Como descartar restos de comida: dicas práticas para sua rotina

Tenda, Postado em 7 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Mesmo planejando corretamente a quantidade de comida que vamos consumir no almoço ou na janta, vez ou outra, acaba sobrando. Porém, nem sempre isso significa que as sobras devem ir para o lixo. Para entender melhor sobre esse assunto, é fundamental saber como descartar restos de comida adequadamente.

Adicionar esse cuidado em casa é o primeiro passo para uma vida mais sustentável, que vise nosso bem-estar e o do meio ambiente. Mas para esse processo se tornar prático e tranquilo, o que fazer com os restos de comida? Acompanhe algumas sugestões abaixo!

Novas receitas e manutenção da casa

A regra de ouro do descarte de alimentos é: tudo pode ser aproveitado, basta ter um pouco de criatividade. Se você não gosta de comer alimentos requentados, que tal apostar em novas receitas? O arroz do dia anterior pode virar um bolinho delicioso para o almoço de hoje.

As partes cortadas durante o preparo dos alimentos também rendem novos pratos e promovem o aproveitamento total dos itens utilizados — sem contar que podem ser usadas para hidratação facial e limpeza. Caso a comida realmente não tenha mais proveito, saiba que os restos podem dar ótimos adubos. 

Precisamos ficar de olho em cada etapa do consumo (desde a aquisição até o descarte) para evitar a produção desnecessária de lixo. Na hora de fazer as compras do mês, dê preferência a alimentos naturais, que além de mais saudáveis, contêm menos embalagens. 

Triturador: é uma boa opção?

Depois da preparação dos alimentos, é necessário pensar sobre o que fazer com os restos de comida. Nesse momento, o triturador pode ser uma boa opção, embora ainda não seja tão comum no Brasil. 

Geralmente, instalado na pia da cozinha, o aparelho mói alguns tipos de alimentos e os transforma em partículas minúsculas, descartadas com a água. O principal contraindicativo é a possibilidade de alta poluição dos recursos hídricos devido ao aumento dos compostos orgânicos nos esgotos não tratados.  

Se fosse aplicado no nosso país, esse fator elevaria os gastos energéticos das empresas que cuidam do tratamento e da distribuição de água. Então, como isso funciona onde o triturador é usado? Por referir-se a um mecanismo que faz parte do dia a dia, é comum que companhias que tratam o esgoto façam a compostagem dos resíduos de comida.  

como descartar restos de comida

Higiene da casa

Antes de definir o resto de comida como rejeito e descartá-lo, lembre-se de que talos e cascas possuem nutrientes que podem ser aproveitados. Uma das utilidades das cascas dos alimentos cítricos, como o limão, por exemplo, é auxiliar na limpeza do lar.

Essa dica de como descartar restos de comida funciona bem para remover manchas e limpar a chaleira de forma sustentável. Para quem gosta de personalizar a casa de um jeito único, fazer a própria essência com cascas de frutas cítricas pode ser uma boa ideia. 

Hidratação do corpo

As cascas de laranja e abacate contam com inúmeros nutrientes que auxiliam na hidratação da pele. Inclusive, existem diversas receitas caseiras e práticas que potencializam a rotina de skincare e o tratamento das demais partes do corpo.

A borra de café é outra opção que pode ser utilizada com o mesmo propósito. Por isso, nada de jogar comida fora. A principal função desse ingrediente é a esfoliação corporal, promovendo limpeza profunda, renovação celular, combate da foliculite e uniformização tanto do tom quanto da textura da pele.

Os cuidados de dentro para fora são essenciais para nossa pele, daí a importância de ter uma alimentação balanceada. Assim como a própria fruta, a casca de laranja é rica em nutrientes, compostos vegetais (polifenóis), fibras e vitamina C. Todos podem beneficiar a saúde por meio de um delicioso chá.

Adubo orgânico

Quer saber como descartar restos de comida que não podem mais ser consumidos? Invista em uma composteira. Nesse caso, você conta com a ajuda de minhocas e outros micro-organismos para transformar as sobras vegetais em húmus (matéria orgânica estabilizada).

Restos de verduras, frutas, legumes, borra de café, sementes, casca de ovo e até alimentos cozidos ou estragados podem ir para a composteira orgânica. Outros lixos que podem ser reaproveitados são: serragem, palitos de fósforo, saquinhos de chá, papel-toalha e gravetos.

Caso você more em casa ou em um apartamento pequeno, sem espaço para uma composteira, a dica é apostar em uma versão menor, com duas embalagens plásticas. Ficou interessado pelo assunto? Já falamos aqui sobre tudo o que você precisa ter para preparar uma boa compostagem caseira. Dê uma olhadinha!

Confira outras dicas sustentáveis do Tenda!

Gostou deste conteúdo sobre como descartar restos de comida? Aqui, no Dicas Tenda, você encontra diversos outros artigos relacionados à sustentabilidade. São passos simples, mas que, quando adicionados ao seu dia a dia, fazem grande diferença. Confira e fique sempre por dentro desse assunto tão importante!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP