Descubra como fazer o bolinho de chuva da vovó
Quando o tempo dá uma fechada, a vontade de comer aquele bolinho de chuva feito pela vovó aparece. Dá quase para ouvir o estalar da massa fritando e sentir o cheiro da misturinha mágica de açúcar e canela, que irão dar o toque final ao docinho.
Confira um pouco sobre a história do bolinho de chuva e também uma receita que vai te fazer lembrar da versão feita pela vovó. No Tenda Atacado você encontra todos os ingredientes necessários para realizar esta receita com muita praticidade e qualidade!
Como o bolinho de chuva surgiu
Esse docinho tão amado entre os brasileiros virou um marco. Especialmente quando a personagem Tia Nastácia, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, enchia as tardes da televisão com suas gostosuras.
O bolinho de chuva simples também virou um quitute representante das casas das vovós. Isso porque ele é muito simples de fazer e a criançada adora. Quem não tem alguma memória afetiva com essa massinha tão gostosa, perfeita para um dia nublado?
Agora, você já se perguntou o que é o bolinho de chuva e de onde ele veio? A resposta tem a ver com Portugal, já que a receita original do bolinho veio das terras que colonizaram o Brasil.
Porém, a receita só ganhou força e ficou conhecida popularmente por volta do século 19, isso porque antigamente a farinha de trigo, que é um dos ingredientes do bolinho de chuva, era muito cara. Ou seja, as substituições por outros tipos de farinhas, como a de mandioca, eram muito comuns.
Além disso, o bolinho de chuva tem uma massa muito parecida com o “sonho”, doce também de origem portuguesa e muito popular aqui no Brasil. Na época, esses bolinhos portugueses eram chamados de “bolinhos das negras”, por serem feitos por mulheres escravizadas e servidos no chá da tarde.
A origem do nome
Antes de vermos algumas receitas de bolinho de chuva, vamos descobrir a origem de seu nome, tão clássico e marcante. Ele surgiu por volta do século 20, mas não tem como saber, já que são lendas urbanas que contam a história que levou esse bolinho a ser chamado assim.
Quando as crianças brincavam nas ruas e começava a chover, as mães ficavam desesperadas para que elas entrassem, tentando impedir que elas ficassem doentes, resfriadas ou se machucassem.
E, para conseguir que a criançada entrasse em casa, o único acontecimento que chamava a atenção delas era o cheiro de bolinho. Assim, toda vez que começava a chover, a produção de bolinhos de chuva iniciava. Claro que não temos como saber se foi assim que aconteceu, mas não podemos negar que faz algum sentido.
A receita do bolinho de chuva de vó
Maneiras de como fazer bolinho de chuva é o que não falta. Isso porque cada família, cada avó, cada pessoa tem seu jeitinho e seus truques para fazer, o que elas chamam de “o melhor bolinho de chuva do mundo”.
Mas existem algumas receitas mais seguras, simples e perfeitas para quem está começando. Vamos conferir uma delas, assim você preenche a sua tarde com um aroma delicioso e um sabor fresquinho.
Para uma receita que tem em média 30 minutos de preparo, e que rende 8 porções, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de leite
- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de canela
- 1 litro de óleo
Modo de preparo
Comece misturando todos os ingredientes (menos as 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de canela e o óleo). A massa deve estar homogênea.
Depois disso, coloque em uma panela o óleo para fritar e deixe que ele aqueça bem, mas não é recomendado que o fogo esteja muito alto, pois os bolinhos irão queimar antes de conseguir cozinhar o interior.
Lembre-se de ter muito cuidado na hora de manusear a panela com óleo quente, pois ele é extremamente perigoso. Se a sua panela tiver um cabo, deixe ele virado para dentro do fogão, assim tem menos chance de você esbarrar nele enquanto cozinha.
Depois de aquecer bem o óleo, comece a colocar pequenas quantidades da massa, com a ajuda de uma colher. O tamanho vai depender do seu gosto, mas lembre-se que bolinhos menores ficam prontos mais rápido, então fique de olho.
Deixe um prato coberto com papel toalha ao lado e, assim que os bolinhos ficarem dourados, retire-os, deixando o óleo escorrer bem. Coloque-os sobre o papel toalha para secarem.
Por fim, quando todos os bolinhos estiverem secos, faça uma mistura com o açúcar e a canela que você deixou de lado. Passe os bolinhos por essa mistura até eles estarem cobertos e prontos para serem servidos. Agora é só aproveitar!
Descubra receitas e ingredientes no Tenda Atacado
Agora que você já sabe mais sobre o bolinho de chuva e também uma receita simples de como fazê-lo, que tal garantir ingredientes com preços incríveis e que são entregues na sua porta?
No Tenda Atacado você consegue fazer as suas compras com o nosso delivery e recebê-las na porta de casa. Além disso, no nosso blog você descobre mais receitas para deixar os seus dias mais gostosos. Venha conferir!