Como fazer uma deliciosa paçoca de carne-seca

Tenda, Postado em 1 de fevereiro de 2024 | 3 min de leitura
Pote de paçoca de carne seca ao lado de uma colher de pau.

A paçoca de carne-seca é um prato típico com uma longa história na culinária tradicional brasileira. Com algumas variações de ingredientes e tipos de carne usada para sua produção, essa iguaria está presente de norte a sul do país e encanta a diversos gostos e paladares.

Podemos encontrar receita de paçoca de carne-seca, de charque e de outros tipos de carne em todo o Brasil. Com poucos ingredientes e algumas técnicas simples, é possível elaborar esse prato tão presente e amado da nossa gastronomia. Confira nossas dicas!

A origem do prato

Vale ressaltar que a paçoca de carne-seca é um prato típico da culinária indígena e foi ganhando adaptações por todo o país. O nome “paçoca” vem do tupi pa’soka e é uma composição de paba, “terminar”, e soka, “socar”. Originalmente, o prato era feito colocando a farinha de carne num moinho, daí a criação do termo.

A base dessa iguaria, como grande parte das receitas indígenas, é a farinha de mandioca. Adicionalmente, mistura-se a carne-seca, tipicamente brasileira, para formação da farinha de paçoca. Apesar disso, é possível observar adaptações da receita tradicional que foram ganhando adeptos por todo o país.

Diferenças em cada região do Brasil

Cada zona do país adaptou esse prato para ingredientes e características locais, levando ainda mais riqueza ao paladar e à apresentação da tradicional receita de paçoca de carne-seca. Na variação, você ainda pode incluir outros tipos de carnes e até mesmo novos elementos, como a banana-da-terra.

Além disso, a versão da paçoca de carne-seca com farinha de milho fica uma delícia e, para alguns, é mais leve que a receita original. Não importa como seja feita, em todos os cantos onde ela é presente na gastronomia local, se transforma num verdadeiro sucesso. Vale a pena experimentar as versões nordestinas ou sulistas!

Zona Norte

Já no Norte, a paçoca de carne-seca é um prato típico importante, principalmente no estado de Roraima. Como curiosidade: essa região é conhecida pela festa popular de produção da maior paçoca de carne no mundo. Em 2022, a maior paçoca feita pesava 1.131 kg. Isso ocorreu no município de Boa Vista e utilizou 800 kg de carne.

Zona Nordeste

No Nordeste brasileiro, a paçoca é um prato típico e muito degustado durante os festejos juninos. Você vai encontrar receitas de paçoca de carne-seca nordestina ou até mesmo de charque, carne típica dessa zona. Ainda no Nordeste, a tradição pede que a produção seja feita com uma boa manteiga de garrafa. Experimente!

Zona Sudeste

Na região Sudeste, mais especificamente em Minas Gerais, a Festa Nacional da Paçoca acontece anualmente e celebra a tradicional paçoca de carne-seca feita com carne de boi. O evento ocorre na cidade de Bonito de Minas. Também no município de Pilar do Sul, no estado de São Paulo, existe o Festival da Paçoca.

Pote de paçoca de carne seca.

Zona Sul

No Sul do Brasil, mais especificamente no Paraná, a paçoca de carne-seca é uma das iguarias da gastronomia local em muitas localidades. Nessa região, esse prato ganhou um ingrediente especial: o pinhão (que é uma semente do pinheiro araucária), muito típico da localidade, que acaba levando um diferencial para a receita.

Já nas serras do Paraná e de Santa Catarina, onde o pinhão é muito comum, encontramos nesse prato misturado a outros ingredientes além da carne-seca. Tudo é moído e transformado na nossa receita deliciosa de paçoca de carne-seca socada no pilão!

Receita de paçoca de carne-seca tradicional

A seguir, deixamos uma receita tradicional de paçoquinha de carne, mas você pode adaptar para a carne usada na sua região. Originalmente, o prato é feito macerando os ingredientes no pilão até que se consiga uma mistura uniforme. O trabalho no pilão costumava ser pesado, exigindo técnica e força para execução.

Como hoje em dia é quase impossível conseguir um pilão tradicional, você pode usar o processador e, no lugar da farinha de mandioca, incluir outra de sua preferência, como a de milho. Assim, a receita continua viva, mas adaptada para os tempos modernos, e você ainda conseguirá sentir o gostinho saboroso do prato.

Ingredientes

  • 500 g de carne-seca (aproximadamente 2 xícaras de chá)
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
  • 3 colheres de manteiga de garrafa
  • sal a gosto

Modo de preparo

Dessalgue a carne-seca colocando-a na água fria e deixando na geladeira durante 24 horas antes de cozinhar. Vá trocando a água durante esse tempo, pelo menos três vezes para retirar o excesso de sal. Em seguida, cozinhe a carne na panela de pressão por 30 minutos após começar a apitar.

Por último, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho. Moa a carne no processador, coloque-a na panela e frite até ficar bem sequinha. Desligue ou baixe o fogo para misturar a farofa e o coentro. Mexa até ter uma mistura homogênea.

Aprenda mais receitas tradicionais com o blog do Tenda

No blog do Tenda, ajudamos você a encontrar a receita tradicional perfeita para celebrar aniversários, Dia das Mães ou até mesmo um domingo em família. Seja qual for a ocasião, com as nossas dicas, você consegue fazer um delicioso almoço ou jantar para celebrar e unir aos seus. Confira!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP