Descubra como limpar janela com eficácia

Tenda, Postado em 31 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

É importante ter um ambiente limpo, tanto para a saúde, já que poeira e ácaros podem gerar alergias e acumular bichos, quanto para a estética. Para isso, é necessário saber como limpar janela, uma vez que essa é a responsável por deixar a luz entrar, dar a visão do espaço e barrar o contato com a poluição exterior. 

No Tenda Atacado, você encontra todos os produtos e utensílios necessários para ter como limpar janela de maneira eficaz. Aproveite o serviço de delivery, que leva suas compras até você, para ganhar praticidade e comodidade no seu dia a dia. 

Tipos de janelas e como limpá-los 

Para saber como limpar janela, a primeira dica, e talvez uma das mais importantes, é descobrir que material compõe o modelo do seu ambiente. Isso porque cada tipo de janela necessita de tratamento, cuidado e produtos específicos, que vão performar melhor com ela. 

Ela pode ser composta de alguns materiais, como madeira, alumínio, vidro, ferro, PVC ou, então, uma mistura de alguns desses. Conhecendo os componentes dela, confira as dicas para limpar janela de vidro

Janelas de vidro 

A primeira dica sobre como limpar janela de vidro tem a ver com o produto usado. A mistura de água e detergente é indicada para começar a limpeza, utilizando uma esponja. Em seguida, aplique vinagre com um pano, de preferência, multiuso. 

Para garantir um resultado satisfatório, sempre realize o mesmo movimento com a esponja e o pano: comece de cima para baixo. Também evite lavar as janelas em dias de muito sol, já que ele faz o produto secar no vidro, dando um aspecto melado, então prefira os dias nublados. 

Janelas de madeira

Para ter como limpar janela de madeira, primeiramente, é necessário reconhecer se a sua janela possui uma camada de verniz ou não. Se a resposta for não, dê preferência para uma limpeza com água e sabão, utilizando apenas um pano. Após isso, passe um pano seco para finalizar. 

Já se a sua janela tiver a camada de verniz, utilize um pano úmido para retirar a poeira e a sujeira depositada nela. Nas partes de madeira, aplique um produto lustra-móvel com a ajuda de um pano multiuso. 

Janelas de alumínio 

Saber como limpar janela de alumínio também envolve analisar onde ela se encontra em seu ambiente. Isso porque o método vai depender de ela ser interna ou externa. Também é necessário utilizar os produtos corretos para não deteriorar a sua janela. 

como limpar janela

Se sua janela de alumínio for externa, dê preferência para o uso de uma mangueira. As janelas desse material são frágeis e riscam facilmente, por isso uma mangueira é ótima para depositar a água sem utilizar algum objeto que danifique a aparência. 

Já se sua janela é interna, limpe-a com um pano macio ou uma esponja suave umedecida em uma mistura de água e detergente neutro. Após retirar a poeira e a sujeira, passe um pano bem macio para secá-la. 

Janelas de PVC 

No caso do PVC, para limpar a janela por fora e por dentro, são necessários dois produtos. Além da água, você vai utilizar um pouco de álcool e um pouco de removedor. 

Comece misturando um litro de água e uma tampinha de álcool (use a do próprio produto para medir). Então, encharque um pano, torça-o e aplique a mistura sobre a janela retirando as sujeiras. Após isso, faça uma mistura de dois litros de água para uma tampinha de removedor e repita o processo. 

Janelas de ferro 

A janela de ferro, especialmente os modelos pintados, requer cuidados e produtos parecidos com a de alumínio. É indicado usar materiais delicados, porque elas se arranham facilmente. Por isso, sempre dê preferência ao uso de utensílios macios e suaves quando for limpá-las. 

Além disso, evite produtos ácidos e alcalinos, saponáceos, esponja de aço, lixas, espátulas, abrasivos e derivados de petróleo. Eles podem corroer a tintura e o material da janela, fazê-la enferrujar ou até deteriorá-la. 

Dicas gerais de como limpar janela 

Há duas dicas que servem para todos os materiais. Primeiramente, nunca deixe o produto secar sobre o material. Isso causa uma impressão de sujeira e sebo, especialmente em partes feitas de vidro. Por isso, é importante aplicar o produto e secar a janela também. Por último, não misture produtos químicos com solventes, soluções ácidas ou alcalinas, pois pode causar novas manchas nas janelas.  

Garanta produtos de limpeza no Tenda Atacado

Agora, você já está pronto para realizar uma limpeza eficaz, uma vez que sabe como limpar janela dependendo do material dela. Aproveite os preços e a variedade de produtos no Tenda para garantir todas as soluções e utensílios, como esponjas e panos, para deixar seu ambiente limpo e confortável. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP