Desenvolvimento do bebê: de 0 a 24 meses
Cada fase do novo integrante da família traz uma emoção diferente para mães e pais, sejam eles de primeira viagem ou não. O desenvolvimento do bebê acontece de forma tão rápida que acompanhá-lo por meio dos principais marcos infantis é uma tarefa muito comum entre os pais e os médicos.
Nesse caminho, é importante falarmos do salto de desenvolvimento do bebê, que são características que o recém-nascido adquire com o passar dos meses após seu nascimento. Essas particularidades colaboram para que ele seja cada vez mais independente. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe este artigo!
1º mês
Após meses de desenvolvimento do bebê na barriga, ele faz novas descobertas assim que chega ao mundo. O uso da visão é uma delas, que apesar de limitada, pode chegar a 30 centímetros — a distância entre o pequeno e a mãe durante a amamentação.
2º mês
A partir do segundo mês, é possível ver um sorrisinho enquanto você conversa com o recém-nascido. Esse fator indica que sua evolução psíquica e afetiva está acontecendo conforme o esperado para a época.
3º mês
No desenvolvimento do bebê de três meses, a brincadeira começa a ficar divertida, já que ele passa a reconhecer o mundo, interagindo muito mais. É nessa fase que o pequeno começa a morder a própria mãozinha e levar objetos à boca.
4º mês
Uma característica muito comum no desenvolvimento do bebê no quarto mês é que ele começa a buscar objetos. Para chamar a atenção dele e impulsioná-lo à brincadeira, coloque um brinquedo ao seu alcance.
5º mês
Como ajudar no desenvolvimento do bebê com 5 meses? A dica é fazer brincadeiras no chão e falar o nome dos itens que ele aponta. Você também pode deitá-lo de barriga para baixo com um objeto à sua frente para incentivá-lo a pegar.
6º mês
Seis meses se passaram e seu bebê é um serzinho sorridente e cheio de vontades. Aqui, ele começa a ficar sentado com a ajuda de apoios, devido ao maior controle da cintura pélvica.
7° mês
Nessa fase, o bebê consegue movimentar com facilidade as pernas e os braços, graças aos seus avanços na postura e na coordenação motora. Além de começar a sentar sem apoio, ele começa a iniciar a habilidade de engatinhar.
8° mês
O desenvolvimento do bebê no oitavo mês é marcado pela locomoção, por meio da ação de engatinhar e pela capacidade de segurar objetos por mais tempo. Ele também começa a dizer palavras curtas, como “mamã” e “papá”.
9° mês
Nessa idade, as crianças começam a gritar para chamar a atenção dos pais. Elas passam a ficar de pé e a andar pela casa com a ajuda de um apoio, fazendo movimentos de pinça com os dedos para pegar coisas pequenas.
10° mês
Aqui, o pico de desenvolvimento do bebê é marcado pela facilidade nos movimentos. Começam agora as tentativas de ficar de pé sem nenhum tipo de ajuda. Responde quando chamam seu nome e compreende o significado de “não”.
11° mês
Aos onze meses, é possível que o pequeno chame os pais com frequência. Mas como estimular o desenvolvimento do bebê nessa idade? Uma boa ideia é apostar em joguinhos lúdicos, pois eles auxiliam na construção motora e cognitiva.
12° mês
Depois de tantos aprendizados, o primeiro aninho chegou! Nessa etapa da vida, a criança é capaz de dizer sons parecidos com as palavras. Outro ponto de destaque é o equilíbrio nos primeiros passos.
Desenvolvimento do bebê dos 12 aos 14 meses
Agora que a gente já sabe o que esperar do desenvolvimento do bebê mês a mês no primeiro ano, o que esperar do segundo? Nesse momento, ele consegue ficar sentado por períodos mais longos, ficando deitado apenas para dormir.
É comum que algumas crianças parem de mamar nessa etapa. Em relação à alimentação, elas costumam comer de duas a três vezes por dia, com intervalos para lanches.
Alguns bebês começam a se interessar em fazer suas refeições com o auxílio de uma colher. Apesar de o sono ser irregular durante o dia, eles ainda dormem durante a maior parte da noite.
Desenvolvimento do bebê dos 15 aos 17 meses
No 15º mês de vida, os bebês começam a fazer uma alimentação mais sólida, praticamente a mesma que os demais membros da família. Porém, para que isso seja feito de forma saudável, é importante se atentar a alguns pontos.
Caso o pequeno ainda esteja em fase de amamentação, a introdução dos alimentos precisa ser feita de maneira mais gradual, uma vez que ele recebe nutrientes do leite materno. Vale lembrar que é durante essa etapa que a conscientização alimentar acontece. Por isso, é importante apostar em um cardápio saudável, repleto de frutas, legumes e verduras.
Desenvolvimento do bebê dos 18 aos 24 meses
O tempo passou rápido e a criança fez um ano e meio. Após tantos aprendizados, ela conquistou uma ótima interação com os pais, irmãos e familiares. Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para ensiná-la hábitos e horários para se alimentar.
Um fator interessante desse momento é que as crianças começam a exigir mais atenção, e a preferência é por brinquedos ou alimentos. Passar por esse ciclo exigirá dos pais muita sabedoria para educar os filhos com firmeza e amor.
Seu filho também irá começar a desenvolver atividades de autocuidados, como se vestir sozinho, reconhecer partes do corpo e escovar os dentes. É muito importante deixar as crianças efetuarem essas tarefas por conta própria para aperfeiçoarem o aprendizado.
Veja as novidades do Dicas Tenda!
Deu para perceber que a evolução do seu bebê passa por diversas fases, não é? Para não perder nenhuma delas, é muito importante ficar de olho nas coisas simples do dia a dia.
Para acompanhar o crescimento do seu filho, pode contar conosco! Por aqui, falamos muito sobre dicas de desenvolvimento, viagens, atividade física, introdução alimentar e muito mais! Leia as Dicas do Tenda aqui.