Como fazer o descarte de garrafas de vidro?

Tenda, Postado em 18 de outubro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

As bebidas são primordiais para enfrentarmos o nosso cotidiano com saúde e energia. Normalmente, elas são transportadas por garrafas de vidro. Mas o que acontece quando elas quebram ou perdem a utilidade? Como fazer o descarte de garrafas de vidro

Essa pergunta é feita frequentemente, já que o vidro é um material 100% reciclável, podendo ser usado quantas vezes você quiser. Contudo, nem sempre seu descarte é feito da melhor maneira ou da forma mais sustentável. Por isso, o blog do Tenda Atacado vai te ensinar como reciclar garrafas de vidro. Acompanhe a leitura.

Como são feitas as garrafas de vidro?

Antes de aprendermos sobre o descarte de garrafas de vidro, vamos entender sobre a sua composição e fabricação. São necessários alguns materiais, como areia, cálcio, sódio e demais componentes químicos para produzir o vidro das nossas garrafas de água ou suco. 

Em sua fabricação, os componentes acima são misturados e levados ao forno. Durante seu “cozimento”, a mistura pode ser aquecida até 1500 °C. Ao seu término, o material é colocado em um molde que dá o contorno da garrafa. Após a moldagem chegar ao fim, a garrafa será resfriada e pronta para utilização.

Como reciclar garrafas de vidro? 

Estudos científicos já comprovaram que o vidro demora até quatro mil anos para atingir sua decomposição completa. Contudo, produzido prioritariamente por areia, o material é totalmente reciclável. Por isso, em vez de realizar o descarte de garrafas de vidro nos lixões normais, você pode reciclá-lo!

Tradicionalmente, durante o processo de reciclagem de garrafas de vidros, uma quantidade 70% menor de energia é consumida durante o processo. Contudo, a emissão de gases poluentes na atmosfera é reduzida em até 20%, enquanto o uso da água também sofre redução pela metade. 

O problema é que não existe uma cultura de reciclagem de vidro no Brasil. E para piorar a situação, as garrafas de vidro representam um desafio para a coleta seletiva por conta do peso elevado e da fragilidade. Por isso, as cooperativas de reciclagem procuram evitar lidar com garrafas de vidro. 

O que fazer para auxiliar na reciclagem de garrafas de vidro

Aprenda como descartar garrafas de vidro: antes de colocar em prática o descarte de garrafas de vidro, saiba que existem algumas formas de fazê-la corretamente. Isso porque é importante considerar que um material como o vidro não é tão maleável quanto os demais recicláveis. 

Quando for colocar as garrafas para reciclagem, em primeiro lugar, elas devem estar lavadas e inteiras. Caso estejam quebradas, existem pessoas que as embalam com uma garrafa PET recortada — como uma forma de embrulho. E fazê-lo é bem fácil.

Basta pegar uma garrafa PET (a mais recomendável é a de 2 litros, a mais comum e utilizada para refrigerantes), remover o seu rótulo e descartá-la junto aos demais plásticos da coleta seletiva. Em seguida, pegue a garrafa plástica e corte-a ao meio. O próximo passo é colocar os cacos de vidro dentro. 

Antes de fazer essa prática, certifique-se de que você estará seguro. Como dito anteriormente, o vidro é muito frágil e os seus fragmentos podem fazer com que uma pessoa se corte. 

descarte de garrafas de vidro

Como acontece a reciclagem de garrafas de vidro?

Durante o processo de reciclagem dos vidros, as cooperativas ou os centros de reciclagem separam as garrafas manualmente antes de iniciar o processo. Isso porque há vidros de diversos tipos, cores e tamanhos diferentes e, ao separá-las, há um ganho na otimização do processo. 

Depois disso, os vidros divididos em grupos são moídos em um triturador e colocados em um forno. A diferença de um vidro de primeira viagem e um de reciclagem é que o vidro a ser reciclado é “assado” em uma temperatura menor. Dessa forma, a emissão de dióxido de carbono na atmosfera é menor. 

Onde descartar garrafas de vidro?

Você sabe onde descartar garrafas de vidro na cidade onde mora? Se não sabe, vamos te ajudar. Em diferentes cidades, o serviço de coleta seletiva (geralmente ligado a um órgão da prefeitura) fica responsável por recolher os materiais que poderão ser recicláveis. 

Ou seja, você pode identificar o local de descarte de garrafas de vidro em lixões próprios para tal. Existem ecopontos, praças especiais e supermercados que dispõem de lixeiras exclusivas para a reciclagem de materiais, que incluem o vidro e as garrafas. 

Mas antes de sair por aí fazendo o descarte de garrafas de vidro, você precisa entender como descartar garrafas de vidro no lixo. Isso porque, em alguns casos, o vidro pode ser temperado — um tipo não indicado para a reciclagem. Portanto, evite jogá-lo em um lixo comum. 

O Tenda Atacado pode te ajudar a ser mais sustentável

Existem diversas coisas que você pode fazer para emitir menos dióxido de carbono na atmosfera. Em vez de dirigir até uma de nossas unidades para comprar seus produtos, que tal pedir pela internet? Nossos entregadores podem realizar a entrega com emissão de CO2 reduzida!

Além disso, possuímos uma vasta seleção de produtos sustentáveis, como sacos de lixo. O que você está esperando para ajudar o meio ambiente? Não perca mais tempo!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP