O que é Pix e como ele pode influenciar o seu negócio?
Se você tem um comércio ou é um prestador de serviços, saber o que é Pix pode facilitar muito o seu dia a dia. Esse sistema de pagamento foi criado pelo Banco Central e tem diversas vantagens, como a transferência 24h.
Essa ferramenta substitui formas de pagamentos tradicionais. Se você quer saber como funciona o Pix e conhecer mais sobre essa funcionalidade, continue a leitura deste artigo!
Pix: o que significa?
Mesmo ouvindo muito esse termo, talvez você ainda não saiba como foi criado o Pix. Criado pelo Banco Central e lançado em 2020 em todo o país, o objetivo desse serviço é dar mais praticidade às transações financeiras.
Mas o que é Pix? É uma forma de pagamento, que junto a TEDs, DOCs e cartões, oferece para pessoas e estabelecimentos a chance de transferir valores ou receber quantias de forma prática.
Um ponto positivo do Pix é que as movimentações acontecem em menos de dez segundos e podem ser feitas pelo aplicativo do banco de sua preferência. Sendo assim, as transferências são efetuadas em qualquer dia e horário.
Esse serviço é oferecido como meio de pagamento por bancos, máquinas de pagamentos e empresas do setor financeiro (fintechs). Viu como é fácil e simples entender o que é Pix?
Como criar um?
A primeira coisa que você precisa para criar o Pix é cadastrar uma chave, que funciona basicamente como um identificador da conta que receberá o pagamento. Essa identificação pode ser feita com endereço de e-mail, número do telefone celular ou CPF/CNPJ.
Outra opção é a chave aleatória, que não precisa de nenhum dado pessoal. O próprio sistema do banco é capaz de gerar um código com números, letras e símbolos variados para identificar a conta que recebe o dinheiro.
Lembrando que, para cadastrar a chave, você precisa usar um dos canais de atendimento oficiais, como o do seu banco de preferência ou da instituição financeira, desde que já tenha uma conta. Em caso de dúvidas, vá até uma agência física para receber orientação. Com o cadastro em mãos, é hora de saber como usá-lo!
E o modo de usar?
Agora que você já criou a sua chave, é hora de aprender como usar o Pix. Já adiantamos que não é uma transação complicada. Porém, assim como qualquer procedimento bancário, é necessário ter atenção para não efetuar ou receber pagamentos errados.
Para enviar um pagamento, é só acessar o aplicativo da sua agência bancária, clicar em “Pagar ou Enviar”, informar a chave Pix e inserir o valor. Depois, é só colocar a sua senha eletrônica e pronto! Ah! Uma dica importante é enviar o comprovante para que o recebedor tenha a certeza de que a transferência foi realizada com sucesso.
Ainda há possibilidade de usar o QR Code estático, que possibilita vários recebimentos. Assim, você pode deixar ele visível para a hora de receber o valor de todos os compradores. Essa última opção é a mais recomendada caso você tenha um comércio, por exemplo.
De que modo ofereço o Pix para meus clientes?
Comece a oferecer o Pix como um modo de pagamento para os seus clientes por meio de um QR Code. Ele que pode ser colado no balcão do caixa ou fixado em alguma parede de destaque.
Assim que o valor do pagamento for definido, seu cliente escolhe a opção de Pix no aplicativo dele, tira uma foto do código e pronto! Isso facilita para os dois lados.
Vantagens do Pix para o seu negócio
Entender o que é pix pode influenciar o seu negócio de maneira positiva. Afinal, ele permite pagamentos com rapidez, proporcionando ainda mais comodidade para muitos consumidores. Além disso, eles não precisam pagar nada para usar o serviço, o que pode impulsionar as vendas online.
Outro benefício é que ele pode contribuir para a redução da dependência de dinheiro em espécie. Em geral, isso é mais seguro para as empresas, reduzindo os riscos associados ao manuseio de dinheiro e ao roubo.
Vantagens do Pix para o cliente
A ausência de taxas não é o único benefício do Pix para o cliente. Ele ainda tem outras vantagens, como a praticidade para transferir dinheiro e pagar contas em estabelecimentos físicos e online.
Além disso, as transações têm um alto nível de segurança. Elas contam com protocolos de criptografia e autenticação que protegem as informações financeiras dos clientes.
Alguns bancos permitem o agendamento do Pix para um momento futuro, o que pode ser útil para programar pagamentos e transferências. Sem contar que substitui a necessidade de preenchimento de boletos e outros métodos mais demorados.
Invista no seu negócio com os produtos do Tenda
Depois de entender o que significa Pix, que tal abastecer o seu estoque com a nossa loja? Com nossos produtos, você oferece qualidade em seu negócio e ainda encontra preços imperdíveis.
Conte com o Tenda Atacado para fazer suas compras! Em todas as lojas, você encontra os ótimos produtos que merece. Além disso, em nosso blog, você tem acesso a outras dicas para alavancar ainda mais o seu negócio.