Você conhece o Dia do Churrasco? Saiba tudo sobre a origem dessa data
Reunir os amigos com o aroma da churrasqueira acesa é um evento que vai muito além de uma refeição. Prova disso é que a paixão nacional possui até data dedicada: o Dia do Churrasco!
Apesar de não ser um feriado, estamos falando sobre um programa que é sinônimo de celebração e é muito democrático. Ele combina com reuniões, confraternizações e festas de aniversário, por exemplo. Mas você já se perguntou qual é o Dia do Churrasco? É o que vamos contar agora.
Qual é a origem do Dia do Churrasco?
Se você chegou a pensar que o churrasco é brasileiro, saiba que assar uma carne sobre as brasas já era costume antes em outras partes do mundo. Há registros que apontam, por exemplo, para o tempo das cavernas, em que a proteína passou a ser preparada no fogo após o domínio das técnicas necessárias.
Ainda pensando em qual é a origem do churrasco, vale destacar que a Grécia também costumava fazer assados em celebrações religiosas, assim como o Império Romano popularizou a refeição entre militares da época.
E quanto ao Brasil?
O Dia do Churrasco é 24 de abril aqui no Brasil, remetendo ao Dia da Tradição Gaúcha, que homenageia o primeiro Centro de Tradições Gaúchas. Ainda sobre as raízes sulistas, elas teriam se desenvolvido nos pampas, por volta do século 17, quando o gado deixado pelos jesuítas tornou-se alimento da população local.
A partir de então, técnicas de churrasco, como a famosa “fogo de chão”, foram desenvolvidas. Elas ganharam alcance geográfico, e o prato tornou-se uma paixão nacional. Hoje, é sinônimo de festa e união entre amigos e familiares de todo o país.
Agora que você já conhece a origem do Dia do Churrasco no Brasil, fica a pergunta: que tal celebrar a data com um “churrascão” entre os seus melhores amigos?
O que não pode faltar no churrasco?
Se você costuma ser a pessoa escolhida para comandar o evento e a churrasqueira, temos uma boa notícia: preparamos uma lista com diversas dicas para te ajudar. Confira a seguir!
Começando pelo carvão
Primeiro, com relação à quantidade de carvão que deve ser adquirida, o ideal é contar com cerca de 1 kg para cada quilo de carne que será assado na brasa. Outro ponto diz respeito à etapa de acender a churrasqueira. Você pode utilizar álcool, que é o item mais comum para iniciar o fogo, mas também há outras opções que podem ajudar nesse desafio:
- pão francês: basta encharcá-lo no álcool e posicioná-lo no fundo da churrasqueira. Forme uma pirâmide com o carvão e acrescente mais um pouco de álcool antes de acender;
- papel higiênico e óleo de cozinha: forme um cone com o papel, insira no centro do carvão, adicione o óleo e acenda com o fósforo.
Separe os acessórios
Imagine que o item mais esperado no Dia do Churrasco, a picanha, fique finalmente pronta! Então, você olha para o lado e não encontra a tábua para cortar a carne. E agora?
A ideia é que você separe os acessórios antes de colocar as carnes para assar, como a faca, a tábua de cortes, o sal, os espetos e uma pinça, por exemplo. Vale lembrar de separar os pratinhos ou potes para servir os assados que já foram fatiados.
Escolhendo as carnes
Não importa se o motivo da celebração é o próprio Dia do Churrasco ou o fato de querer reunir os amigos: as carnes são o ponto alto do evento para muitos convidados. Porém, se você pensa que é preciso gastar muito para garantir a proteína, veja opções que vão além da picanha e dos cortes nobres:
- fraldinha;
- contrafilé;
- alcatra;
- picanha suína;
- linguiça;
- meio da asa (frango);
- sobrecoxa (frango).
Mas nem só de carnes é feito o churrasco
Já ouviu alguém falar que o pão de alho é a melhor carne do churrasco? Assim como existem os apaixonados por esse complemento, o número de veganos e vegetarianos também tem crescido nos últimos anos. Como esse evento agrada diferentes paladares, os vegetais no espeto também podem entrar no cardápio. Veja opções:
- milho;
- tomate;
- abobrinha;
- berinjela;
- batata/batata-doce;
- brócolis;
- pimentão.
O ponto de atenção aqui é não colocar os vegetais crus na brasa: cozinhe em água quente antes de levá-los ao fogo. Você também pode envolvê-los em papel-alumínio antes de colocar na churrasqueira. Só não esqueça de temperá-los, combinado?
Acompanhamentos e sobremesas são bem-vindos
Chegou o Dia do Churrasco? A dica é combinar com os convidados as opções que serão levadas para a sua casa ou local do evento. A boa e velha lista no aplicativo de mensagens ajuda a não repetir os pratos, já que a variedade conta bastante aqui.
Vinagrete, maionese, molho de alho, farofa, arroz e salada de folhas são alguns dos principais acompanhamentos. Para as sobremesas, vale apostar em tortas, sorvetes, pavês e frutas que vão muito bem grelhadas, como abacaxi com canela, banana e melancia.
Hora de limpar a churrasqueira
Nada de deixar o carvão acumulado até o próximo evento, caso contrário, será mais difícil limpar o item e as grelhas. Aguarde a churrasqueira esfriar e inicie o processo de limpeza em seguida.
Todos os produtos para o seu churrasco estão no Tenda Atacado!
Agora que você já sabe qual é o Dia do Churrasco e como organizar um, o próximo passo é montar a lista de compras para o seu evento. Nesse sentido, nada melhor do que contar com quem oferece os produtos com o menor preço!
No Tenda Atacado, você consegue fazer a sua compra em poucos cliques e receber tudo em casa! É prático, simples e ainda sobra mais tempo com os amigos e família para aproveitar o evento. Acesse o site agora mesmo e aproveite!