Principais tipos de vinagres para culinária que você precisa conhecer
Um ingrediente bastante popular na mesa dos brasileiros é o vinagre, mas você sabia que existem variados tipos de vinagre? Conhecer cada um é importante, tanto pelos benefícios para a saúde como para entender como fazer a combinação perfeita em sua receita.
Se você quer entender para que serve o vinagre e os tipos adequados para cada receita, preste atenção nas dicas a seguir. Aqui, você vai conferir o guia completo sobre esse tipo de ingrediente e aprender a deixar as suas refeições mais saborosas.
Por que é importante conhecer os diferentes tipos de vinagre?
O vinagre é um tipo de condimento geralmente associado ao uso em saladas. Mas ao conhecer os diferentes tipos de vinagre, você aprende que é possível explorar diversas possibilidades na cozinha.
Além disso, os tipos de vinagre têm sabores diferentes, o que influencia no toque final da refeição. Você sabia que esse condimento também oferece inúmeros benefícios para a saúde? Dessa forma, você pode associar cada tipo à sua dieta para obter melhores resultados.
Está duvidando que esse condimento possa ser usado em outras receitas além daquela salada básica? Confira aqui como aprender a fazer uma panceta pururuca e veja como o vinagre pode dar um toque especial nos seus pratos.
Conheça os tipos de vinagres que existem
Os tipos de vinagre que existem são: maçã, álcool, champagne, arroz, balsâmico, vinho tinto, vinho branco e os aromatizados. Cada um tem relação com os ingredientes que constam nele.
Assim como a variação de nomes, cada um tem um sabor bem específico. Por isso, ter esse tipo de conhecimento pode ajudar você a inovar na cozinha. Afinal, o vinagre não precisa ser usado apenas em saladas e não há por que ter medo de testar.
A seguir, confira alguns dos vinagres mais comuns no Brasil. Veja quais são os benefícios, como podem ser usados e algumas dicas de receitas. Assim que terminar de ler, não deixe de testar uma delas, ok?
Vinagre de maçã
O tipo mais comum com certeza é o vinagre de maçã. Ele é um produto do processo de fermentação utilizado para fazer o açúcar de maçã. Por isso, apesar de ser conhecido pelo sabor azedo, tem aquele fundo levemente adocicado. Dessa forma, não tem um sabor tão forte para quem tem um paladar sensível.
Esse tipo de vinagre é famoso por ser rico em antioxidantes, o que é bom para a saúde. Além de ser usado em saladas, também é apropriado na utilização em molhos. Confira o exemplo de receita abaixo.
Molho com vinagre de maçã
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural;
- 1 colher (sopa) de mostarda dijon;
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã;
- sal a gosto;
- pimenta vermelha a gosto;
- suco de limão a gosto.
Modo de preparo:
- coloque os ingredientes em um recipiente e misture com a ajuda de uma colher;
- sirva à parte.
Vinagre balsâmico
O vinagre balsâmico é um dos tipos mais caros, o que se deve principalmente ao modo de produção. Ele é derivado de um tipo de uva, que é colocada em barris de carvalho para envelhecer. Muito parecido com a produção de vinho, não é mesmo? Depois disso, ele fica armazenado ali por um tempo até poder ser consumido.
O líquido desse vinagre é um pouco mais denso e seu sabor é mais intenso, motivo pelo qual é considerado um ótimo tipo para receitas de doces, por exemplo. Também é conhecido por ajudar a regular o açúcar no sangue, sendo uma boa opção para quem tem dificuldades de controlar a vontade de comer doces.
Vinagre de arroz
Já experimentou vinagre de arroz? Esse não é o tipo mais popular na culinária brasileira, mas é muito utilizado na comida asiática. Se você frequenta esse tipo de restaurante, com certeza já sentiu o gosto desse condimento.
Com fermentação feita a partir do próprio arroz, esse é um dos tipos de vinagre mais doce. Mas o arroz oriental não é sua única utilização. Veja esta receita saborosa com inhame!
Salada de inhame cru
Ingredientes:
- 1 a 2 inhames descascados e picados;
- cranberries inteiros e secos (quantidade a gosto);
- copo de 170 ml com nozes picadas;
- óleo grapeseed;
- 3 colheres de sopa de vinagre de arroz;
- 3 colheres de suco de limão;
- ½ colher de chá de semente de erva-doce;
- pimenta-do-reino moída (a gosto);
Modo de preparo:
Misture o inhame, os cranberries e as nozes em uma tigela grande. Depois, combine óleo, vinagre, suco de limão, erva-doce e pimenta em uma jarra com tampa. Cubra e agite até obter uma mistura homogênea. Despeje o molho sobre a mistura de inhame e mexa bem. Coloque na geladeira pelo menos 30 minutos e sirva.
Vinagre de álcool
Por último, o vinagre de álcool, conhecido também como vinagre branco, é bastante popular. Ele é produzido através da cana-de-açúcar e tem um sabor neutro. Seu uso é indicado para receitas de carnes, molhos e conservas.
Para qualquer um dos tipos que você utilizar, é muito importante seguir as orientações no rótulo da embalagem para uma boa conservação. Assim, você não terá problemas com alterações do sabor.
Tenda Atacado: o vinagre que você precisa está aqui
Agora que conhece quais são os tipos de vinagre e para que servem, com certeza não terá erro em suas receitas. Você irá se surpreender com a diferença que o toque desse condimento faz!
Se você não tem nenhum aí na sua casa, no Tenda Atacado você encontra todos os vinagres que precisar. Confira as variedades e ofertas em nossa loja online e faça o seu pedido.