Entenda porque o marketing é importante para as empresas

Tenda, Postado em 27 de agosto de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Qual é a função do marketing em um negócio? Caso você seja empreendedor e ainda tenha dúvidas sobre o papel dessa área, o Tenda Dicas vai explicar porque o marketing é importante e como ele pode ser decisivo para o crescimento e a conquista de novos clientes.

É certo que o desejo de um empresário, independentemente do tamanho do negócio, é entender o seu público para conseguir um consumidor fiel. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é saber sobre a importância do marketing.

Dessa forma, se você planeja entrar de cabeça nesse mundo, antes mesmo de entender porque o marketing é importante, é preciso se perguntar o que é essa área.

Afinal, o que é marketing?

A finalidade do marketing é, justamente, estudar o mercado atual para entender as necessidades e o comportamento do consumidor, mas como essa informação vai ajudar a vender mais?

Ao conhecer as dores dos seus clientes, você pode solucioná-las de um jeito mais assertivo e atraí-los cada vez mais, ofertando um produto ou até mesmo uma experiência.

O estadunidense Philip Kotker, um dos grandes estudiosos da área, define o marketing como a “identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. É a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo um relacionamento lucrativo com eles”.

Objetivo do marketing

Assim, o marketing empresarial tem o objetivo primordial de realizar desejos e satisfazer necessidades dos clientes. Ou seja, a ação vai muito além de uma simples venda.

Já deu para perceber porque o marketing é importante, não é mesmo? É possível se perguntar como isso se efetiva na prática e como esse conhecimento pode auxiliar você a empreender melhor.

Como o marketing pode ajudar o seu negócio?

Uma das principais falhas de um empreendedor é não acompanhar as tendências, não só do seu nicho de atuação, mas do mercado como um todo. Esse deveria ser o primeiro passo para aqueles que querem se aventurar nesse desafio.

Durante a pandemia, podemos observar o crescimento de uma área que faz parte do universo do marketing. Quem acompanha as novidades, já sabe sobre o que estamos falando: a importância do marketing digital nos dias de hoje.

A Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil mostrou que o número expressivo de 94% das empresas têm o marketing digital como estratégia de crescimento.

Assim, além de saber qual é a importância do marketing para uma organização, separamos algumas dicas para você aplicá-lo no dia a dia. São, principalmente, estratégias para o negócio digital. Confira:

porque o marketing é importante

Priorize o website

Você quer conquistar o ambiente digital? O site é o principal trunfo para isso. Muito mais do que um cartão de visita, a página serve para converter clientes e efetivar compras. Você já deve ter ouvido falar em e-commerce, não é mesmo? Quem nunca fez uma compra virtual? Hoje em dia, isso é quase uma regra.

Saiba, porém, que não basta criar um e-commerce para tudo se resolver magicamente. As estratégias de marketing podem alavancar ainda mais o negócio digital. Sabe como? Confira algumas ações:

  • melhorar a usabilidade do site em diferentes dispositivos (celular, tablet e computadores);
  • aplicar a otimização para mecanismos de buscas, o chamado SEO (Search Engine Optimization);
  • construir designs leves que não comprometam o consumo da informação.

Fique de olho no conteúdo

Além das ofertas e catálogos de produtos, como o seu site se diferencia na multidão de URLs da internet? O marketing costuma dar muito valor ao conteúdo de um site e isso tem uma explicação lógica.

É um conteúdo de valor que atrai tráfego qualificado para um site ou até mesmo para as mídias sociais, mas o que é especificamente esse conteúdo? São todas as ferramentas de comunicação com o público, seja por texto, imagem ou vídeo.

Um conteúdo de valor seria aquele que agrega ao cliente. Uma informação que tenha relevância e ajude-o a resolver questões do dia a dia.

Saiba analisar os dados e os números do site

Uma das principais vantagens da internet é a mensuração de dados. Ou seja, quase todas as ações dentro de um site e das redes sociais podem ser medidas e, posteriormente, analisadas.

Por isso, se você não acompanha esses números, perde a chance de saber a real situação do seu negócio. Quantos clientes consigo converter em um mês? Em que dia da semana eu vendo mais? Quanto tempo o usuário fica no meu site?

O marketing digital trabalha, justamente, com esses indicadores e constrói estratégias a partir deles. Por isso, se você é um empreendedor, precisa ter isso tudo em mente e na planilha.

No Dicas Tenda, você encontra mais conteúdo sobre empreendedorismo

Agora que você já sabe porque o marketing é importante, venha conferir outros conteúdos para desenvolver o seu lado empreendedor. Acompanhe isso e muito mais no blog do Tenda Atacado!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP