Confira 8 receitas de pamonha para fazer em casa
Este quitute de origem indígena é um dos carros-chefe do banquete dos festejos juninos, além de estar presente em muitos cadernos de receitas das vovós. O que você acha de aprender a fazer sua própria pamonha em casa?
Se você quer surpreender sua família e despertar lembranças felizes das festas juninas, continue com a gente! Vamos compartilhar receitas deliciosas, muito fáceis e práticas de fazer.
Qual é a origem da pamonha?
Segundo o historiador Câmara Cascudo, no livro “História da Alimentação no Brasil”, a pamonha tem origem indígena, como mostra o nome, que descende da palavra “panumã” do tupi. Com a colonização, portugueses e africanos fizeram contribuições e produziram outras receitas.
Não se sabe ao certo onde ela começou a ser consumida, mas é fato que o estado de Goiás, localizado na região Centro-oeste, concentra os fãs de pamonha.
Agora, se ela tem história, imagine a matéria-prima dela: o milho. Ele é mexicano e vem sendo consumido desde os tempos antigos, por povos pré-colombianos, sem falar que é muito nutritivo.
Benefícios da pamonha para a saúde
As pamonhas são muito nutritivas, graças ao milho. Esse grão, que está presente na culinária mundial há muito tempo, traz benefícios reais para o bom funcionamento do corpo humano.
É fonte de energia
Você deve estar se perguntando quantas calorias tem uma pamonha. São 171 calorias que fornecem bastante energia. É ideal para quem está com a saúde fragilizada, por isso precisa se fortalecer, mas tome cuidado com os excessos!
Favorece a flora intestinal
A pamonha traz saciedade e é rica em fibras, fazendo o intestino funcionar regularmente. Esses fatores contribuem para reduzir os riscos de câncer no intestino.
Cuida da visão
O milho é rico em betacaroteno, que é absorvido pelo nosso corpo e convertido em vitamina A. Essa substância é um antioxidante essencial para a saúde dos olhos, por isso consuma sem ressalvas.
Tipos de pamonha
O milho dá uma certa versatilidade à receita, permitindo que ela seja servida doce ou salgada. Dentro dessas duas categorias, você pode criar diversas receitas, com recheios variados, pamonha de forno, de panela, com coco, com queijo, e por aí vai.
Já a apresentação, normalmente, não muda muito: ela vem sempre enrolada na palha do milho, amarrada com tiras da palha ou barbante. Ainda assim, algumas pessoas fogem do tradicional e servem como bolo, por exemplo.
Confira 8 receitas de pamonha doce e salgada
Chegou a hora de você aprender receitas superpráticas e gostosas de pamonhas doces e salgadas passo a passo. Você vai se surpreender com o leque de possibilidades com que esse alimento pode ser preparado. Tem para todos os gostos!
Pamonhas doces
As pamonhas doces são excelentes opções de sobremesas, além de fazerem a alegria das crianças no lanche da tarde. A seguir, você vai aprender como fazer pamonha a partir de receitas com leite de coco, manteiga, versão vegana e muito mais.
1 – Pamonha doce com leite de coco e parmesão: para essa receita de pamonha, você vai precisar apenas de leite de coco, milho-verde, ovos, farinha de trigo e queijo parmesão ralado. É uma receita supersimples, e o sabor final fica maravilhoso!
2 – Pamonha doce de forno com manteiga: o tempo máximo dessa receita é de uma hora. Os ingredientes da pamonha doce com manteiga necessários são milho-verde, leite, açúcar, ovos, amido de milho, manteiga e fermento em pó para bolo.
3 – Pamonha doce recheada com queijo minas: essa receita merece ser servida como sobremesa em um jantar especial! Leva milho-verde, óleo de milho, leite, sal, açúcar-cristal e manteiga sem sal.
4 – Pamonha doce vegana: você vai precisar das espigas de milho com as palhas, açúcar, sal e óleo vegetal. Ela pode levar cerca de quatro horas para ficar pronta e serve sete pessoas.
Pamonhas salgadas
Já as versões salgadas são perfeitas como lanches e podem ser servidas acompanhadas de suco ou café. Tem recheio de calabresa, frango e o mais tradicional: a pamonha salgada de forno.
5 – Pamonha salgada com calabresa e queijo branco: a textura da pamonha fica bem úmida e macia, e o recheio pode mudar a depender do gosto. Caso queira servir em formato de bolo, dobre a quantidade de farinha de milho.
6 – Pamonha salgada com pupunha e galinha d’angola: essa é uma receita extravagante e superfácil de fazer. Em uma mesma caçarola, coloque milho, galinha d’angola desfiada e pupunha, e leve ao forno. Rende quatro porções.
7 – Pamonha salgada de forno: essa receita é mais tradicional e leva requeijão, queijo minas padrão ou outro com sabor mais forte. Caso queira, você pode incrementá-la com pedacinhos de bacon e calabresa.
8 – Pamonhas salgada de panela: os ingredientes são espigas de milho-verde, linguiça fina de porco ou frango, manteiga, queijo minas meia-cura, pimenta e sal. A junção de todos cria uma explosão de sabores.
No Tenda Atacado, você encontra tudo para sua receita
Além de saborosa e versátil, a pamonha é um alimento rico e nutritivo. Por isso, não perca tempo! Experimente quanto antes uma das nossas receitas e faça a alegria da sua família.
No Tenda Atacado você encontra todos os ingredientes necessários para fazer pamonhas doces e/ou salgadas. Depois compartilhe conosco o resultado final. Bom apetite!