Aprenda como acalmar bebê com dicas simples e rápidas

Tenda, Postado em 1 de novembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Acredite em nós quando falamos isto: existem muitas dúvidas sobre como acalmar bebê, mas a tarefa não é nenhuma missão impossível. Basta ter um pouco de atenção com seu filho para identificar o que está acontecendo com ele.

Sabemos que, geralmente, os pais de primeira viagem têm dificuldades para entender como acalmar bebê nos momentos de agitação e choro. Felizmente, porém, selecionamos aqui as melhores dicas para você entender como acalmar bebê agitado

Dicas valiosas para pais de primeira viagem 

Durante os três primeiros meses de vida, é possível que seja um pouco difícil lidar com seu bebê. Isso porque, nesse período, ele ainda está se adaptando à nova realidade, então qualquer interferência externa poderá agitá-lo mais que o normal.

Pense bem: ele passou mais tempo no útero da mãe do que na vida real, ou seja, foram nove meses em que o bebê se acostumou a ficar no escuro e totalmente protegido do mundo. Por isso, qualquer ambiente novo pode ser um pouco complicado para ele.

Assim, o que é fundamental para entender como acalmar bebê é simplesmente satisfazer suas necessidades, “conversar” com ele, se fazer presente e oferecer o básico. Confira a seguir as nossas melhores dicas para controlar a agitação do seu pequeno. 

Estimule a sucção do bebê

Estimular a sucção pode ser uma boa aposta se quiser saber como acalmar o bebê para dormir. Isso porque os pequenos possuem a necessidade frequente de sugar algo. Assim, caso o seu bebê esteja agitado, uma boa mamada ou chupeta é essencial para dar fim à agitação. 

Que tal dar um banho?

Um banho quente pode ser outra forma para acalmar bebê. Afinal, a água pode oferecer uma camada de conforto a ele. Lembra do que falamos no início do texto, sobre como o recém-nascido estava acostumado a morar no útero da mãe?

Antes de nascer, o pequeno estava “embalado” e protegido por muitas camadas de água. Assim, um bom banho pode lembrá-lo do útero, fazendo com que se agite menos e se sinta protegido. 

como acalmar bebe

Balance seu filho

Balançar a criança é outro método eficaz quando pensamos em como acalmar o bebê. Balance seu filho com movimentos leves e delicados, fazendo com que ele se mexa de forma suave durante a ação. Esses movimentos vão deixar o pequeno mais tranquilo.

Existem algumas formas de fazer esse balanço. Você pode segurá-lo em uma cadeira de balanço ou andar lentamente com o bebê no colo, sendo simples realizar a tarefa de como acalmar bebê recém-nascido.

Tente ficar tranquilo

Como acalmar bebê nem sempre é fácil, os pais podem ficar sem paciência. Até porque nem todas as crianças vão reagir de forma igual a esses estímulos. Por isso, mantenha a calma.

Se você quiser deixar o bebê tranquilo, é fundamental não se irritar, caso contrário, a frustração poderá ser sentida pelo seu filho — o que é capaz de torná-lo ainda mais agitado.

Mude de ambiente

Como vimos, não existe uma fórmula exata para saber como acalmar bebê agitado, por isso, uma das dicas envolve a mudança de ambiente. Pode parecer um pouco estranho, mas vamos te explicar por que esse método funciona. 

Ao mudar de ambiente, os novos elementos podem fazer com que seu bebê se distraia e, dessa forma, consiga esquecer a irritação. Ou seja, se quiser dar uma acalmada no seu filho, basta mudar de lugar.

Mas não estamos falando de algo muito drástico! Você pode ir do quarto para a sala, por exemplo, ou da sala para a varanda, da varanda para a janela do quarto, entre outros. 

Tente estimulá-lo com sons 

Um som diferente do comum pode ajudar a acalmar seu bebê, aliviando seu incômodo e, consequentemente, sua agitação. Contudo, lembre-se de não fazer um barulho muito alto, caso contrário, isso poderá agitá-lo ainda mais — e essa não é a intenção. Veja alguns tipos de sons para acalmar seu bebê: 

  • cante baixinho;
  • dê alguns sussurros; 
  • abre e feche a torneira rapidamente perto do bebê; 
  • tente emitir sons da natureza pelo celular; 
  • coloque uma música mais leve para tocar.

Se você quiser tranquilizar o seu bebê, faça algum som que seja um pouco mais alto que o barulho do choro da criança. Conforme ela for parando de chorar, vá diminuindo o volume até ela conseguir se distrair e pronto!

O Tenda Atacado tem tudo para o seu bebê

Independentemente da idade do seu filho, o Tenda Atacado possui diferentes artigos para ele. Temos uma seção dedicada a crianças, de fraldas a papinhas, visando o melhor para o seu bebê. O melhor de tudo é que você não precisa sair de casa para comprar. No nosso site, você adquire tudo de forma simples e prática. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP