Conheça as melhores brincadeiras para bebê

Tenda, Postado em 23 de dezembro de 2022 | 3 min de leitura
Bebê segurando brinquedo enquanto se diverte no tapete da sala.

Aprender diferentes brincadeiras para bebê ajuda o pequeno a desenvolver melhor seu corpo e sua mente. Isso porque é brincando que ele começa a se desenvolver como indivíduo na sociedade.

Aqui vamos mostrar diferentes brincadeiras para fazer com o neném, dinâmicas específicas para cada idade dessa fase e lugares para brincar. Esses pontos são importantes porque cada idade possui uma capacidade cognitiva diferente, e a melhor brincadeira no lugar certo faz toda a diferença. Veja!

Por que é importante brincar?

O lazer infantil, presente na Declaração Universal dos Direitos da Criança, é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual dos mais novos. Iniciar as brincadeiras quando ainda é bebê ajuda muito no começo desses desenvolvimentos. É brincando que se aprende!

Então, por que é importante brincar? Com essas atividades, os bebês aprendem o que é prazer, descobrem novas expressões e colocam-se no mundo, podendo ter contato com outras crianças.

É por meio das brincadeiras para bebê que os pais e responsáveis aprendem mais sobre a criança, por exemplo: como é a coordenação motora, se falam muito ou não, se possuem algum distúrbio, além de criar laços com a família.

Tipos de brincadeiras

É bom brincar com o bebê desde os primeiros dias de vida. Com o passar do tempo e o amadurecimento do pequeno, as dinâmicas vão tornando-se mais elaboradas. Para os mais novos, algumas brincadeiras simples podem ser feitas.

Exercícios mentais

Enquanto bebê, os melhores tipos de brincadeiras são as que estimulam a mente. Isso porque o corpo ainda é muito frágil para muitas movimentações e é preciso desenvolver a cabeça para depois ir para os outros músculos.

Brinque de conversar! Nós aprendemos tudo reproduzindo o que os outros fazem, e com eles não é diferente. Apresentar as palavras e contar histórias são ótimas brincadeiras para bebê. Com o tempo, ele vai reconhecendo as palavras mais usadas, como mamãe e brinquedo.

Exercícios físicos

As brincadeiras que utilizam o corpo os ajudam a entender seu lugar no espaço e as limitações físicas. Aprender o que é o tato brincando é uma excelente dica. É possível usar bolas, bloquinhos, entre outros objetos. Você pode aliar as brincadeiras com bebês que trabalham corpo e mente, indicando quais são as partes do corpo para a criança.

A ideia é que o adulto se movimente junto do neném, levante seus bracinhos, brinque com suas pernas e estimule seus músculos. Cada criança já tem sua própria personalidade, alguns podem gostar mais e outros menos: só dá para saber experimentando.

Mãe brincando com o bebê no tapete da sala.

Brincadeiras para cada idade

A fase de bebê é desde recém-nascido até dois anos. Em cada etapa, o corpo e a mente estão em níveis diferentes: quanto mais velho, mais bem formado é o neném. Todo esse processo acontece rapidamente. Portanto, fique atento!

Bebês de 3 meses

No primeiro mês de vida, uma pessoa não é capaz de enxergar em um raio de distância superior a 30 cm, além de não poderem focar em rostos ou objetos. Por isso, as brincadeiras nessa fase ocorrem entre o começo do segundo e final do terceiro mês.

O melhor jeito de brincar é com dinâmicas visuais e sonoras. Faça caretas, pisque os olhos, converse com o bebê, explore as entonações da sua voz e cante, por exemplo. Além de divertir, as brincadeiras para bebê ajudam a desenvolver a linguagem e a fortalecer o vínculo.

No final do terceiro mês, eles já são capazes de segurar objetos. Deixe que o pequeno explore as diferentes texturas de diferentes brinquedos. Essa ação treina os reflexos, os músculos e a mente.

Bebês de um ano

Durante o primeiro ano de vida da criança, tudo muda rapidamente, não é mesmo? As brincadeiras para bebês de 1 ano tendem a serem mais bem elaboradas, afinal, nessa idade eles já começam a andar e falar.

É nessa fase que as crianças ficam mais curiosas e atentas, preparadas para iniciar novas etapas de descobertas. Ao brincar com o neném, você o ajuda a se desenvolver, principalmente nas áreas cognitivas. É um ser humano em formação!

As atividades ao ar livre são muito indicadas — lembre-se de que você está apresentando um mundo novo ao bebê. Se não puder levá-lo ao ar livre, é possível fazer brincadeiras dentro de casa também. Alguns exemplos são: pinturas com tinta, brincar com potes de cozinha e bolinhas de sabão.

Bebês de dois anos

Aos dois anos, no final da fase de bebê, ele já possui bastante noção do mundo à sua volta e de si mesmo. A linguagem também está sendo desenvolvida, por isso as atividades tendem a serem elaboradas para estimular o corpo e a mente.

As brincadeiras para bebê de 2 anos envolvem tarefas práticas e mentais que gastem energia. É importante alinhar a diversão com o crescimento! Algumas boas dicas são: músicas que estimulem a criança a dançar, desenhar com giz de cera, entre muitas outras.

Outras dinâmicas legais para essa idade são brincadeiras que usam o senso de direção, como quente ou frio — quando você esconde um brinquedo na casa e diz se ele está perto ou não.

Encontre o brinquedo ideal para o bebê no Tenda Atacado

Agora que você já conhece as melhores brincadeiras para bebê, está na hora de ir às compras e garantir o melhor brinquedo para ajudar você nas dinâmicas. É possível achar diversos tipos de brinquedos para todas as idades.

No nosso site, também temos dicas de cuidados e dúvidas sobre bebês. Para ver tudo isso, acesse o e-commerce do Tenda Atacado e aproveite as melhores ofertas que preparamos.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP