Jardim em apartamento: uma opção inteligente para estar perto da natureza

Tenda, Postado em 26 de julho de 2023 | 3 min de leitura
Jardim em apartamento: uma opção inteligente para estar perto da natureza

Com o cansaço gerado pelos grandes centros urbanos, a tendência é que a gente recorra a algum mínimo contato com a natureza por meio de áreas verdes. Mas e quem mora em prédio? Saiba que também é possível criar um jardim em apartamento, por exemplo.

Por isso, se você mora em apartamentos e acha que não há metragem suficiente para criar um ambiente aconchegante com as suas plantas, não se preocupe! Aqui, no Blog do Tenda Atacado, separamos algumas ideias para aplicar no seu lar, tornando-o mais agradável com a jardinagem.

Plantas e ambientes pequenos

A ideia de criar um jardim em apartamento depende de alguns detalhes. Antes de comprar as plantas que mais lhe agradam, é essencial ter atenção e, de preferência, consultar especialistas para saber se a planta pode ser cultivada em ambientes mais fechados. Por isso, saiba o que deve ser considerado na hora de começar o seu jardim.

Iluminação

A ideia de um jardim em apartamento pequeno pode ser questionada no início justamente porque as plantas têm necessidades que as quatro paredes não podem suprir. Uma delas é a iluminação.

A adaptação da planta depende do equilíbrio de luz e sombra. Por isso, é importante escolher espécies capazes de viver com o sol incidindo apenas em alguns momentos do dia. Atente-se ao cultivo da muda na hora de adquirir uma nova planta e peça dicas ao especialista do local de compra.

Pouco espaço

Além do fator luz, a pouca metragem e, por vezes, a inexistência de varandas podem ser barreiras na hora de como fazer um jardim em apartamento. Saiba, no entanto, que um dos segredos é aproveitar qualquer cantinho.

Uma forma de organizar as plantas é colocá-las suspensas, em jardim vertical para apartamento, mas falaremos mais sobre esse item adiante. Outra forma comum para aderir às plantas em apartamento é optar por espécies de tamanho reduzido, como as suculentas.

Atualmente, há diversas opções de vasos para jardim em apartamento. Devido ao pouco espaço e à incidência de luz e vento, é provável que eles tenham que mudar de lugar. Sendo assim, o uso de materiais, como o polietileno, garante leveza e facilidade na hora de carregar.

Espécies

Na hora de escolher a vegetação para jardim em apartamento, pontos como a iluminação e a circulação de ar dentro do ambiente devem ser priorizados. Isso porque a planta depende desses fatores para realizar a fotossíntese.

Algumas opções, além de terem fácil cultivo e serem de pequeno a médio porte, decoram o ambiente de forma criativa e harmoniosa. São exemplos de plantas com essas características:

  • violetas, begônias, azaleias, orquídeas e mini roseiras;
  • jiboias e samambaia-amazonas;
  • asplênio e filodendro-ondulado;
  • maranta-saturno e espada-de-são-jorge;
  • mini cactos e pequenas suculentas;

Jardim vertical como opção

Se a primeira opção de como fazer jardim em apartamento ainda não é o que você está procurando, que tal criar um jardim vertical? Além de aproveitar espaços que não estavam sendo usados, como uma parede na varanda, você ainda consegue montar um visual único no seu lar.

Jardim em área de apartamento

Para esse modelo de cultivo, deve-se pensar em folhagens escuras e de pouca rega, uma vez que não gostam de tanta luz e a água em excesso pode escorrer para o chão. Além delas, as plantas pendentes ou as trepadeiras dão vida a locais vazios e deixam a decoração ainda mais diversa.

Com um suporte, você ainda consegue aproveitar o teto, formando um lindo jardim na varanda do apartamento. Dessa forma, caso não queira deixar as suas plantas no chão, ocupando um espaço precioso, invista nas espécies pendentes, como barba-de-moisés, suculenta, entre outras.

Cantinho de leitura verde

Outra boa opção para criar um jardim em apartamento é elaborar um cantinho verde com dupla função. Um bom exemplo desse tipo de ambiente é usar um canto da sua varanda para colocar almofadas e tapetes no chão, com vasos de plantas ao redor. Isso torna o lugar agradável para leitura ou relaxamento.

Assim, você otimiza o espaço com um jardim dentro de apartamento. Pensando nisso, uma dica para criar esse tipo de ambiente é investir em espécies de plantas mais finas, como o aspargo-pendente.

Suporte para plantas

Ainda em dúvida sobre como fazer um jardim em apartamento único e que atenda aos seus critérios de decoração? Saiba que você pode apostar em suportes de metal, madeira envernizada e até mesmo materiais naturais que ajudam a compor a decoração do ambiente de maneira orgânica.

Se você tiver uma escada pequena em seu apartamento, aposte nela como suporte para abrigar samambaias e lobélias. Assim, você traz personalidade a uma parte do seu lar que não estava sendo usada.

Hortas também são possíveis!

Uma forma de trazer o cultivo para o lar é formar uma pequena horta. Como estamos falando de jardim em apartamento, com um espaço limitado, o indicado é plantar ervas e temperos.

Alguns vegetais, como tomate-cereja e limão, também podem ser explorados pelos moradores de apartamento. Porém, informe-se antes sobre as técnicas de plantio para garantir a saúde de frutas ou legumes cultivados.

Mais dicas para as tarefas do dia a dia? Conte com o Tenda Atacado

Como você pôde perceber, é possível ter um jardim em apartamento e ainda criar um espaço único que tenha a sua cara. São diversas opções para você se inspirar e começar a decorar. Não desista de ter o seu cantinho verde, mesmo que pequeno.

Agora, se você gostou das dicas acima, que tal conhecer o blog do Tenda Atacado? Lá, você encontra diversos conteúdos interessantes para sanar as dúvidas do dia a dia.

Se você achou este artigo interessante, vai gostar de ler muitos outros conteúdos que a equipe do Tenda criou para você, como este: Plástico para alimentos: dicas de como reduzir consumo. Não perca!

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Balde Arqplast 8L

R$ 4.49 confira
Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP