Natação para bebês: quais são os benefícios e quando começar
A natação é uma prática recomendada por muitos especialistas para estimular o condicionamento físico e até para resolver problemas de saúde específicos. Além disso, a natação para bebês é uma ótima escolha para estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, assim como a respiração e a circulação sanguínea.
Essa prática é muito procurada por pessoas de todas as idades e pais que desejam incluir os pequenos em atividades físicas desde cedo. Para a vantagem dos bebês, a natação tem muitos benefícios importantes que impactam diretamente no bom crescimento. Uma curiosidade é que, em muitos casos, ela pode ser feita em conjunto.
Uma dúvida comum entre muitas pessoas é: com quantos meses o bebê pode fazer natação? Essa recomendação pode variar de criança para criança e tudo requer um acompanhamento. Por isso, se você deseja saber mais sobre natação para bebês, continue lendo este artigo que o blog Tenda preparou.
A partir de quando os bebês podem fazer natação?
A idade mínima para natação para bebês é após os primeiros seis meses de vida. Nessa etapa do desenvolvimento, eles já passaram por todo o processo vacinal necessário após o nascimento e já desenvolveram o duto auditivo, muito importante para prevenir infecções e outras complicações no ouvido.
Entretanto, apesar de ser uma recomendação geral, é importante ter em mente que os bebês possuem suas especificidades. Por isso, em todos os casos, eles devem passar por uma avaliação com um pediatra para receber as recomendações adequadas em relação a quando iniciar natação para bebês.
Um especialista adequado sabe dizer se a atividade é segura para a criança logo após ao nascimento e, se não, o melhor momento para integrar essa prática na vida da criança. Caso a natação não seja recomendada, há outros tipos de atividades e brincadeiras que podem ser indicadas para bebês.
Os primeiros meses de vida dos bebês são muito importantes, pois evidenciam um processo complexo de desenvolvimento. Apesar de os bebês possuírem o chamado reflexo natatório, que permite que eles façam movimentos natatórios e fechem a respiração embaixo d’água, essa prática fica mais difícil aos poucos.
Quais são os benefícios?
Afinal, quais são os benefícios da natação para bebês? Existe uma série de objetivos buscados quando os pais decidem adotar a prática do nado na vida das crianças. Geralmente, a principal delas é o estímulo das habilidades motoras, sociais e cognitivas.
Os exercícios praticados e recomendados pelos profissionais durante as aulas de natação são voltados para fortalecer a musculatura da criança desde cedo, assim como impulsionar o equilíbrio. Esses exercícios na natação para bebês são essenciais para ajudar em hábitos do dia a dia deles, como andar e engatinhar, por exemplo.
Além disso, existem outras vantagens que não estão relacionadas aos movimentos, como estímulo do apetite, melhora na qualidade de vida e do sono, fixação de postura e conforto ao bebê, uma vez que a maioria dos ambientes de natação colocam músicas calmas durante os exercícios.
Nos casos que exigem a recomendação médica, a natação para bebês também pode auxiliar no controle da respiração. Muitos bebês diagnosticados com asma têm a natação como uma das indicações para o tratamento contínuo, uma vez que os exercícios auxiliam a troca de oxigênio e a formação do diafragma.
Dicas para garantir o conforto dos bebês na natação
Agora que você já sabe quando iniciar a natação para bebês e seus principais benefícios, preparamos algumas dicas para tornar essa atividade mais confortável e divertida tanto para os bebês quanto para os pais. É preciso considerar alguns cuidados para tornar essa prática mais segura.
A primeira delas é escolher uma escola de natação apropriada para a criança, que ofereça o suporte necessário e tenha profissionais altamente qualificados para a condução das aulas. Também é importante ter atenção quanto à qualidade da água e o tratamento no local.
Outra dica importante é garantir que o bebê esteja confortável durante todos os exercícios. Para isso, adquira roupas de banhos que não ofereçam nenhum tipo de desconforto aos pequenos e utilize fraldas especiais para evitar escapes. Nunca esqueça de levar a toalha o ou roupão para cobrir o bebê.
Além disso, mesmo com a indicação do pediatra para praticar esse esporte, mantenha um acompanhamento com o profissional para entender as principais necessidades da criança. Assim, você garante que o desenvolvimento dela vai ser satisfatório e ela vai ter um crescimento saudável.
Confira outras dicas importantes aqui, no blog do Tenda Atacado!
Como visto, a natação para bebês é uma grande aliada da saúde dos pequenos, não é mesmo? Por isso, iniciar o esporte quanto antes pode ser muito benéfico para o desenvolvimento do ser humano. Entretanto, é uma prática em que não há limite de idades, o que faz com que nunca seja tarde para iniciar.
Quer receber mais dicas como essa para o seu dia a dia? No blog do Tenda Atacado, você acompanha diversos artigos sobre a saúde de bebês e uma série de dicas para tornar o cotidiano mais simples. Aproveite!