Aprenda sobre o tempo de decomposição dos materiais

Tenda, Postado em 23 de novembro de 2023 | 3 min de leitura
Garrafas plásticas afundando no mar.

Aprender sobre o tempo de decomposição dos materiais é muito importante hoje em dia. Com apenas alguns cuidados, podemos reduzir drasticamente prejuízos ao meio ambiente e ainda ajudamos no trabalho de reciclagem ou reutilização desses materiais.

A decomposição de materiais varia conforme a matéria-prima. Seja plástico, vidro, alumínio ou papelão, cada um tem um tempo que deve ser levado em conta na hora do descarte. Dessa forma, evitamos mais danos ao meio ambiente ao realizar o descarte adequado do nosso lixo.

O tempo de decomposição do lixo na natureza

O tempo de decomposição dos materiais na natureza varia bastante. Materiais como o vidro podem levar centenas de anos para desaparecer completamente do ambiente. Já materiais mais leves, como o papel, levam somente alguns meses. Por isso, se informar sobre os principais tipos é uma etapa necessária.

Independentemente do tempo de decomposição dos materiais, qualquer coisa que seja jogada sem os devidos cuidados vai causar danos ao ambiente e aos seres vivos. Por isso, é muito importante ter atenção e colaborar com o planeta e com o meio ambiente. Confira mais dicas a seguir!

Materiais que demoram mais para se decompor

A borracha, o vidro e o plástico estão em primeiro lugar no ranking de tempo de decomposição dos materiais mais longos. O vidro, por exemplo, pode levar mais de mil anos para se decompor. Por isso, redobrar a atenção ao descarte é extremamente necessário.

O tempo de decomposição de plástico utilizado em embalagens pode chegar até 450 anos, fazendo com esse material seja um dos vilões mais poluidores atualmente. A borracha tem um tempo indeterminado, e o alumínio pode chegar até 200 anos para se decompor. Muito tempo para ser jogado sem o devido cuidado, não é mesmo?

Sabendo como realizar o descarte corretamente e o tempo de decomposição dos materiais, podemos evitar prejuízos a muitas gerações futuras e sistemas naturais inteiros. Até mesmo o filtro de um cigarro demora mais de cinco anos para se decompor quando jogado no meio ambiente de forma inadequada.

Plásticos afundando na água.

Materiais que se decompõem rápido

Nem todos os materiais descartáveis demoram tanto tempo para se decompor. Entre os materiais com um tempo de decomposição mais rápido, os tecidos orgânicos, por exemplo, levam entre seis meses e um ano no processo. Entender o tempo de decomposição dos materiais é super importante para a natureza.

A decomposição do lixo composto basicamente por papel não demora muito, chegando a seis meses, no máximo. Apesar do pouco tempo que leva para se decompor, o ideal é fazer o descarte por meio de um programa reciclável, já que é um material bastante adequado para reutilização.

O correto descarte do lixo

O descarte correto do lixo é a forma de garantir que o material vai ser processado de forma correta. Assim, garantimos a reciclagem do que é possível reciclar e o descarte correto do que não pode ser reutilizado, evitando grandes prejuízos ambientais.

Tudo começa em casa, com a separação pelo tipo de lixo, o que costuma influenciar bastante o tempo de decomposição dos materiais. Geralmente, separamos lixo orgânico, papelão, plástico e vidro em bolsas diferentes. Depois, depositamos cada material no lixo correto.

Devemos evitar jogar lixo em locais que não são apropriados para receber esse tipo de material, como vias públicas ou terrenos baldios. Assim, evitamos o acúmulo de dejetos que podem ser vetores de doenças ou nocivos à saúde de homens e animais, além de evitar entupimento de bueiros durante as chuvas.

Dessa forma, você garante que a reciclagem do lixo seja possível e colabora com um estilo de vida mais sustentável. Se você se interessa pelo tema, busque pontos de descarte na sua cidade e procure mais informações sobre formas possíveis de reciclar materiais de maneira sustentável.

Contribua doando móveis e outros produtos velhos

Há sempre uma saída para materiais que você não deseja mais. Uma dessas opções é a doação. Sim, sabe aquele móvel velho que você acha que não serve mais para nada? Experimente buscar lugares que aceitam esse tipo de doação, seja para aproveitamento ou reforma e revenda.

A doação facilita e renova o ciclo de reutilização de materiais, reduzindo o consumo e criando uma economia circular e mais sustentável. Mesmo que um móvel velho não possa ser reformado para o mesmo uso, ele pode servir para compor outra peça ou item necessário para o nosso dia a dia.

Aprenda mais sobre sustentabilidade no blog do Tenda!

Não é somente sobre o tempo de decomposição dos materiais que você pode aprender. No blog do Tenda, você se informa sobre sustentabilidade, bem-estar, bebês e as novidades mais recentes no mundo do empreendedorismo. Preparamos tudo para você!

Além de se informar, você ainda aproveita as ofertas do Tenda Atacado para abastecer sua casa com os melhores produtos. Confira as promoções especiais no setor de bazar, tenha mais praticidade e economia na compra pelo celular e receba tudo diretamente em casa!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP