Você sabe o que é reciclagem de tecidos?
Quando surge o tema reciclagem, nosso primeiro pensamento se volta aos materiais como plásticos, papéis, vidros e metais. No entanto, a reciclagem de tecidos também deve ser abordada, até mesmo porque existem muitas empresas e famílias que vivem por meio desse trabalho.
Ou seja, além de ajudar o meio ambiente, estamos fortalecendo um ramo da economia. Para entender um pouco sobre esse tema e como podemos contribuir com a reciclagem de tecidos, é preciso entender pontos básicos, como conservar os materiais e quais tecidos podem ser reciclados.
Você está fazendo a sua parte?
Você já se perguntou por que reciclar? É comum nos deparamos com campanhas que incentivam esse cuidado, mas será que entendemos realmente o significado delas? A reciclagem é mais que um ato de amor ao meio ambiente, pois, ao realizá-lo, é possível diminuir os custos e poluição urbana.
Com a baixa emissão de gases para o efeito estufa, as mudanças climáticas serão evitadas; além do mais, a reciclagem conserva os recursos naturais que são usados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
Contribuir com essa simples tarefa não demanda uma grande mudança no estilo de vida, é preciso apenas ter a boa vontade em adotar ações diárias para melhora do ambiente e sua sustentabilidade.
Ou seja, em vez de descartar todos os lixos em um único local, separe-os em reciclável e não reciclável conforme for utilizando. A fim de facilitar, deixe os dois locais de descarte próximos, assim não há desculpas para não praticar a reciclagem. Incentive, também, outras pessoas de seu convívio para que comecem a reciclar.
Posso reciclar qualquer tipo de roupa?
Desde sempre, somos incentivados a reciclar os materiais tradicionais, como os plásticos e os papéis, no entanto a reciclagem de tecidos é pouco ensinada, o que acaba desanimando a população.
É comum se surpreender ao descobrir que o tecido é reciclável. Em uma sociedade cada dia mais consumista, a indústria têxtil é um dos pilares nos setores que mais empregam no país; em contrapartida, é um dos ramos que mais emite poluentes tóxicos ao ambiente.
Visando melhorar essa condição, as empresas de reciclagem de tecidos buscam, cada vez mais, o apoio da população para evitar o descarte irregular de tecidos em lixos comuns ou aterros sanitários, a fim de que possam passar pelo processo correto de reciclagem.
Portanto, se você tem roupas guardadas e não sabe o que fazer, procure um serviço de reciclagem de roupa ou empresas especializadas nesse ramo se quiser ser orientado corretamente a respeito do processo.
Doei minhas roupas usadas, e agora?
Para entender o processo de reciclagem de roupas usadas, é preciso saber que elas podem ser feitas por meio de duas maneiras, mecânica ou química. A reciclagem mecânica é basicamente feita por máquinas que rasgam os tecidos, transformando-os em enchimentos para sofás, edredons e outros produtos.
Já durante a reciclagem química, é feito um processo de melhora nas propriedades das fibras, sendo exclusivo para determinados tecidos como poliéster, poliamida e elastano. Assim como na reciclagem de tecidos, o poliéster é encontrado em materiais plásticos, podendo, também, ser utilizado nesse processo.
O material reciclado quimicamente pode ser reutilizado de diferentes formas, como nas indústrias químicas — para a produção de plástico — ou até mesmo nas indústrias têxteis. Tudo depende da necessidade e da qualidade do produto.
O descarte incorreto
Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o Brasil produz cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos ao ano, sendo que 40% desses resíduos são descartados incorretamente.
Como parte desse número, temos o lixo têxtil, que, além de ser prejudicial à economia e a diversos outros setores sociais, segundo Lei nº 12.305/2010, é considerado um crime ambiental, podendo acarretar uma multa e uma pena (que pode variar entre 1 a 4 anos).
No entanto, esse tipo de crime, muitas vezes, acaba sendo relacionado apenas a situações mais “graves”, deixando o descarte incorreto em segundo plano. Porém, é de extrema importância estar ciente para nos conscientizarmos ainda mais.
Artesanato também pode ser reciclável
Além das formas industriais, o artesanato também pode ser uma opção divertida e simples de reciclagem de tecidos. Muitas famílias, inclusive, vivem por meio do sustento dessas peças, que são confeccionadas a partir de retalhos de tecidos.
Bonecas de pano, colchas, mantas para sofá, camas para animais, porta-documentos, tapetes, roupas, tudo pode ser reciclado, desde que você use a criatividade. Para quem acha que essa atividade é difícil, está muito enganado. Além de rentável, o artesanato pode virar uma terapia natural.
O Tenda Atacado está disposto a ajudar
Com tantos benefícios, não há motivos para não reciclar, não é mesmo? Comece esse lindo trabalho não só em sua casa, mas também em seu ambiente de trabalho. Não se esqueça: se precisar de recipientes ou sacos lixos para ajudar com essa atividade, o Tenda Atacado é o lugar certo para encontrar aquilo de que precisa.