Primeiro mês do bebê: saiba o que esperar

Tenda, Postado em 3 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura

O primeiro mês do bebê é repleto de desafios e descobertas. Então, para ajudar as mães e os pais de primeira viagem, vamos abordar tudo o que se pode esperar neste momento tão especial.

Os primeiros meses de um bebê recém-nascido são atribulados, pois as mudanças são constantes. Então, como pais, vocês precisam acompanhar o desenvolvimento rápido do corpo, dos sentidos, das emoções e da comunicação do pequeno.

Saber como acalmar, por para dormir e amamentar corretamente o bebê são só algumas das habilidades que pais e mães precisam desenvolver rapidamente para acompanhar a nova rotina.

A nova rotina

Um dos principais pontos da nova rotina é o sono do bebê. Os recém-nascidos costumam dormir em torno de 16 horas por dia. Não deixe que seu filho durma muito menos nem muito mais que isso, pois ele necessita dos benefícios de um bom sono, assim como de estímulos para o desenvolvimento.

A amamentação também é crucial no primeiro mês do bebê. Ele mama bastante, a cada duas ou quatro horas, já que o estômago da criança ainda é pequeno e não aguenta intervalos maiores. Por isso, é comum que os novos pais tenham a rotina de sono desbalanceada.

Portanto, ensine seu bebê a diferenciar o dia e a noite desde cedo. Para favorecer o sono do recém-nascido no período noturno, amamente e faça as trocas de fralda também ao anoitecer, em silêncio e com pouca luz. Por fim, tente criar um ritual na hora de ir dormir, passando as sensações de satisfação e conforto ao bebê.

As trocas de fralda também são constantes no primeiro mês com o recém-nascido em casa. Ele pode urinar de duas a três vezes por dia e evacuar de quatro a cinco vezes. Nessa fase, as fezes são amareladas ou esverdeadas.

O desenvolvimento do bebê no primeiro mês acontece em um piscar de olhos, então é importante estar atento aos principais pontos e saber o que esperar na hora que ocorrerem.

Desenvolvimento

No decorrer das primeiras semanas do bebê em casa, o casal verá o pequeno desenvolvendo o corpo, os sentidos, a comunicação e a personalidade. No primeiro mês, já é possível observá-lo levantar a cabeça quando está de bruços e focar em movimentos próximos.

Corpo

No primeiro mês, o bebê é capaz de enxergar cerca de 30 cm de distância de si mesmo. Apesar da visão ainda não estar tão desenvolvida, o recém-nascido já começa a reconhecer os rostos dos pais.

A audição do bebê começa a se desenvolver ainda no útero, portanto, após o nascimento, já é um sentido mais ativo. A criança é capaz de acompanhar a origem de diferentes tipos de sons, em especial, a voz humana.

É provável que você note mudanças na postura durante o primeiro mês do bebê. Ele costuma ficar com joelhos e braços flexionados, assim como com as mãos fechadas. Nessa fase, também é possível começar a ver os primeiros sinais do sorriso do recém-nascido.

O peso também pode variar nessa fase do bebê. Nos primeiros dias após o nascimento, é comum que haja uma perda de alguns quilos. Com a nova alimentação, é normal que o bebê recupere e até passe o peso do nascimento, após 10 ou 14 dias.

Alimentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação por, pelo menos, seis meses após o nascimento. O leite materno tem grande importância na alimentação do bebê, devido à composição perfeita, que contém os anticorpos da mãe.

primeiro mes do bebe

Além de alimentá-lo, é importante fazer o bebê arrotar, pois, durante a amamentação, o pequeno também engole ar, que acaba no estômago e cria bolhas que podem provocar dor de barriga.

Saúde

Seja no primeiro mês do bebê ou durante todo o desenvolvimento dele, é crucial estar atento aos sinais de saúde. Existem alguns pontos de atenção em que é aconselhado procurar um pediatra:

  • se o bebê parecer muito fraco, sonolento e zonzo;
  • se tiver febre de mais de 38 graus;
  • se estiver constipado;
  • se as fezes estiverem muito líquidas.

Check-ups recorrentes nos primeiros meses são essenciais para garantir que a saúde do seu bebê esteja em dia. Não hesite em procurar um médico sempre que se sentir inseguro com alguma coisa.

Comunicação

Nessa fase, o principal e único meio de comunicação dos bebês é o choro. Eles choram para indicar que estão com fome, frio, dor e sono. Porém, os recém-nascidos começam a emitir alguns grunhidos em reação a sons e vozes que escutam. Por isso, é importante estimulá-los com brincadeiras.

Brincadeiras

No primeiro mês, as brincadeiras para os bebês são simples, mas muito importantes para fortalecer o vínculo afetivo com os pais, além de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo.

Estimule a musculatura das mãos abrindo-as com cuidado e deixando a criança segurar seu dedo. Utilize móbiles coloridos no berço ou um sino preso no pulso enquanto movimenta levemente a mão sob o rosto do bebê, para estimular a audição e a visão dele.

Acariciar o corpo, conversar e cantar músicas são excelentes formas de estimular o recém-nascido enquanto fortalece a conexão com ele. Repita essas brincadeiras sempre que for possível para ajudar no desenvolvimento do seu pequeno.

No Tenda, você encontra tudo para o seu bebê

Conheça outros artigos sobre bebês no blog do Tenda Atacado. Também aproveite para visitar a nossa loja virtual, onde você encontra tudo que precisa para os seus filhos e sua família. Compre, pague e receba em casa, de forma simples e prática!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP