O que é ESG? Saiba como essa sigla pode ditar o mercado futuramente
Nas últimas duas décadas, três letras ficaram conhecidas por representar novas práticas que marcariam o desenvolvimento do setor corporativo. No entanto, para além das palavras que formam esse conjunto de ideias, o que é ESG?
ESG une os pilares de Meio Ambiente, Social e Governança, do inglês Environment, Social e Governance, respectivamente. Essa sigla define as diretrizes necessárias para se atingir a sustentabilidade no atual momento do mercado.
Continue lendo o blog do Tenda Atacado para saber o que é ESG e descobrir a essência por trás dessas ações. Elas podem revelar mudanças acentuadas no comportamento das empresas em relação ao seu desenvolvimento e ao da sociedade nos próximos anos.
Origem
As políticas ESG se originaram a partir de um projeto da Organização das Nações Unidas e do Banco Mundial em 2005. Na época, um grupo de nove países e vinte instituições financeiras se reuniram para discutir ações conscientes sobre o futuro ambiental e social do planeta.
Após a pandemia da covid-19, que marcou o mundo em 2020, o Fórum Econômico Mundial ocorrido em Davos retomou o debate sobre o uso dessas práticas.
Assim, ao se perguntar o que é ESG, é importante lembrar que essa noção surgiu dentro do universo de investimentos. Portanto, ela diz respeito aos aspectos econômicos que rondam o mercado corporativo, sempre associados à ESG sustentabilidade.
No nível interno, a sigla se refere às ações alcançadas por uma empresa com a construção de uma estratégia baseada em práticas sustentáveis. Já no âmbito externo, as políticas ESG são consideradas métricas do mercado para avaliação do desenvolvimento de uma empresa.
Conceito de ESG a fundo
Para compreender melhor o que é ESG e sua importância para as empresas, é preciso aprofundar o significado de cada termo. Confira um pouco mais abaixo:
Environmental (Meio Ambiente)
A pauta ambiental tem se tornado um dos pilares mais relevantes na construção de uma empresa. Isso se deve ao fato de que as perspectivas climáticas apresentadas por especialistas ao longo dos últimos anos indicam que o aquecimento global continua sendo alimentado pelas emissões de carbono.
Sendo assim, a necessidade de redução de 45% de emissões até o ano de 2030 se tornou um ponto norteador para o crescimento das indústrias. Por isso, empresas de 70 países, que representam quase 80% do lançamento de gases à atmosfera, têm se comprometido com a missão de reduzir o nível de carbono emitido no meio ambiente.
Existe ainda outros dois pontos de atenção a esse novo modelo de comportamento ambiental do mercado. Eles são a redução do uso de recursos hídricos e o controle de resíduos produzidos por uma corporação.
Social (Social)
Nesse fundamento, difunde-se a relação da empresa com seus stakeholders como uma das orientações essenciais para o crescimento sustentável. Ou seja, ao definir seus valores, a instituição deve levar em consideração todos os que, de alguma forma, se interessam ou são impactados pelo potencial do negócio.
Assim, é possível pensar na evolução corporativa vinculada à ideia de comunidade e ao impacto da cadeia produtiva dessa empresa dentro da sociedade. Os objetivos são atingidos quando há equilíbrio entre os interesses dos dois lados.
Governance (Governança)
Esse pilar corresponde à construção de uma empresa transparente. Assim, as práticas sustentáveis também devem direcionar a conduta corporativa, a auditoria dos valores declarados pelo negócio e a gestão interna da empresa.
Investimento em ESG
A relevância do tema é tamanha que alguns fundos de investimento apostam em empresas com valores baseados nas práticas ESG. Atualmente, nas Bolsas de Valores das grandes potências mundiais, já estão em destaque os índices que consideram a performance de instituições com base no Pacto Global da ONU.
Um indicador ESG presente na Bolsa de Valores brasileira é o Índice S&P/B3 Brasil ESG. Ele marca a relevância de empresas que apostam nos critérios de sustentabilidade e buscam cumpri-los.
Como aplicar práticas ESG
Algumas etapas são essenciais para garantir o desempenho de uma empresa com base no conceito ESG. Para começar, é necessário que a marca busque referências. Dessa forma, é possível encontrar acertos e erros de instituições que já estão empenhadas em práticas de sustentabilidade.
Não importa se as empresas estudadas são de outros setores. O mais importante é observar o desenvolvimento corporativo obtido com base nas diretrizes do Pacto Global e nas recomendações acordadas entre os países participantes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
O que é ESG nas empresas significa também traçar um plano de ação para que a transição dos valores institucionais caminhe com a evolução do negócio. Assim, é possível destacar os pontos de oportunidade e risco de uma corporação ao implementar novas regras. Além disso, torna-se viável obter uma medida sobre os efeitos da mudança a partir de um acompanhamento estratégico.
A comunicação desses pontos por meio de campanhas e canais de comunicação empresarial garantem que a transformação da perspectiva institucional seja acompanhada pela sociedade. Essa ação favorece a expansão das práticas ESG no mercado e destaca o desempenho da empresa em seus objetivos, gerando fidelidade à marca.
Tenda Atacado: nosso compromisso também é com a sustentabilidade!
Agora você já sabe o que é ESG. O Tenda Atacado também está comprometido com as diretrizes sustentáveis que impactam os nossos colaboradores e a sociedade.
Aqui no Tenda, as atividades refletem uma mentalidade mais sustentável, tendo como objetivo o desenvolvimento de práticas mais saudáveis para todo o planeta. Conheça nossa marca e não perca as ofertas!