Confira 8 receitas de pamonha para fazer em casa

Esse quitute de origem indígena é um dos carros-chefe do banquete dos festejos juninos, além de estar presente em muitos cadernos de receitas das vovós. O que você acha de aprender a fazer sua própria pamonha em casa?
Se você quer surpreender sua família e despertar lembranças felizes das festas juninas, continue a leitura! Este artigo compartilha receitas deliciosas, muito fáceis e práticas de fazer, além de dicas imperdíveis para preparar a receita perfeita e sugestões de acompanhamentos.
Qual é a origem da pamonha?
Segundo o historiador Câmara Cascudo, no livro História da Alimentação no Brasil, a pamonha tem origem indígena, como mostra o nome, que descende da palavra “panumã” do tupi. Com a colonização, portugueses e africanos fizeram contribuições e produziram outras receitas.
Não se sabe ao certo onde essa iguaria começou a ser consumida, mas é fato que o estado de Goiás, localizado na região Centro-Oeste, concentra os maiores fãs. O milho, sua matéria-prima, é mexicano. Ele vem sendo consumido desde os tempos antigos, por povos pré-colombianos, sem falar que é muito nutritivo.
Benefícios da pamonha para a saúde
A pamonha de milho-verde é muito nutritiva, graças ao milho. Esse grão, que está presente na culinária mundial há muito tempo, traz benefícios reais para o bom funcionamento do corpo humano.
Ela é uma grande fonte de energia. Uma pamonha fornece 171 calorias, ideais para quem está com a saúde fragilizada e precisa se fortalecer. Porém, cuidado com os excessos!
Rica em fibras, a iguaria indígena também promove saciedade e regula o intestino, ajudando a reduzir os riscos de câncer no cólon. Além disso, por ser rico em betacaroteno, o milho auxilia na saúde dos olhos, pois essa substância é convertida em vitamina A no organismo.
Cuidados e tipos de pamonhas
A receita de pamonha exige atenção para garantir sabor e segurança alimentar. Escolha espigas de milho fresco, com grãos firmes e uniformes, evitando as que apresentam sinais de mofo ou ressecamento. Além disso, higienize bem as palhas antes de usá-las para embalar a massa. Por fim, amarre firmemente para evitar vazamentos durante o cozimento.
Sabia que é possível fazer tanto receitas doces quanto salgadas? Dentro dessas duas categorias, há versões de pamonha de forno, de panela e com recheios variados, como coco, queijo e muito mais.
Embora a apresentação tradicional seja enrolada na palha do milho, algumas pessoas inovam e servem o alimento como bolo, por exemplo.
Confira 8 receitas de pamonha doce e salgada
Agora que você já conhece a história, os benefícios e os cuidados, chegou o momento mais esperado: aprender como fazer pamonha. Abaixo, você encontra um passo a passo detalhado de oito receitas irresistíveis, tanto doces quanto salgadas, para agradar a todos os paladares.
Pamonhas doces
A versão doce é excelente como sobremesa, além de fazer a alegria das crianças no lanche da tarde. A seguir, você vai aprender receitas com leite de coco, manteiga, versão vegana e muito mais.
1 – Receita doce com leite de coco e parmesão: você vai precisar apenas de leite de coco, milho-verde, ovos, farinha de trigo e queijo parmesão ralado. É simples de preparar, e o sabor fica maravilhoso!
2 – Receita doce de forno com manteiga: o tempo máximo de preparo é de uma hora. Os ingredientes da pamonha doce com manteiga necessários são milho-verde, leite, açúcar, ovos, amido de milho, manteiga e fermento em pó para bolo.
3 – Receita doce recheada com queijo minas: essa receita merece ser servida como sobremesa em um jantar especial! Leva milho-verde, óleo de milho, leite, sal, açúcar cristal e manteiga sem sal.
4 – Receita doce vegana: você vai precisar das espigas de milho com as palhas, açúcar, sal e óleo vegetal. Ela pode levar cerca de quatro horas para ficar pronta e serve sete pessoas.
Pamonhas salgadas
Já as versões salgadas são perfeitas como lanches e podem ser servidas acompanhadas de suco ou café. Tem recheio de calabresa, frango e muito mais. O preparo mais tradicional é a versão de forno.
5 – Receita salgada com calabresa e queijo branco: a textura fica bem úmida e macia, e o recheio pode mudar a depender do gosto. Caso queira servir em formato de bolo, dobre a quantidade de farinha de milho.
6 – Receita salgada com pupunha e galinha-d’angola: essa é uma opção extravagante e superfácil de fazer. Em uma mesma caçarola, coloque milho, galinha-d’angola desfiada e pupunha, e leve ao forno. Rende quatro porções.
7 – Receita salgada de forno: essa receita é mais tradicional e leva requeijão, queijo minas padrão ou outro com sabor mais forte. Caso queira, você pode adicionar pedacinhos de bacon e calabresa.
8 – Receita salgada de panela: os ingredientes são espigas de milho-verde, linguiça fina de porco ou frango, manteiga, queijo minas meia-cura, pimenta e sal. A junção de todos cria uma explosão de sabores.
O que cai bem com pamonha?
Essa iguaria versátil combina com vários acompanhamentos. Para as versões doces, bebidas como café, chá ou sucos naturais são perfeitas, enquanto as salgadas harmonizam bem com sucos cítricos, refrigerantes ou até uma cerveja artesanal. No prato, uma salada leve ou um molho picante pode complementar o sabor!
No Tenda Atacado, você encontra tudo para sua receita
Além de saborosa e versátil, a pamonha é um alimento rico e nutritivo. No Tenda Atacado, você encontra todos os ingredientes para preparar receitas doces e salgadas. Experimente as diversas opções e compartilhe com a família. Bom apetite!