Conheça o detergente biodegradável e por que usá-lo

Tenda, Postado em 23 de fevereiro de 2022 | 3 min de leitura

Você já conhece o detergente biodegradável? Trata-se de uma opção para você que deseja diminuir os impactos da poluição no meio ambiente. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, eles não são tão difíceis de encontrar e valem muito a pena.

Existem tipos de detergente, e o comum, ou não biodegradável, é prejudicial para a natureza. Mas, depois de fazer o almoço, sobra aquela pilha de panelas sujas, e o que você pode fazer? Sem produtos assim, não dá para tirar a gordura.

O detergente tem a capacidade de se unir tanto à água quanto ao óleo, o que permite tirar toda a sujeira. Por isso, não conseguimos abrir mão dele. E é aí que o detergente biodegradável entra. Para saber mais sobre essa alternativa, acompanhe!

O que são produtos biodegradáveis?

Vamos começar explicando o que são produtos biodegradáveis. Essa terminologia se refere a itens decompostos na natureza rapidamente, de forma que alteram o ecossistema em proporções bem menores se comparados aos não biodegradáveis. 

Em outras palavras, são produtos que não agridem o meio ambiente, ou fazem isso de forma bem mais leve do que os não biodegradáveis. Isso, porque as bactérias e outros microrganismos são capazes de se alimentar e decompor as substâncias usadas na produção das mercadorias.

O resultado desse processo de decomposição é material biológico, água e dióxido de carbono (CO2), elementos que podem ser absorvidos pela natureza. Assim, torna-se uma produção sustentável, que por sua vez gera um consumo consciente.

Um produto não biodegradável é feito de compostos que demoram muitos anos para se degradar. Por exemplo, o petróleo e os seus derivados podem levar até 500 anos para serem decompostos. Durante todo esse tempo, substâncias como essa vão agredindo e prejudicando o meio ambiente.

Por que detergentes comuns poluem?

Bem, isso tem tudo a ver com a composição química. Os detergentes, através do esgoto, vão parar nos rios e mares. O problema dos não biodegradáveis é que as suas moléculas não são lineares, o que significa que as cadeias carbônicas das moléculas possuem ramificações. Como os microrganismos presentes na água não conseguem se alimentar delas, não podem fazer a decomposição. 

Quando isso acontece, os resíduos de detergente no esgoto se acumulam em densas espumas esbranquiçadas chamadas de “cisnes de detergente”. Essa espuma impede a entrada de oxigênio na água, acarretando diversas consequências. 

Os peixes e outros animais que vivem nas águas podem morrer por conta da falta de oxigênio, o que prejudica a cadeia alimentar em diversos níveis. Além disso, os compostos do detergente podem tirar a camada de oleosidade das penas de algumas aves, que precisam dela para flutuar. 

As plantas aquáticas também são prejudicadas. As algas que se encontram na superfície do corpo hídrico vão se alimentar dos resíduos e se proliferar de forma excessiva. Assim, com uma superpopulação, impedem que a luz solar atinja as áreas mais profundas, o que consequentemente afeta de modo negativo a fauna e a flora.

Mulher de luvas verdes colocando detergente biodegradável na bucha.

Detergente biodegradável vs. detergente não biodegradável

Podemos dizer então que a diferença entre um detergente biodegradável e um não biodegradável são as estruturas químicas de cada um. Ambos os tipos, geralmente, são feitos a partir de alquil-benzeno-sulfonatos de sódio. Mas as cadeias moleculares do primeiro são lineares, enquanto as do segundo são ramificadas.

Os microrganismos encontrados nos rios e mares produzem enzimas que conseguem degradar as cadeias lineares. Porém, essas enzimas não têm a mesma capacidade sobre as cadeias ramificadas, o que significa que é impossível criar um processo de decomposição.

Então, o detergente biodegradável prejudica bem menos o meio ambiente, pois os seus resíduos não ficam na água. Já os não biodegradáveis se acumulam formando os cisnes de detergente, o que causa os diversos impactos, como já comentamos, na fauna e na flora. 

Por que utilizar produtos biodegradáveis?

As ações e produções humanas geram efeitos no mundo em que vivemos, e infelizmente muitos deles são negativos. A natureza está, mais rápido do que muitos imaginam, se deteriorando.

A grande questão é que dependemos dela e dos seus recursos para sobreviver. Portanto, para que nós tenhamos uma vida plena, o nosso planeta também precisa sobreviver. Somos completamente dependentes da natureza.

Com o avanço da sociedade e da tecnologia, surgiram cada vez mais invenções que têm como objetivo melhorar o nosso cotidiano. No entanto, várias delas trazem consequências para o meio ambiente. 

Produtos como o detergente biodegradável são de uma categoria que incentiva a produção e o consumo sustentável. Ou seja, uma alternativa que visa gerar o mínimo possível de impacto no ecossistema. 

Se pudéssemos resumir qual é a importância dos produtos biodegradáveis para o meio ambiente, poderíamos dizer que eles tornam bem melhor a vida como um todo, inclusive a do planeta.

Onde encontrar detergente biodegradável

O detergente biodegradável está mais perto do que parece. Pode ser que você não o encontre em mercearias ou mercados menores, mas com certeza encontra em super ou hipermercados e grandes atacados. É só procurar o selinho que garante quais são os produtos biodegradáveis.

Você também pode encontrar, em especial online, lojas que vendem exclusivamente produtos ecológicos. E para quem gosta de botar a mão na massa, há algumas receitas na internet de como fazer o seu próprio detergente biodegradável.

No Tenda Atacado, você encontra detergentes biodegradáveis e muito mais!

Depois de entender a importância e a diferença que o detergente biodegradável pode fazer, confira o site do Tenda. Aqui você encontra tudo de que precisa para o seu dia a dia.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP