Descarte de plástico: como fazer e qual sua importância para o meio ambiente?
O impacto do plástico no planeta já é visível: existem concentrações desse material tanto em terra quanto no oceano. Portanto, apesar de ser um elemento fundamental para as cadeias de produção e consumo, o uso e descarte de plástico devem ser feitos conscientemente por sociedade, governo e empresas.
Saber sobre os processos de descarte e reciclagem de plásticos é uma boa maneira de começar a mudar seus hábitos e contribuir para o meio ambiente. Neste texto, você vai saber mais sobre o descarte de lixo plástico e suas vantagens. Confira!
O que é o plástico?
Muito provavelmente, você utiliza plástico no seu dia a dia, como em embalagens, objetos de casa e até mesmo roupas. Contudo, como definir o que é o plástico?
O plástico é o resultado de processos químicos realizados com o petróleo. Essa matéria-prima pode ser transformada em diversos materiais, e um deles é o polímero, o principal material orgânico na composição do plástico.
Principais tipos de plástico
Os polímeros, advindos do petróleo, podem resultar em diferentes tipos de plásticos, cada um deles utilizados em diversas aplicações no nosso dia a dia e na indústria. Veja a seguir as mais comuns:
- PET (polietileno tereftalato): um dos tipos mais usuais de plástico. É utilizado em frascos, garrafas, embalagens de cosméticos e fibras têxteis, como o tecido poliéster;
- PEAD (polietileno de alta densidade): um plástico de alta resistência. Compõe embalagens de produtos químicos e de limpeza, tubulações, tanques de combustível de carros etc.;
- V ou PVC (policloreto de vinila): também é resistente e suporta altas temperaturas. Está presente, por exemplo, em calçadas, materiais hospitalares e brinquedos;
- PEBD (polietileno de baixa densidade): um plástico flexível e leve. É utilizado em embalagens de alimentos, sacos de lixo e rótulos, por exemplo;
- PP (polipropileno): inquebrável, transparente e brilhante. É usado na composição de potes, fraldas, seringas descartáveis, embalagens de alimentos etc.;
- PS (poliestireno): um dos mais utilizados tipos de plástico. Está presente, por exemplo, em potes de iogurtes, frascos, pratos, tampas e copos descartáveis.
É importante conhecer essas categorias para fazer o descarte correto de plástico, uma vez que cada tipo exige descarte e processo de reciclagem específicos. Veja mais a seguir.
Vantagens do descarte correto de plástico
O descarte incorreto do plástico afeta negativamente o meio ambiente e a sociedade como um todo. Pensando nisso, confira algumas das principais vantagens de aderir ao hábito do descarte correto:
- previne impactos ambientais, com menos presença do material no meio ambiente;
- gera mais oportunidades de empregos, já que o setor de reciclagem é impulsionado;
- promove o consumo consciente, uma vez que as pessoas compreendem melhor a cadeia desse material;
- possibilita mais economia de recursos ambientais. Em vez de produzir mais plástico, é possível utilizar plástico reciclado na composição de novos produtos.
Como descartar o plástico corretamente em casa?
O descarte de plástico precisa considerar alguns fatores, como a categoria do material. O contexto de uso também faz diferença, sendo importante observar se ele é empresarial, doméstico ou industrial.
No caso de uso doméstico, embalagens plástica e roupas de materiais como poliéster perdem a utilidade com o tempo. Nesse caso, é preciso pensar sobre o destino delas e sua consequência para outras pessoas e o planeta.
O descarte de embalagens plásticas na natureza gera efeitos irreversíveis. Portanto, confira a seguir como evitá-lo e inserir na rotina o hábito sustentável do descarte correto.
1) Pense sobre seu consumo
Antes de começar a destinar os plásticos para reciclagem, reflita sobre seus hábitos de consumo. Suas compras poderiam ser reduzidas? Você conseguiria economizar no uso de determinados produtos?
Muitas vezes, a economia no consumo já é a melhor atitude para poupar recursos naturais, inclusive o plástico. Então, reduzir e reutilizar itens é ainda melhor, quando possível. Por exemplo, uma embalagem de alimento já utilizada pode servir de recipiente para um produto de limpeza.
2) Não jogue resíduos em locais inapropriados
Jamais descarte qualquer tipo de lixo gerado em casa em locais inapropriados, como rua, calçada, lixões e áreas verdes. Também não jogue fora embalagens ou outros itens em vasos sanitários e pias.
Caso não haja serviço de coleta porta a porta na sua cidade, busque o posto de coleta seletiva mais próximo de seu endereço. Ele é ideal para você utilizar como local de descarte de resíduos.
3) Separe os resíduos domésticos
O lixo gerado em casa precisa ser separado por categoria. As principais são:
- plástico;
- papel;
- vidro;
- metal;
- madeira;
- perigosos ou contaminados;
- orgânico;
- não recicláveis.
Portanto, antes de fazer o descarte de plástico, separe todos os resíduos produzidos e os identifique. Assim, o serviço de coleta de lixo já reconhece as categorias e procede da melhor forma com cada tipo.
4) Higienize os itens plásticos
No caso dos plásticos, não os descarte antes de higienizar suas embalagens. Por exemplo, não jogue fora potes com restos de alimentos. O mesmo vale para embalagens de produtos de limpeza, cosméticos e outros objetos que podem conter algum tipo de produto.
Para fazer a limpeza desses itens, utilize água de reúso, como a coletada da chuva ou mesmo a usada na limpeza da casa. Esta última só deve ser considerada caso não haja produtos químicos misturados.
5) Considere os tipos de plástico
Grande parte dos plásticos são recicláveis, mas existem algumas exceções. Os plásticos do tipo PP (polipropileno), como os presentes em embalagens de bolachas e salgadinhos, não têm um processo de reciclagem largamente utilizado. Nesse caso, o plástico precisa estar junto do lixo não reciclável.
Há outros tipos de produtos feitos de PP que se enquadram na categoria dos não recicláveis. Entre eles, pode-se citar: espumas, absorventes, tomadas, celofane, adesivos, peças de eletrônicos e mais.
Os demais podem ser separados e identificados como plásticos. O serviço de reciclagem vai fazer com cada um deles o reprocessamento mais indicado conforme a categoria.
Descarte em empresas
Em empresas, o descarte de resíduos precisa estar dentro de um planejamento de ações corporativas operacionais e sustentáveis. Nesse caso, é importante ter as lixeiras de coleta seletiva para o descarte de embalagens plásticas e demais tipos de lixo. Também é importante criar processos claros de incentivo ao uso e descarte conscientes.
Tenda Atacado: em prol da sustentabilidade
O descarte de plástico é uma atitude sustentável. O Tenda Atacado é seu parceiro na hora de pensar no planeta: ele oferece produtos de excelência e com preços que cabem no seu bolso. Confira nosso catálogo!