Se você é ou quer se tornar um empreendedor, é necessário estar sempre atento às principais tendências do setor. Isto é, você precisa saber como fazer uma pesquisa de mercado.
Afinal, o que esperar desse tipo de estudo? Quais são as melhores formas de conhecer seus concorrentes e público-alvo? Para tornar essa tarefa o mais simples possível, preparamos este artigo com algumas dicas bem úteis de como fazer uma pesquisa de mercado. Portanto, continue a leitura se quiser saber mais.
Antes mesmo de iniciar uma atividade como empreendedor, é imprescindível analisar o nicho em que se pretende investir. É justamente para isso que serve uma pesquisa de mercado: entender o comportamento do setor em questão por meio da coleta e do cruzamento de dados.
Ou seja, para saber se uma ideia é viável, é interessante pensar e pôr em prática um estudo como esse. Até mesmo se você já se aventurou no mundo dos negócios, a pesquisa de mercado para empreendedorismo vai ser relevante para melhorar e expandir as ações que você pretende gerir.
A essa altura você já percebeu qual a importância da pesquisa de mercado, certo? No entanto, será que essa estratégia só funciona para grandes empresas? A resposta é não. As pequenas iniciativas também podem se beneficiar de um estudo de mercado para realizar decisões certeiras.
A pesquisa de mercado ocorre por meio de levantamento de dados relacionados a fonte específicas. Essas, por suas vez, podem ser: produtos, concorrentes, clientes em potencial, oferta, demanda e muito mais.
Para coletar essas informações, você pode realizar uma enquete com perguntas objetivas com o público-alvo. O importante é obter um número expressivo de informações sobre um produto ou serviço.
A ideia é que ela também sirva para identificar tendências do mercado. A seguir, confira as principais etapas deste estudo e descubra como fazer uma pesquisa de mercado eficiente.
A enquete virtual é um método bastante utilizado para se obter informações de maneira rápida e descomplicada. Como fazer pesquisa de mercado on-line? Na internet, existem plataformas que facilitam o trabalho do aplicador. Uma ótima opção é utilizar o Google Forms, disponibilizado gratuitamente.
Sendo assim, se você optar pelos formulários, vai poder economizar tempo e dinheiro. Neles, também há a possibilidade de mais pessoas responderem até mesmo de forma anônima, se for interessante para a pesquisa.
Já na entrevista, o método de coleta pode ser feito por telefone, e-mail ou até mesmo redes sociais, além da possibilidade de um diálogo presencial. Com isso, você pode se aprofundar nas perguntas e obter respostas mais subjetivas e pessoais. No entanto, precisa de mais tempo e estrutura.
Esse tópico é voltado para quem já oferece um produto ou serviço no mercado. Ele consiste em solicitar a uma pessoa ou a um grupo que avalie a sua oferta durante um tempo pré-determinado e, em seguida, faça comentários e críticas.
O método também é conhecido como teste de mercado e é muito usado antes de lançamentos de produtos. Seu principal objetivo é analisar a aceitação e a rejeição por parte do público-alvo.
Você já sabe como fazer uma pesquisa de mercado. Sendo assim, chegou a hora de conferir dicas para a pesquisa de mercado ainda mais assertiva. Observe atentamente e tente pôr em prática os métodos a seguir:
Uma pergunta valiosa para empreendedorismo e pesquisa de mercado é quem são as pessoas que se interessaram pelo seu produto. Se você já tem um grupo consumidor, vale a pena reunir as seguintes informações: estado civil, faixa etária, sexo, necessidades, estilo de vida e outras ideias que possam construir um perfil.
Com a pesquisa em mãos, faça um minucioso estudo de caso. Uma dica é transformar as investigações em informações concretas. Por exemplo: uma quantidade X de pessoas compraria o produto pelo seu preço, enquanto um número Y, pelas suas qualidades técnicas.
A pesquisa certamente vai render uma boa quantidade de informações que, se não forem devidamente administradas, podem se perder e até mesmo atrapalhar o processo. Sendo assim, como fazer um estudo de mercado organizado?
A partir da sistematização das informações coletadas, é possível tomar decisões objetivas. O ideal é manter os dados legíveis e devidamente posicionados em planilhas de fácil acesso. Você ainda vai ter a vantagem de poder compartilhar esses dados com outros analistas.
De nada adianta realizar uma pesquisa de mercado se você não executar ações para a empresa. Seja abrir um negócio, seja mudar a estratégia e/ou o rumo a seguir, o importante é implementar os resultados de toda a análise feita.
Agora que você sabe como realizar uma pesquisa de mercado, saiba que pode conferir outros conteúdos sobre empreendedorismo no Dicas Tenda. Explore nosso blog ao máximo para o sucesso do seu negócio!
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