Novembro Azul: por que é tão relevante?

Tenda, Postado em 19 de julho de 2023 | 3 min de leitura
homem segurando fita novembro azul

De natureza lenta e silenciosa, o câncer de próstata é um dos tipos mais incidentes no Brasil. Tendo homens com idade acima de 50 anos como público-alvo, a conscientização sobre a doença passou a ter um mês específico de campanha, conhecido como Novembro Azul.

Aqui no blog do Tenda Atacado, você vai saber como uma brincadeira originou a ação de combate ao câncer de próstata, conhecida também como mês azul. Você também vai conhecer os sinais e cuidados que devem ser considerados para um diagnóstico precoce da doença.

O que é essa data?

Novembro Azul: o que é? Ele começou como um desafio entre amigos. Em 2003, os australianos Travis Garone e Luke Slattery tiveram a ideia de estimular o maior número de amigos a deixar o bigode crescer no mês de novembro.

A brincadeira tomou outro rumo quando os idealizadores associaram o crescimento do bigode à arrecadação de fundos para a saúde masculina. Na época do desafio, o mês de novembro na Austrália já era tido como período de campanha sobre a saúde da próstata.

Esse desafio ficou conhecido como Movember, nome originado a partir da união das palavras bigode e novembro em inglês (moustache e november, respectivamente). Ele se tornou uma campanha que mobilizou homens e mulheres australianos e se espalhou pelo mundo todo.

Mas por que Novembro Azul? A partir da fama do movimento, alguns símbolos começaram a caracterizar a campanha iniciada na cidade de Melbourne. As bandeiras que destacaram mundialmente a ação foram as camisetas azuis e o bigode.

O que se sabe sobre o câncer de próstata

Antes de falarmos sobre a doença que marca o Novembro Azul, é necessário relembrar que a próstata é uma glândula presente no sistema reprodutor masculino.

Ela é responsável por produzir o líquido prostático que, quando combinado ao líquido seminal, forma 90% do sêmen. Outra função importante dessa estrutura é evitar que a urina saia durante a ejaculação.

O câncer de próstata surge também como uma resposta a estímulos genéticos e ambientais. O crescimento anormal das células presentes na glândula dá início à mudança de tamanho do órgão, localizado abaixo da bexiga.

Tabagismo

Alguns fatores de risco podem ser considerados indicadores para esse quadro. Entre eles, o hábito de fumar é um estímulo ao desenvolvimento de neoplasias, ou seja, o crescimento anormal de células no organismo.

Dieta

O consumo intenso de laticínios gordurosos pode ampliar o risco ao câncer de próstata. Na lista de hábitos alimentares que comprometem a saúde da próstata, soma-se também o consumo de álcool em excesso.

Hereditariedade

Ter parentes de primeiro grau diagnosticados com esse tipo de câncer antes dos 60 anos amplia em até duas vezes o risco de o paciente também ter essa doença no futuro. O histórico familiar deve ser considerado um indício para a consulta com especialistas e a realização regular de exames preventivos.

Homem com camiseta azul e fita azul representando novembro azul

Sintomas

O câncer de próstata pode ser identificado a partir de alguns sintomas característicos que o próprio paciente consegue perceber. Por isso, ele deve ficar atento para consultar um especialista, caso necessário. Entre os mais comuns, estão:

  • dificuldade de urinar, bem como a demora em começar e terminar o processo;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Para identificar tumores nessa glândula, recorre-se ao exame de toque, realizado com frequência em homens acima de 50 anos. Outra avaliação que pode contribuir para um diagnóstico mais preciso é o Exame de PSA, com o qual se mede a quantidade de Antígeno Prostático Específico (PSA), uma proteína produzida pela próstata. No entanto, para a confirmação de câncer, é necessário realizar uma biópsia.

Tratamento

O câncer de próstata pode ser tratado de diferentes formas. É necessário agir quanto antes para que o tumor não atinja outros órgãos, o que é conhecido como metástase.

Alguns tratamentos reconhecidos são a cirurgia oncológica, a radioterapia e a observação vigilante, que se configura como o monitoramento do paciente. A escolha do melhor procedimento é realizada de acordo com indicação clínica a partir da análise sobre o avanço da doença.

Modos de prevenção

A prevenção ao câncer de próstata no Novembro Azul está especialmente ligada à mudança de hábitos. Isso porque a doença está associada, em parte, a estilos de vida prejudiciais ao organismo.

A atividade física é um dos métodos para iniciar a busca pela longevidade da saúde. Assim como o câncer, outras doenças não crônicas também são evitadas a partir de práticas como a redução de bebidas alcoólicas e a suspensão do cigarro.

Por isso, atente-se ao peso e aos hábitos diários. Junto a isso, recorra a profissionais físicos que possam ajudar você a implementar uma rotina de exercícios adequada ao seu dia a dia.

Novembro Azul no Brasil

No Brasil, o Novembro Azul começou com a iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2011. Apesar de ser uma campanha que dura o mês inteiro, a data que marca o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é 17 de novembro.

Seguindo o calendário promovido pelo Ministério da Saúde, o Sistema Universal de Saúde (SUS) atende homens pelo aconselhamento e encaminhamento a unidades especializadas em tratamento oncológico de maneira gratuita. Para ter acesso a especialistas e informações sobre tratamento e prevenção, vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa.

Tenda Atacado: no combate ao câncer de próstata

Aqui no Tenda Atacado, você encontra os produtos ideais para a sua mudança de hábitos e de rotina, além de dicas imperdíveis. Acesse o catálogo e encontre opções válidas para uma vida ainda mais saudável.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP