Plástico para alimentos: dicas de como reduzir o consumo

Seja para armazenar ou manter a comida preservada, o plástico para alimentos parece ser uma opção prática, não é mesmo? Porém, esse tipo de embalagem ao ser descartado, demora anos para se decompor na natureza.
Por seu custo baixo de produção, é possível encontrar diversos produtos alimentícios com esse tipo de embalagem. Para que você consiga reduzir o consumo de plástico no dia a dia, preparamos um guia completo com dicas para você repensar seus hábitos. Confira!
Diga não às embalagens plásticas
Segundo um estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cada brasileiro gera por semana, em média, 1 kg de plástico. O principal vilão para o aumento desse número são as sacolas de plástico para alimentos. Desse modo, uma das formas de reduzir o consumo de plástico é não utilizar tais embalagens para fazer as compras.
Você pode optar por sacolas retornáveis, que transportam seus produtos para casa com praticidade. Além disso, é importante ficar atento às embalagens dos próprios alimentos, que posteriormente também deixarão resíduos. Por isso, prefira adquirir grãos a granel, assim como outros itens sem plástico para embalar alimentos, que inclusive podem ser armazenados em potes reutilizáveis.
Ao invés do sacos plásticos, é possível utilizar os de tecidos que são reutilizáveis para fazer as compras de frutas, legumes e grãos a granel. Eles são laváveis, práticos e não interferem na contagem de peso dos alimentos durante a compra. Basta inserir a quantidade de produtos desejados na embalagem, levar para casa e colocar em potes ou latas reutilizáveis.
Dê preferência para latas ou embalagens de vidro
Ao fazer suas compras, dê preferência a embalagens de vidro ou lata, que, ao serem descartadas de modo correto, podem ser recicladas, poupando diversos recursos naturais. Você pode optar também por comprar os refis de alguns produtos.
Assim, você economiza e evita o consumo desnecessário de plástico para alimentos. Já para o armazenamento de alimentos em casa, você pode utilizar potes de vidro, ao invés dos de plástico.
Caso utilize papel-filme para cobrir os itens alimentícios, você pode substituí-lo pelo papel de cera, ele é reutilizável e cobre seus alimentos para levá-los à geladeira. Você também pode utilizar as embalagens de vidro de geléias e molhos por exemplo, para guardar temperos e condimentos ou para fazer parte da decoração de casa.
Descarte seus resíduos de forma adequada
O plástico para alimentos deve ser descartado de forma consciente, de modo que possa ser reutilizado. Faça a separação dos itens recicláveis e dos orgânicos. Ademais, você pode descartar cada um dos materiais em lixeiras específicas para a coleta seletiva.
Caso você não tenha essa opção em sua casa ou condomínio, busque o local adequado para o descarte dos materiais. Para isso, procure postos de reciclagem ou catadores que recolhem resíduos próximos à sua residência. Além de auxiliar no sustento dos profissionais da área, você ainda ajuda a cuidar do meio ambiente.
Reutilize
Outra alternativa para reduzir o consumo de potes de plástico para os alimentos é reutilizar. Você pode dar um novo uso para várias embalagens. As garrafas de vidro de refrigerante ou suco, por exemplo, podem ser usadas para armazenar água na geladeira ou se tornar um novo objeto de decoração.
Com a ajudinha de algumas técnicas básicas de artesanato, você consegue reutilizar os mais variados objetos, dando uma nova roupagem a eles. As latas podem servir como porta-lápis, vasos de planta, cofres, entre outras opções. Solte sua criatividade e ajude a salvar o meio ambiente!
Faça suas compras de modo consciente no Tenda
Agora que você já aprendeu a repensar seus hábitos de consumo, pode fazer suas compras de modo consciente e prático. No Tenda, você faz seus pedidos pela internet e recebe os produtos em casa, sem a necessidade de utilizar sacolas plásticas para o transporte.
Você ainda encontra ótimas opções de itens reutilizáveis para sua casa em nosso setor de bazar. Confira nossas ofertas e aproveite para fazer suas compras com a praticidade e a economia que você precisa.