Carnaval sustentável: saiba como comemorar sem prejudicar o meio ambiente

Tenda, Postado em 17 de fevereiro de 2023 | 3 min de leitura
Quatro pessoas fantasiadas jogando confeitos de carnaval para cima.

Seja nas festas de rua, seja em outros tipos de comemorações, o carnaval é um período muito divertido. Entretanto, é comum observar que as ruas ficam com excessos de objetos como garrafas, papéis, entre outros resíduos que poluem o meio ambiente após as festas. Sendo assim, como fazer um carnaval sustentável?

Devido à quantidade de sujeira e objetos espalhados, é comum surgir uma dúvida: é possível comemorar um carnaval consciente? A conscientização da limpeza pessoal e da cidade é um dos principais pontos que as pessoas devem ter atenção durante esse período, com o intuito de evitar os impactos negativos.

Pensando nisso, o blog do Tenda reuniu algumas dicas importantes para criar um projeto de carnaval sustentável, mas sem deixar a euforia e a agitação de lado. As maneiras de contribuir com a sustentabilidade vão desde os cuidados com a vestimenta para as festas até as recomendações necessárias para reduzir a sujeira nas ruas.

1. Opte por copos reutilizáveis e outros acessórios recicláveis

Se você pretende beber durante as festas de carnaval, é muito importante utilizar copos reutilizáveis ou acessórios pessoais, como canecas ou um pote de vidro. Assim como nas festas universitárias, é possível encontrar opções de canecas que vem equipadas com um cordão para facilitar o transporte.

Utilizar esse tipo de acessório em vez dos tradicionais copos plásticos distribuídos é uma forma de reduzir o consumo do plástico no carnaval sustentável. Isso porque, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos), esse tipo de material dificilmente é reciclado e leva muito tempo para decompor.

Nessa ocasião, os copos reutilizáveis são os mais recomendados, uma vez que não prejudicam o meio ambiente e ainda adicionam mais cor para as festas. O ideal é utilizar o mesmo copo durante toda a comemoração e reduzir o máximo possível a quantidade de lixo produzida.

2. Glitter biodegradável

Todos sabemos que não pode faltar glitter para tornar o carnaval sustentável mais divertido, não é mesmo? Os glitters são responsáveis por grande parte da poluição hídrica, ou seja, prejudicam a água dos rios e oceanos. Isso não é motivo para desanimar, já que, no lugar da versão convencional, há uma opção de glitter sustentável.

O glitter biodegradável é uma opção mais segura para a natureza. Existem diversas marcas que produzem esse tipo de glitter. Apesar de ser uma opção menos em conta em relação às opções tradicionais, se torna menos poluente.

Se mesmo assim você ainda optar pelo glitter tradicional, saiba que é possível reduzir os impactos por meio de algumas práticas simples. Após a comemoração, utilize um lenço umedecido para absorver a maior quantidade possível de glitter e cubra o ralo com plástico filme ao tomar banho para reter todo o resíduo.

Máscaras de carnaval e purpurina em uma mesa branca.

3. Priorize latinhas no lugar de garrafas

Para facilitar o processo de reciclagem no carnaval ecológico, deve-se priorizar o uso de latas de alumínio no lugar de garrafas para as bebidas. Além de contribuir com o meio ambiente, você ajuda no trabalho de catadores e outros profissionais que fazem a coleta e a limpeza desses materiais após as festas.

Além disso, faça um esforço para aproveitar ao máximo os recipientes utilizados para evitar o descarte excessivo e o desperdício. Procure locais adequados para fazer descartar as latinhas de alumínio e não despeje nenhum tipo de material líquido nas ruas, assim você evita o surgimento de odores desagradáveis.

4. Mantenha o lixo no lixo

Mesmo sendo uma época voltada para a comemoração, a conscientização em relação ao descarte correto de lixo nunca deve ser deixada de lado. No carnaval, especificamente, é comum observar que há um aumento na quantidade de lixo descartado e cada um deve ter responsabilidade sobre essa questão.

Por isso, para fazer o descarte correto, procure as lixeiras e os postos de coleta de resíduos. Além disso, muitas cidades passam a incluir uma quantidade maior de lixeiras próximas aos bloquinhos de rua para auxiliar no carnaval sustentável. Você também pode ajudar no descarte repassando o lixo para os catadores da sua região.

5. Divirta-se com responsabilidade

Existem uma série de dicas que podem ajudar a tornar o carnaval com responsabilidade e diversão ao mesmo tempo. Portanto, tenha consciência sobre o consumo excessivo de produtos e conscientize as companhias que também vão participar da folia.

Em relação ao deslocamento para as festas e os blocos de rua, sempre dê prioridade para o transporte coletivo, pois gera mais economia no carnaval. Caso não tenha outra opção, tente incluir seus companheiros de festa no carro para reduzir os gastos com combustível. Os carros geralmente poluem mais ao ar em relação a outros tipos de transporte.

Adicione diversão às suas festas com as soluções do Tenda Atacado

Gostou das dicas para comemorar seu carnaval sustentável? Lembre-se de curtir a data com muita responsabilidade, sempre conscientizando quem está ao seu lado. Continue acompanhando o blog do Tenda para obter mais dicas como essa e outras novidades.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP