Economizar água: veja atitudes que fazem a diferença

Tenda, Postado em 18 de agosto de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Todos nós sabemos que economizar água não é apenas uma necessidade individual. Ela é um recurso que está ficando cada vez mais escasso e, por isso, já passou da hora de fazermos a nossa parte. Quem não se lembra da crise hídrica que aconteceu entre os anos de 2014 e 2016?

Caso cada um de nós não entenda porque devemos economizar água, vamos acabar sem ela. O ato de diminuir o consumo dessa substância é uma questão de respeito consigo e com o próximo. Então, que tal olharmos para dentro dos nossos lares e pensarmos em formas de contribuir? Vamos falar sobre isso neste artigo, acompanhe.

Porque é importante economizar água?

O fato de a água não ser um recurso infinito deveria ser o suficiente para responder porque é importante economizar água. As épocas sem esse líquido na torneira, também. Imagina só passar por uma crise hídrica bem na época em que lavar as mãos é algo essencial? Difícil, não é mesmo?

De acordo com o relatório mais recente da Agência Nacional de Águas, em 2019, aproximadamente 22 milhões de pessoas foram afetadas por secas e estiagens no Brasil, um número quase 11 vezes maior do que o período de cheias.

O estudo ainda mostra que foram anotados 2.217 eventos de seca associados a danos humanos, representando quase cinco vezes mais que os de cheia (466). Isso significa que a ação do homem está afetando negativamente o que diz respeito a esse recurso cada vez mais precioso para nós. Então, vamos começar a ajudar?

O que fazer para economizar água?

Atitude. Ela é a maior responsável pela nossa participação no que diz respeito à economia de água. Nós realizamos diversas atividades rotineiras com um impacto direto no consumo. Lavar o carro, tomar banho, escovar os dentes… Dá para economizar em tudo. Acompanhe abaixo algumas dicas.

Tomar banhos mais rápidos

O seu banho é demorado? Então faça os cálculos. Caso você fique em média 15min na ducha, com o registro semiaberto, vai consumir aproximadamente 135 L de água a cada vez que for se lavar. É muita coisa, mas dá para você melhorar essa situação.

Com a ideia de fechar o registro ao se ensaboar e, além disso, reduzir o tempo de banho para 5min, você vai consumir 45 L de água. Essa redução de 90 L é equivalente a 360 copos de 250 ml, que podem matar a sua sede por muito tempo.

economizar agua

Escovar os dentes

Outro momento em que o desperdício aparece é na hora de higienizar a boca. Quem não conhece alguém (ou é a pessoa) que transforma a limpeza bucal em uma hora relaxante? Liga a torneira e fica escutando o som da água caindo enquanto escova os dentes… Assim fica difícil, não é?

Nessa brincadeira, em 5min vão embora 12 L de água. Caso você molhe a escova e feche a torneira enquanto faz a higiene bucal, vai economizar 11 L. Também dá para reduzir o consumo na hora de lavar o rosto. Em 1min com a torneira aberta, você gasta 2,5 L. A dica para economizar água é lavá-la rapidinho.

Lavando a louça

Uma dica para lavar a louça é limpar os restos de comida de pratos e panelas com um papel. Desse modo, você retira o grosso e agiliza o processo que necessita de água. Na sequência, ensaboe antes de abrir a torneira.

Em uma casa em que as pessoas costumam lavar a louça com a torneira ligada por 15min, são gastos 117 L. Caso a dica de economia de água citada acima seja utilizada, o consumo reduz para 20 L.

Limpando o quintal e o carro

Esse tema é o campeão do desperdício. Você costuma lavar o quintal e quer economizar água? Então saiba que essas duas coisas não combinam. Em média, a cada 15min de lavagem são desperdiçados 297 L. Então, essa é uma das ações que você precisa evitar. Usar a vassoura e um pano úmido já resolve.

É recomendado deixar de lavar o carro, sobretudo em épocas de estiagem, quando chove menos. Caso você julgue que o seu veículo está sujo, apenas um balde com água resolve o problema.

Seja exemplo para as pessoas!

Não é só começar e logo parar de fazer a sua parte. Com a consciência de que isso deve ser um trabalho constante, é hora de repassar os conhecimentos adiante. Converse com amigos, parentes e conhecidos para eles entenderem que essa é uma preocupação de todos e que é fácil ser uma pessoa sustentável.

Como pudemos perceber, cada detalhe faz a diferença. Portanto, para que as coisas sigam bem, é fundamental que todas as pessoas compreendam o que fazer para economizar água.

Confira mais dicas importantes no Dicas Tenda!

Viu como é importante economizar água? Cada atitude tomada no dia a dia pode fazer a diferença! Caso você queira continuar aprendendo com a gente, acesse o Dicas Tenda. Lá você vai encontrar dicas e informações sobre diversos assuntos, aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP