Descubra qual é o melhor horário para ingerir carboidratos!

Tenda, Postado em 20 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura

Vilões ou mocinhos? Os carboidratos já receberam muitas nomenclaturas ao longo do tempo, mas uma coisa é certa: estão presentes no nosso dia a dia. Então, como é ideal que eles façam parte da sua dieta, vamos descobrir o melhor horário para ingerir carboidratos

Aqui no Tenda, você encontra diversos alimentos ricos em carboidratos, fibras, proteínas e todos os nutrientes necessários para uma alimentação balanceada. Aproveite as vantagens de comprar sem sair de casa e garanta preços incríveis nos seus produtos. 

O que são carboidratos?

Antes de descobrirmos o melhor horário para ingerir carboidratos, vamos entender o que eles são, se fazem bem ou mal e os mitos que os cercam. Também vamos ver quais alimentos possuem um grande nível de carboidratos. 

Primeiramente, saiba que os carboidratos são as biomoléculas mais presentes no mundo. Eles são conhecidos por serem a nossa principal fonte de energia. Portanto, sem consumi-los, nosso corpo não tem combustível para funcionar. 

Porém, não existe apenas um tipo de carboidrato, mas sim dois: simples e complexos. Cada uma dessas categorias possui características diferentes e causam efeitos diferenciados em nosso organismo. 

Carboidratos simples

Vamos começar entendendo o que são os carboidratos simples. Eles possuem um tamanho menor em comparação com os complexos, e a forma mais comum e frequente nos alimentos é a glicose. Assim, é fácil encontrar carboidratos simples em açúcares, leite, frutas, refrigerantes, mel e doces em geral. 

Uma característica importante do carboidrato simples é, devido ao tamanho, ser digerido de forma mais rápida e fácil pelo organismo humano. Então, você não alcança um nível alto de saciedade e fica com fome mais cedo ao longo do dia. 

Carboidratos complexos

Enquanto isso, o carboidrato complexo é formado por grupos de carboidratos simples, o que o torna maior em comparação. É mais comum encontrá-lo em alimentos como arroz, pão, massa e batata. 

Devido ao tamanho e à maior complexidade, os alimentos que contam com carboidratos complexos são digeridos mais lentamente. Isso ajuda no nível de saciedade ao longo do dia, mantendo a pessoa sem fome por mais tempo. 

Benefícios de ingerir carboidratos 

Independentemente do tipo, é inegável a importância dos carboidratos para um bom funcionamento do organismo. Então, vamos conferir alguns benefícios de ingerir esse nutriente no seu dia a dia. 

Como citamos, os carboidratos são responsáveis pela nossa energia. Eles são transformados de amido em açúcar, absorvidos na corrente sanguínea e resultam em glicose. Assim, eles são usados para manter nosso corpo e nosso cérebro ativos durante o dia, seja respirando, seja realizando uma atividade física. 

melhor horario para ingerir carboidratos

Ao consumir carboidratos, você também ingere diversas vitaminas e nutrientes importantes. Alimentos ricos nesses nutrientes apresentam quantidades altas de cálcio, zinco, ferro e vitamina B. Eles podem ser encontrados em produtos frescos, de alta qualidade, vendidos no Tenda. 

Por último, mas não menos importante: alimentos ricos em carboidratos complexos são essenciais quando alguém deseja saber como se alimentar corretamente. Eles nos mantêm satisfeitos, o que impede uma alimentação com excesso de gorduras saturadas, presentes principalmente em carnes vermelhas e queijos, prevenindo o aumento do colesterol. 

Consequências de não ingerir carboidratos 

Além de nos perguntarmos sobre o melhor horário para ingerir carboidratos, devemos ter cuidado para não limitarmos o consumo deles. Quando nosso corpo tem um déficit desses nutrientes, é comum ocorrerem algumas mudanças de humor, como a irritabilidade e o cansaço. A longo prazo, pode haver a perda de tecido muscular saudável e necessário para o corpo. 

Quantidade ideal de carboidratos 

É interessante também pensar na quantidade ideal desses nutrientes em nossa dieta. Especialmente quando falamos de carboidratos refinados, os simples, é preciso ter cuidado com a quantidade e a frequência do consumo. 

Os alimentos que fazem parte do grupo de carboidratos simples, como açúcar, refrigerante e doces, são facilmente digeridos. Isso resulta em uma alta drástica nos níveis de açúcares no sangue, seguida por uma baixa. Essas alterações podem ser prejudiciais à saúde. 

Outro ponto para se ter em mente é que os carboidratos ajudam na retenção de líquido, o que causa inchaço do corpo. Por mais que eles ajudem na sensação de saciedade, ela vai embora de forma relativamente rápida, o que faz você querer consumir alimentos mais vezes ao dia. 

Como e quando ingerir carboidratos?

Você já aprendeu um pouco mais sobre esses nutrientes, agora é o momento de entendermos qual é o melhor horário para ingerir carboidratos. Eles podem ser encontrados em diversos alimentos e espaçados ao longo do dia. 

Mais importante que os horários para comer é manter a regularidade das refeições. Não tem problema consumir carboidratos à noite, desde que se controle as quantidades e, de preferência, acrescente fibras e legumes. 

Tenha em mente que é necessário manter uma dieta balanceada o dia todo, em vez de focar em quando consumir carboidratos ou outro tipo de alimento. Assim, seu relógio biológico se acostuma com os horários das refeições. 

Garanta produtos nutritivos no Tenda Atacado

Agora que você já sabe a importância e o melhor horário para ingerir carboidratos, confira outras dicas de alimentação saudável e rotina nos nossos posts. Aproveite nosso sistema delivery e faça suas compras sem sair de casa!  

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP