Como tirar mancha de roupa colorida: guia definitivo

Tenda, Postado em 22 de março de 2022 | 3 min de leitura

Ter um montão de roupas coloridas para usar e poder criar vários looks é bom demais, não acha? Porém, o cuidado com as peças é essencial para manter a sua conservação. Se aparecer bolor ou algo do tipo, saber como tirar mancha de roupa colorida será bastante útil.

É claro que, antes de o problema aparecer, vale seguir algumas dicas, como não expor as roupas à umidade nem as guardar molhadas, por exemplo. Abrir o guarda-roupas pelo menos uma vez por semana para receber um sol também é indicado. Não se esqueça: limpeza e organização fazem toda a diferença!

No caso de um imprevisto, como um banho de chuva, o ideal é deixar as roupas encharcadas em um balde ou outro local específico para lavá-las no máximo no dia seguinte. Isso vai evitar o surgimento de mofo ou manchas nas peças. O processo de como tirar mancha de roupa colorida é simples; confie!

Contudo, se não tiver jeito e as suas roupas ficarem manchadas, não se preocupe: vamos mostrar os produtos de limpeza para fazer os procedimentos. Dá até para tirar mancha de ferrugem, sabia? Acompanhe conosco! 

Como tirar mancha de roupas coloridas que estão secas

Se você pegar uma peça e tiver a desagradável surpresa de ver que ela está manchada, primeiramente molhe o local do problema. Depois, aplique um pouco de sabão em pó (existem alguns que são próprios para esse tipo de ação) e esfregue com a ponta dos dedos.

A tendência é que com o passar do tempo a mancha comece a desaparecer. Depois que o produto fizer efeito e a marca indesejada for retirada, deixe a roupa de molho por cerca de 30 minutos em um balde com água fria. Na sequência, lave normalmente e coloque-a para secar.

Prontinho! Com um processo simples, rápido e barato, agora você já sabe como tirar mancha de roupa colorida. De qualquer forma, lembre-se que prevenir é sempre a melhor solução. Portanto, organize-se e guarde as peças de modo que elas estejam sempre bem cuidadas.

Uma roupa pode manchar a outra: saiba como agir nesses casos

Como tirar mancha de roupa colorida manchada por outra roupa? Essa é uma dúvida frequente e vamos ajudar você a encontrar a resposta. Isso pode ocorrer na hora da lavagem, quando uma peça solta tinta e mancha um ou mais itens.

Por esse motivo, o ideal é lavar separadamente a roupa que estiver soltando tinta, para que ela não venha a comprometer outras peças. Do mesmo modo, faça isso com as brancas; ou seja, não as misture com as coloridas na hora da lavagem.

mulher olhando a mancha de roupa colorida perto da máquina de lavar.

Para ter a certeza de que a peça seca que está manchada ficará sem resquícios do problema, é interessante enxaguar duas vezes logo depois de passar o seu sabão em pó favorito. Para finalizar, é só colocar para secar, e pronto! Já aprendeu como tirar mancha de roupa colorida.

Como tirar mancha de mofo em uma roupa colorida?

Antes de tudo, verifique se você tem um pouco de bicarbonato de sódio, assim como vinagre branco, aqueles feitos à base de álcool. Esses produtos ajudam no procedimento de tirar mancha de bolor em uma roupa colorida. Isso mesmo: tem como tirar mancha de roupa colorida com vinagre!

Pegue um balde e adicione uma xícara e meia de vinagre branco em dois litros d’água. Em seguida, mergulhe o item danificado nessa solução e deixe-o de molho por aproximadamente meia hora. Deixe secar e veja a sua peça sem manchas novamente.

Também tem como tirar mancha de roupa colorida com bicarbonato de sódio na água. Essa é uma dica caseira, e o jeito de fazer é muito parecido com o que citamos acima e que funciona.

É simples: dilua duas colheres do produto em um balde com água. Feito isso, a peça precisa ficar de molho por 30 minutos ou um pouco mais. Lave a roupa do seu jeito rotineiro, estenda e espere secar. 

Mancha de desodorante em roupas coloridas: é possível retirá-las?

Não se preocupe, pois a resposta é: sim! Esse problema é comum e já pode ter acontecido com você. Alguns desodorantes possuem na fórmula um agente que combate esse tipo de incidente. Porém, se a mancha apareceu em decorrência dele, vamos ajudar!

O ideal é não deixar essa mancha secar; ou seja, organizar-se para que a peça marcada pelo desodorante não fique muitas horas no cesto. Quanto mais tempo demorar, mais as fibras do tecido vão ficando impregnadas com o produto, podendo endurecer e rasgar a roupa.

Se for uma mancha recente, o problema pode ser resolvido com um pedaço de lenço umedecido. Molhe com água fria e passe o pano em cima da marca. Faça movimentos leves e repetidos, assim a remoção será feita por inteira.

Você pode repetir o processo se quiser. Porém, não esfregue a roupa, já que esse ato tende a rasgar a peça que já está fragilizada pela existência da substância. Viu só como fazer para tirar mancha de desodorante?

No Tenda você compra produtos com preço de atacado para remover as manchas das suas roupas coloridas

Neste texto você pode conferir algumas dicas de como tirar mancha de roupa colorida. Até para casos extremos, como tirar mancha de vinho, existe uma solução.

No blog do Tenda, é possível encontrar outros textos com diversas finalidades, assim como este de como tirar mancha de roupa colorida. Aproveite para navegar e conhecer os nossos produtos e artigos cheios de informações relevantes.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP