento de água.

Se você está pretendendo incluir hábitos sustentáveis no seu dia a dia e quer saber por onde começar, chegou o momento! Vamos ensinar como evitar o desperdício de água reaproveitando esse bem tão precioso de diversas formas.

Por que reaproveitar a água?

A principal justificativa para praticar o reaproveitamento de água é o problema da escassez de água potável no planeta. Sem ela, nenhum ser vivo duraria muito tempo na Terra, inclusive nós, humanos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2,7 bilhões de pessoas devem enfrentar a falta de água em 2025. Em decorrência destas previsões e dos embates que já começamos a viver, grandes empresas e organizações sociais estão em busca de alternativas para reverter essa realidade muito próxima.

Dessa forma, nosso papel aqui é ensinar você a ser um consumidor consciente da água e, por consequência, um defensor da vida. Confira como fazer a reutilização da água em diversos contextos.

Reutilize a água de chuva

Se você tem um local espaçoso, ao ar livre, é supervantajoso saber como aproveitar a água da chuva. A melhor estratégia para isso é instalar uma cisterna e um tanque subterrâneo. A ideia é que a chuva escoe do telhado e encha o reservatório passando por uma calha que vai direcionar o fluxo da água.

Para quem mora em apartamento, ainda é possível reutilizar a água da chuva, basta ter a autorização da prefeitura. O reservatório deve ser instalado embaixo da varanda ou da garagem.

A água da chuva pode ser reutilizada em atividades domésticas, como lavar a casa ou o carro, regar as plantas, dar descarga no banheiro e banhar os pets. Você vai sentir a vantagem no bolso, e a natureza vai agradecer.

Saiba como reutilizar a água da máquina de lavar

A água da máquina de lavar também pode ser reaproveitada! Vamos entender como fazer isso? Confira o passo a passo de como reutilizar água da máquina de lavar que elaboramos para você não ter dificuldade ao realizar esse projeto.

1 – Ative o modo Econômico ou acione o botão Reutilizar Água antes de iniciar a lavagem;

2 – Ao terminar a lavagem, um sinal aparecerá no painel, informando que a máquina está aguardando que você retire a água com sabão;

3 – Para retirar a água, leve a mangueira da máquina até o recipiente. Em seguida abra e feche a tampa da máquina.

Fazendo isso, você terá uma água com sabão pronta para utilizar na faxina da casa. Sua casa fica limpa enquanto você ajuda a economizar água, produto de luxo em alguns lugares do mundo.

Mãos embaixo da torneira aberta.

Saiba como reaproveitar a água da piscina

No reaproveitamento de água, vale tudo, até reutilizar a água da piscina. Para isso, você terá que montar um sistema que inclui caixa d’água, bomba, filtro, mangueira e aspirador. 

A água suja do fundo da piscina é sugada e levada para a caixa d’água. Lá, ela recebe um líquido decantador que faz a sujeira se separar da água e ir para o fundo. Após algumas horas, a água limpa retorna para a piscina e a sujeira vai para o esgoto. Viu como reaproveitar a água da piscina é possível?

Entenda como usar a água corretamente

O reaproveitamento de água é uma das maneiras de utilizá-la corretamente, além de proporcionar uma folga nas contas para pagar. Por isso, a seguir, vamos conhecer outras formas de poupar nossos recursos naturais.

Preparamos uma lista com dicas sobre como usar a água corretamente. Apesar de muitas pessoas já conhecerem essas medidas, o que vemos na prática é outra coisa. Vamos fazer diferente? Não custa conferir.

  • feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  • evite banhos demorados;
  • desligue o chuveiro enquanto está passando o sabonete;
  • use o balde no lugar da mangueira quando for lavar o carro.

Como reaproveitar a água do aquário

A água do aquário tem muitos nutrientes e proteínas, por isso pode ser reutilizada para molhar as plantas. Essa é uma bela maneira de levar saúde para as plantas e o mundo, ao consumir menos água.

Você imaginava que reutilizar a água fosse tão simples? Como você viu, os cuidados com a água podem ser executados todos os dias. O melhor é que você está a um passo de participar da defesa dos recursos naturais, basta colocar as nossas dicas em prática!

No Tenda Atacado, você encontra produtos incríveis

O reaproveitamento de água é uma das formas mais simples de combater a escassez de água no planeta. É uma tarefa fácil de executar e acessível, que exige, na maioria dos casos, poucos recursos.

No Tenda Atacado, você encontra produtos que vão ajudar você a cumprir essa missão. Acesse nosso site e comece a fazer a diferença no mundo agora, consumindo a água de forma sustentável.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP