Skin care em pele negra: tudo o que você precisa saber

Tenda, Postado em 30 de março de 2022 | 3 min de leitura

A pele negra possui características únicas, que por sua vez demandam cuidados específicos para se manter saudável. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para uma rotina de skin care em pele negra

Geralmente mais oleosa no rosto e ressecada no resto do corpo, a pele negra, ao contrário do que alguns pensam, precisa de muita atenção. Assim como qualquer outro tipo, contém traços que merecem ser olhados. Para saber mais, continue por aqui!

Características únicas da pele negra

Há pouco tempo, não havia uma ampla quantidade de produtos para pele negra no mercado de cosméticos. Por uma série de razões históricas, as pessoas pretas não eram o foco da mídia ou da indústria.

O resultado foi uma série de mitos, como “não precisar passar protetor solar”. A pele negra possui atributos diferentes, como um nível mais alto de melanina, substância que garante a cor e a defesa contra os raios solares. Porém, precisa de proteção, então essa etapa não pode faltar no skin care em pele negra.

A melanina em maior quantidade também aumenta o risco de hiperpigmentação, ou seja, maior propensão a ficar manchada por conta de acne, irritações e até mesmo picadas de inseto. Trata-se de um aspecto que deve ser olhado com carinho na rotina de skin care.

Uma grande vantagem da pele negra é a alta produção de colágeno, proteína que garante firmeza. Porém, ela também produz mais sebo, o que significa que tende a ser mais oleosa, aumentando também o risco de aparecerem cravos e acne. Então, esse é outro traço que deve ser observado.

Identifique o seu tipo de pele 

Um dos pontos iniciais para definir a rotina de skin care em pele negra é identificar qual é o seu tipo de pele. A tendência é que a maioria das pessoas negras tenha o rosto mais oleoso, mas isso não é uma regra. Você pode ter o rosto ressecado, portanto deve procurar produtos adequados.

Observe se a sua pele é oleosa, mista, seca ou normal. Se puder, consulte um dermatologista, pois ele poderá dar informações completas e até indicar tratamentos mais complexos. 

Esse fator é importante inclusive na hora de comprar maquiagem para pele negra. Além da tonalidade, é importante avaliar para que tipo de pele o cosmético é indicado. Por exemplo, se o seu rosto for oleoso, vale a pena investir em produtos, como base e corretivo, com efeito matte. Assim, a pele fica bonita e sequinha. 

Principais ativos para pele negra

Existem alguns ativos que precisam ser priorizados no skin care em pele negra, então atente-se a esses itens nas fórmulas dos produtos. Segundo especialistas, a vitamina C e a niacinamida, bem como os ácidos glicólico, salicílico e azelaico são ótimos ingredientes, pois possuem ação reguladora de sebo, hidratante e iluminadora. 

Ou seja, atendem exatamente às necessidades da pele negra. Além disso, especialmente se o rosto for oleoso, opções em gel são as mais indicadas, já que não vão aumentar o sebo do rosto e fechar os poros.

mulher negra colocando um adesivo na região das olheiras.

Rotina de skin care

Os passos básicos para uma rotina de skin care incluem limpeza, tratamento, hidratação e proteção. São importantes para manter a cútis saudável e garantir que nela estejam presentes todos os elementos necessários no dia a dia.

Limpeza

A limpeza de pele negra deve ser feita com atenção especial para a oleosidade. É recomendado lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite antes de dormir, para desobstruir os poros e retirar as impurezas.

Para isso, utilize um sabonete adstringente. Se a sua pele tiver acne, saiba que existem produtos para essa característica. E, caso queira complementar, a água micelar é uma boa opção, visto que ajuda a tirar restos de maquiagem e tem o PH neutro, portanto não precisa ser removida do rosto. 

Tratamento

Na segunda etapa, é preciso dar enfoque ao tratamento. Aqui, o ideal é avaliar quais são as maiores questões do seu rosto no momento: acne ou manchas; oleosidade ou ressecamento. E, a partir das respostas, buscar produtos que se enquadrem no que você precisa.

Tônicos ou séruns são ótimas opções, porque a natureza fluida não deixa a pele “encharcada”. Vitamina C e ácido hialurônico são ótimos agentes que costumam estar presentes nesse tipo de cosmético e têm ação firmadora e ação preventiva contra rugas.

Ácidos também podem ser usados, no entanto é importante que você consulte um especialista antes de começar a aplicação. Isso, porque são produtos mais fortes que podem causar ressecamento e até mesmo irritação se forem utilizados da forma incorreta. 

Hidratação

O passo seguinte no skin care em pele negra é a hidratação. Não se engane: ainda que a sua pele seja oleosa, é necessário hidratá-la. Quando faltamos com esse cuidado, o corpo entende que há necessidade de produzir mais sebo, o que resultará em mais oleosidade.

Logo, hidrate o seu rosto com um bom hidratante facial. Se tiver os ativos que citamos, melhor ainda! Se a sua pele for oleosa ou mista, prefira produtos em gel. Se for normal ou seca, opte por um creme mesmo. 

Proteção

O protetor solar para pele negra deve ter pelo menos FPS 30. Lembrando que a textura deve ser fluida; caso contrário, deixará a pele com aquele efeito esbranquiçado.

Outra opção é usar o protetor com cor ou base, pois eles podem substituir a maquiagem enquanto protegem a sua pele. Se quiser complementar, escolha um dos corretivos para pele negra para esconder manchas e deixar a pele uniformizada. 

No Tenda Atacado, você encontra itens de beleza e perfumaria

Depois dessas dicas para skin care em pele negra, certamente dá uma vontade enorme de se cuidar. Então, que tal dar uma olhada nos nossos produtos? Diversidade de itens e preços você encontra no Tenda Atacado!

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP