Qual o melhor óleo para cozinhar? Conheça algumas opções
Você sabia que existem diversos tipos de óleos de cozinha? Para você, que está se perguntando qual o melhor óleo para cozinhar, saiba que cada um deles tem uma propriedade diferente. Por isso, é preciso ter atenção para escolher a opção mais adequada.
Aqui, no blog do Tenda Atacado, selecionamos algumas opções que vão fazer a diferença na sua mesa, seja pelo sabor ou pelos nutrientes que proporcionam à sua saúde. Da batata frita crocante até a marinada, saiba que é possível, sim, escolher o melhor óleo para cozinhar!
Qual o óleo mais saudável para cozinhar?
Antes de fazer a pergunta acima ou se questionar sobre qual é melhor óleo para cozinhar: milho ou girassol, é necessário refletir sobre os benefícios de cada escolha. As gorduras também são importantes para a saúde, mas, em excesso ou mal cozidas, podem gerar danos ao sabor dos alimentos e à sua saúde.
Os óleos têm como função conferir energia ao corpo humano. Além disso, são responsáveis por auxiliar no transporte de nutrientes. Por isso, a presença desse ingrediente nas refeições é tão importante!
No entanto, para fazer escolhas seguras, a primeira etapa é consultar as informações nutricionais na embalagem. Essa é uma dica que deve ser considerada em qualquer seleção de alimentos, e com os óleos não é diferente.
A embalagem do óleo
A ideia de qual o óleo mais saudável para cozinhar depende de uma análise mais profunda, que requer também a adequação do produto escolhido à receita. Para saber se está seguindo a decisão certa sobre o óleo, pense em qual alimento será preparado e qual óleo trará o melhor sabor e resultado ao prato.
Ponto de fumaça
Uma das regras conhecidas dentro da culinária para a escolha do melhor óleo é o ponto de fumaça. Do inglês smoke point ou flash point, essa medida de temperatura, conhecida também como ponto de queima, marca o momento em que o óleo começa a oxidar.
Quando estão em altas temperaturas, os óleos apresentam um comportamento químico diferente, gerando amargor. Além disso, devido à decomposição dos ácidos graxos, que formam as gorduras, o produto pode se tornar mais prejudicial à saúde.
Óleos com ponto de fumaça elevados tendem a ser usados em frituras, pois são mais flexíveis para altas temperaturas. Já os que têm ponto de fumaça médio a baixo, devem ser usados com moderação em cozimentos de maior intensidade.
Tipos de óleo
Sabendo quais são as gorduras mais aceitas e mais nocivas à sua saúde, os tipos de óleo de cozinha podem ser melhor utilizados. Assim, é possível escolher com maior assertividade aquele que ficará melhor na sua refeição.
A seguir, selecionamos alguns óleos característicos na culinária para tornar a lista de qual o melhor óleo para cozinhar ainda mais completa. Você também descobrirá se o óleo de girassol é melhor que o de soja. Confira:
Azeite extra virgem
O azeite é produzido a partir da prensagem das azeitonas. Dessa forma, são extraídos componentes, como a vitamina E, que auxiliam na regulação da saúde cardiovascular.
Sua forma de consumo mais comum é in natura, seja em saladas ou refeições já prontas. Isso porque, quando aquecido, o azeite tem suas propriedades antioxidantes reduzidas. Portanto, quando pensar em qual melhor óleo para cozinhar, considere essa opção para pratos e cozimentos abaixo de 180 C.
Óleo de soja
Na dúvida sobre qual o melhor óleo para cozinhar, o óleo de soja é o mais indicado para frituras. O consumo desse produto deve ser moderado devido à interferência em processos inflamatórios.
Óleo de canola
Essa opção provém das sementes da planta colza e é tida como uma alternativa para substituir o óleo de soja em frituras, pois tem o ponto de fumaça aproximado. O óleo de canola é rico em gorduras monoinsaturadas que auxiliam na redução de problemas cardiovasculares.
Óleo de coco extra virgem
Conhecido por sua composição quase completa em gorduras saturadas, o óleo de coco é recomendado para diferentes pratos e sempre surgirá em listas de qual o melhor óleo para cozinhar. No entanto, o ideal é que seu uso fique restrito a refeições com cozimento de baixa temperatura, como os refogados.
Óleo de abacate
Além de apresentar alto ponto de fumaça, ou seja, ser tolerante a altas temperaturas, o óleo de abacate é rico em gorduras monoinsaturadas que auxiliam na saúde cardiovascular e na regulação do colesterol. Que tal usar esse produto para fritar seu filé nas refeições?
Óleo de linhaça
O óleo de linhaça tem as vantagens da ação antioxidante, que auxilia na redução do colesterol. No entanto, esse produto não deve ser utilizado em altas temperaturas, podendo ser adicionado a alimentos como saladas, vitaminas e até mesmo no preparo de molhos.
Tenda Atacado: a melhor opção de óleo está aqui!
Agora, você não tem mais dúvidas na hora de escolher qual o melhor óleo para cozinhar. Além de ter aqui informações importantes sobre cada um dos tipos, no catálogo do Tenda Atacado você encontra uma variedade extensa de óleos e outros produtos. Venha conhecer!