Como limpar a parede sem danificar?

Tenda, Postado em 7 de dezembro de 2022 | 3 min de leitura
Mulher limpando a parede com um pano azul e laranja.

Em algum momento você já se questionou sobre como limpar a parede sem danificar a superfície? Para quem tem criança em casa, essa dúvida é ainda mais recorrente. Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas valiosas para ajudar você nesse momento.

Limpar uma parede suja não é tão simples como pode parecer, pois é preciso ter muito cuidado com os produtos utilizados para não prejudicar as superfícies. Acompanhe a leitura para aprender a fazer a limpeza do modo correto.

O que devo saber antes de limpar a minha parede?

Saber qual é o produto mais adequado para utilizar é tão importante quanto saber como limpar a parede. Para isso é necessário conhecer primeiro a superfície, pois enquanto umas aguentam cerdas de escovas, outras são mais sensíveis até mesmo à água.

Tipos comuns de superfícies

Existem alguns tipos de finalizações de paredes mais comuns nas residências, sendo eles: reboco, azulejo, dos mais diversos tipos, pintura, ladrilho e gesso. Esse último é o mais delicado e requer mais atenção.

O que vamos precisar?

Alguns produtos para limpar a parede são indispensáveis. O melhor é que são itens que você já deve ter no seu armário, como sabão neutro, água sanitária, esponja, limpador multiuso, pano, luvas e um balde.

Vamos às dicas práticas!

Agora que nós já sabemos sobre os tipos de superfícies e produtos, vamos conhecer as dicas para conseguir os melhores resultados e aprender de fato como limpar a parede.

Utilizar luvas de proteção durante esses processos de limpeza para evitar ter contato direto com os produtos nos ajuda a prevenir as alergias. Além disso, ela também diminui os riscos de contaminações. Embora não indiquemos a água sanitária, ela pode ser utilizada nas sujeiras mais densas, sempre dissolvida em água.

Paredes de gesso

Por se tratar de um material que absorve a água com facilidade, a limpeza de paredes de gesso devem ser feitas apenas com pano ou esponja úmidos. Nesse caso, o indicado é utilizar uma mistura de sabão neutro ou limpador multiúso com água.

Após umedecer o pano ou a esponja na mistura, basta passá-lo sobre a superfície com delicadeza, sempre em movimentos verticais ou horizontais, jamais em círculos para evitar danos como o desgaste do gesso. Logo em seguida, passe um pano seco para finalizar.

Caso a sujeira não saia de imediato, é necessário repetir o processo, contudo é importante respeitar um prazo de pelo menos uma semana. Desse modo, é possível preservar essa parede.

Paredes com azulejo ou ladrilho

Por se tratar de uma superfície normalmente lisa e que não retém água, limpar uma parede finalizada com azulejos pode ser simples e rápido. Com a mesma mistura anterior, basta molhar uma esponja e esfregar sobre as partes sujas. Em seguida, é possível retirar o produto tanto com água pura como com um pano úmido.

Embora essa seja uma superfície que não exige tanto cuidado, a limpeza recorrente com água e esponja pode acabar desgastando o piso. Além disso, pode contribuir para aumentar a umidade no cômodo. Você pode criar uma rotina de limpeza para que nenhum desses casos ocorra.

Mulher segurando um balde em uma mão e limpando a parede com a outra.

Pintura

Apesar da tinta acrílica, impermeável ou lavável terem ganhado seu espaço no mercado, ainda é comum que algumas paredes sejam finalizadas com tintas à base de água. Ela requer um pouco mais de cuidado, assim como o gesso.

Por esse motivo, é necessário saber como limpar a parede da maneira correta, assim nós conseguimos preservar ainda mais o nosso cantinho. Se a superfície da parede suja for de tinta acrílica, é possível limpar com a misturinha de água e sabão neutro ou limpador multiúso, e com a ajuda de uma esponja ou um pano.

Já se a finalização for feita com tintas à base de água, o mais indicado é utilizar uma mistura apenas de sabão neutro e água, e, com o auxílio de um pano úmido, limpar apenas a região que está suja, secando logo em seguida. Chega de se perguntar como limpar uma parede branca.

Reboco

Esse tipo de finalização de superfície, pode até parecer mais resistente, contudo precisamos lembrar que ele pode receber outros produtos futuramente, como gesso, azulejo e a própria pintura. Por esse motivo, devemos conservar o máximo possível.

Nesse caso, o mais indicado é utilizar uma mistura de limpador multiúso e água, com o auxílio de uma escova, e ir esfregando delicadamente a área suja. Em seguida, basta secar o excesso de água com um pano. Conservar a parede com o reboco pode impedir gastos futuros.

Dica extra especial!

Preparamos também uma dica extra para ajudar você em como limpar a parede com mofo, afinal esse também é um problema muito comum. No entanto, essa limpeza pode ser simples com o uso dos produtos adequados.

Você vai precisar diluir 25 ml de água sanitária em 500 ml de água potável. Com o auxílio de um borrifador, basta aplicar a mistura na região com mofo e deixar agir por 10min. Em seguida, é necessário esfregar com uma esponja e depois é só enxugar o excesso.

Para preservar a área sem mofo, é muito importante que haja a circulação de ar e que essa rotina de limpeza seja feita pelo menos uma vez por mês. No blog do Tenda Atacado, nós temos um conteúdo exclusivo sobre como tirar o mofo do teto do banheiro.

O Tenda Atacado tem tudo para a limpeza da sua casa!

Gostou de aprender como limpar a parede sem danificar? No blog Tenda Atacado, você encontra diversos conteúdos sobre limpeza para ajudar no dia a dia. Que tal conferir agora um artigo que ensina como higienizar os alimentos corretamente?

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP