Qual o melhor óleo para cozinhar? Conheça algumas opções

Você sabia que existem diversos tipos de óleos e que alguns não podem ser usados na fritura de uma batata frita, por exemplo? Para que você fique se perguntando qual o melhor óleo para cozinhar em uma das várias prateleiras do supermercado, que tal ler o conteúdo a seguir?
No blog do Tenda Atacado você encontra diversos conteúdos para te ajudar a escapar daquela situação muitas vezes constrangedora de perguntar no mercado qual o óleo mais saudável. Veja mais abaixo.
Quais óleos posso usar para cozinhar?
Manter uma dieta saudável não é uma tarefa fácil, seja pela grande quantidade de tentações nas despensas de casa ou pelas gorduras escondidas nos produtos ditos saudáveis. Mas o que não dizem com frequência é que o corpo humano precisa dessa energia que vem da gordura insaturada (saudável).
Por isso, na hora de escolher qual o melhor óleo para cozinhar, fique atento às informações nutricionais na embalagem. Essa é uma dica que pode te ajudar na maioria dos casos. Agora, se você quer conhecer o nome dos produtos com os menores valores de gordura saturada, veja a lista a seguir.
Óleo de coco extravirgem
Já ouviu falar em receitas em que você pode cozinhar com óleo de coco? Pois então, esse é o primeiro tipo de produto que você consegue incluir nos pratos do seu dia a dia.
Apesar de ser composto quase integralmente por gorduras, em sua maior parte saturada, esse tipo de óleo extravirgem é facilmente absorvido por seu corpo, transformando a gordura em energia.
Azeite de oliva virgem
Entre os tipos de óleos mais comuns nas dispensas dos brasileiros está o azeite de oliva virgem, mas o que poucos sabem é que ele é um ingrediente fundamental para uma dieta saudável.
Ideal para você, que tem mau colesterol e quer investir em uma alimentação que promova o combate a esse diagnóstico, esse azeite de oliva é barato e ainda pode ser usado em altas temperaturas.
Óleo de abacate
Outra opção que você pode adicionar às suas receitas mais tradicionais é o óleo de abacate. Tendo a mesma composição que o azeite de oliva, mas com menos gordura saturada, ele se torna um produto mais saudável para fritar o seu filé de frango na hora do almoço.
Óleo de palma
Se ainda estiver se perguntando sobre qual o melhor óleo para cozinhar, conheça outra opção: o óleo de palma, também conhecido como azeite de dendê. Indicado somente para preparos que requerem o cozimento do alimento, essa é uma alternativa bem polêmica.
Rico em gordura saturada, ele ainda é uma opção saudável, já que sua composição é natural. Mas lembre-se de não consumir com muita frequência, pois pode aumentar a sua taxa de colesterol.
E quais óleos não devo usar em minhas receitas?
Como você pôde perceber, existem diversas opções de produtos que podem entrar na sua lista para decidir qual o melhor óleo para cozinhar. Mas antes de tomar uma decisão definitiva, é importante, também, conhecer o “outro lado da moeda”.
Apesar de comum nas prateleiras das casas dos brasileiros, o óleo de soja é o principal item que você deve evitar na hora fritar ou cozinhar um alimento. Isso porque ele passa por um processo de refinamento, que elimina os ácidos graxos e substância fenólicas — essenciais para que a fumaça da fritura não vire uma toxina.
Você já deve ter ouvido falar que o óleo de canola é bom para saúde, não é mesmo? Mas não é a mesma coisa quando falamos das receitas do dia a dia. Quando em altas temperaturas, ele acaba soltando uma fumaça que, se aspirada, é extremamente tóxica.
Outro produto muito comum e que muitas pessoas usam em cozimentos de carnes e legumes é o azeite extravirgem. Apesar de ser um produto muito interessante para temperar saladas e outras receitas cruas, quando elevado ao fogo ele perde todas as suas propriedades benéficas, como ajudar com problemas no coração.
Tire suas dúvidas com quem entende: conheça o nosso blog
Depois de ler esse conteúdo, você já sabe qual o melhor óleo para cozinhar? Agora, se você tem mais alguma dúvida sobre a sua alimentação ou sobre como escolher os produtos certos em meio a tantas opções, conte com o Blog do Tenda.
Acesse o nosso site e confira diversos conteúdos para se informar na hora de ir fazer suas compras de supermercado ou fazer uma deliciosa receita no final da tarde de domingo. Aproveite para ler o artigo Conheça os principais alimentos com vitamina D.