Dia Mundial da Pizza: dicas para comemorar em grande estilo

Tenda, Postado em 11 de maio de 2022 | 3 min de leitura

Você sabia que em 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Pizza? Há diversas versões para o surgimento da data, mas a mais aceita é que foi nesse dia, em 1889, que um chef criou a pizza marguerita para o rei Umberto I e a rainha Margherita da Itália. Eles gostaram tanto que resolveram comemorar todo ano!

A invenção da pizza, porém, é muito anterior e remete ao Antigo Egito. No entanto, o prato ganhou a aparência e o sabor que conhecemos quando os italianos acrescentaram tomate, ervas e temperos à receita, por volta do século XVI.

No Brasil, a iguaria se popularizou com a chegada dos imigrantes italianos, no século XIX. Hoje, há diversos sabores de pizza com o jeitinho brasileiro, e o prato se tornou uma paixão nacional. E você, gosta de saborear essa delícia? Para comemorar a data, confira dicas e receitas gostosas e práticas para fazer em casa!

Receita de massa de pizza

Você sabe como fazer massa de pizza? Há diversas opções prontas para facilitar a sua vida na cozinha, mas a versão caseira é ótima para surpreender a família nos finais de semana e em ocasiões especiais, como no Dia da Pizza! Que tal botar a mão na massa?

Para o preparo da massa, você vai precisar de 650 gramas de farinha (cerca de 5 xícaras), 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal e 1 xícara de óleo, além de 1 copo e meio de água morna e 4 tabletes de fermento biológico.

Dissolva o fermento com o sal e o açúcar; em seguida, misture com a água morna e o óleo. Acrescente a farinha aos poucos, incorporando-a aos outros ingredientes para pizza. Depois, sove a massa e a deixe descansar em um recipiente fundo coberto com pano, até dobrar o volume.

Forre e enfarinhe a sua mesa ou bancada, divida a massa em seis partes e abra cada uma com o auxílio de um rolo, até formar discos finos. Em seguida, é só assar por 20 minutos ou até dourar. Como a receita rende seis pizzas, você pode congelar os discos pré-assados para adicionar os demais ingredientes quando quiser.

Quatro pessoas pegando um pedaço da pizza de queijo.

Sabores para a pizza caseira

Agora que você sabe como fazer pizza com massa caseira, é hora de caprichar nos sabores! Os tradicionais são muito fáceis: para marguerita, acrescente sobre o molho fatias de muçarela fresca e folhas de manjericão. Já para a de calabresa, é só colocar fatias sem a casca, muita cebola e queijo a gosto.

Outra paixão nacional é a pizza de frango com requeijão. Para preparar, cozinhe 1 peito de frango, desfie e refogue com 1 cebola picada, 1 colher (sopa) rasa de extrato de tomate, ervas e temperos a gosto. Em seguida, coloque essa mistura na massa já com o molho e cubra com uma camada generosa de requeijão.

Como fazer molho de tomate caseiro

Na receita de pizza, um bom molho de tomate não pode faltar! Um dos preparos mais simples é cortar os tomates em pedaços grandes, colocar na panela com água até cobri-los, cozinhar até que fiquem bem moles e bater no liquidificador. Em seguida, refogue com alho, acrescente manjericão e sal a gosto.

Outra opção ainda mais simples para o seu Dia Mundial da Pizza é fazer o mesmo processo para refogar com polpa de tomate pronta. Há, também, molhos prontos para pizza deliciosos que já vêm com os temperos de que você precisa. 

Aprenda a fazer pizza doce

Para a sobremesa do Dia Mundial da Pizza, que tal degustar uma opção doce? Essa versão não é muito comum em outros países, mas faz o maior sucesso aqui no Brasil, com sabores criativos e fáceis de preparar.

A pizza doce mais comum é a de brigadeiro. Prepare em ponto de brigadeiro de colher e cubra com chocolate granulado ou frutas fatiadas. Fica uma delícia! Você também pode inovar com as receitas de brigadeiro gourmet do nosso blog.

Para um Dia Mundial da Pizza bem brasileiro, você pode preparar o sabor Romeu e Julieta: basta cobrir a massa com goiabada cremosa e acrescentar fatias de queijo branco ou uma camada de requeijão. Outra opção gostosa e prática é fazer pizza de banana, com fatias da fruta, leite condensado e canela.

Pizza agridoce

Se você gosta de um sabor agridoce, a versão Califórnia é uma ótima pedida para comemorar o Dia Mundial da Pizza. Basta cobrir a massa pronta com molho, muçarela, fatias de presunto e frutas em conserva picadas, como abacaxi e figo. Asse até o queijo derreter, e pronto!

Onde encontrar ingredientes para pizza?

Para comemorar o Dia Mundial da Pizza em grande estilo, conte com a gente! O Tenda Atacado tem tudo de que você precisa para preparar essa delícia com os mesmos ingredientes usados pelos pizzaiolos profissionais, já que também fornecemos produtos em atacado para as melhores pizzarias.

Você encontra os melhores ingredientes nas nossas lojas físicas, mas também pode recebê-los no conforto do seu lar! Para contar com o nosso serviço de delivery, faça as compras no site ou no aplicativo do Tenda Atacado. Aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP