Como criar uma decoração de Natal sustentável

Tenda, Postado em 19 de janeiro de 2022 | 3 min de leitura

As festas de fim de ano já são incríveis por si só, mas, se existe uma maneira de deixá-las ainda mais brilhantes e divertidas, é apostando em uma decoração de Natal sustentável. Você sabe o que é isso e como fazer? 

O primeiro passo é entender que qualquer material pode virar parte de uma linda decoração de Natal, ou de qualquer festa, para deixar sua casa pronta para receber essa ocasião. Reaproveite os produtos do Tenda Atacado que você adquiriu e transforme-os em guirlandas, enfeites de árvores e muito mais. 

Por que criar decorações de Natal sustentáveis

Antes de conferir dicas de como transformar diversos produtos em enfeites superdivertidos, vamos analisar a importância de criar uma decoração de Natal sustentável. O primeiro passo é ser adepto do Natal sustentável

Isso nada mais é do que apostar em técnicas sustentáveis para garantir que seu feriado e sua comemoração tenham um impacto mais positivo no meio ambiente. Afinal, você já percebeu o quanto descartamos embalagens e outros produtos durante as festas de final de ano? 

Sejam plásticos que envolvem os ingredientes daquela ceia deliciosa de Natal, sejam taças de materiais descartáveis usadas no brinde de Ano-Novo. A quantidade de lixo costuma aumentar, e bastante, nesse período. 

Uma maneira simples e divertida de fazer sua contribuição para que o descarte não se acumule ainda mais é transformá-lo em uma linda decoração de Natal sustentável. 

Mas, além de ser consciente sobre o impacto de seu lixo no meio ambiente, ao fazer seu enfeite de Natal reciclável usando garrafas PET ou outro material, você garante muita originalidade e exclusividade. 

Claro que todas as decorações vendidas em loja são muito bonitas, mas nenhuma será igual à que você terá complementando a sua casa. Assim, você consegue fazer sua decoração de Natal sustentável do jeitinho que mais te agrada.

Por último, as lembrancinhas são comuns durante as épocas festivas, e uma boa maneira de garantir que as suas são únicas e sentimentais é optando por um presente de Natal sustentável

Pode ser um enfeite para a árvore de uma pessoa querida. Ou então utilizar a embalagem de um alimento de que ela gosta muito para criar um item decorativo para a casa. Fica a seu critério. 

Como fazer uma decoração de Natal

Talvez você esteja se perguntando como fazer um enfeite para decorar sua porta, ou até um projeto mais ousado e criativo, como criar uma árvore de Natal reciclável. E, agora que você já sabe a importância de reaproveitar os materiais e os prós de fazer a decoração de Natal sustentável, vamos às ideias do que construir. 

decoração de natal sustentavel

Enfeites de lâmpadas 

Uma certeza é que, uma hora ou outra, a lâmpada vai queimar. E é aí que entra a questão da sustentabilidade. Você não precisa descartá-la apenas porque não acende mais; um caminho é aproveitar e fazer uma decoração de Natal sustentável com todas as estampas de que mais gosta. 

Primeiro de tudo, você precisa de uma lâmpada, tinta para vidro, uma fita de presente e muita criatividade. Comece decidindo qual será a estampa para o enfeite; pode ser uma rena, um presente, ou até algo mais abstrato. 

Depois, pinte sua visão utilizando as tintas e deixe secar. Amarre a fita de sua preferência, pode ser de presente ou barbante, na base. Tenha certeza que ela está bem presa e amarrada, e aí é só colocar em sua árvore de Natal, ou então em outro ambiente da casa. 

Guirlandas de rolo de papel higiênico 

Um dos materiais que raramente são aproveitados é o rolo de papel higiênico. Ele sempre está presente em residências, ambientes de lazer e de trabalho, mas costuma ser descartado. 

Então, uma maneira de mudar o destino desse material é usá-lo para fazer uma guirlanda de Natal reciclável. Você precisa de rolos de papel higiênico, tinta, cola e elementos de decoração de sua preferência. 

Comece pintando os rolos de papel da cor que você gostaria que sua guirlanda fosse. Depois de secos, corte os rolos de maneira paralela a sua base. Assim, você terá várias tiras em forma de círculos.

Una cinco desses círculos até eles obterem a forma de uma flor, cole-os e então use um elemento decorativo para fazer colar no centro, como se fosse o miolo da flor. Para finalizar sua guirlanda, agrupe as flores de rolo de papel higiênico, fazendo um círculo com o centro vazado. 

Depois que a formação estiver de seu agrado, cole-as todas juntas e espere secar. Então, é só pendurar sua linda e exclusiva decoração de Natal sustentável em qualquer lugar. 

Encontre produtos de qualidade no Tenda!

Você já conhece uma solução prática do que fazer com as embalagens que antes seriam descartadas. Aproveite para trazer mais praticidade a seu cotidiano realizando suas compras no Tenda Atacado e utilizando nosso sistema de delivery para receber todos os produtos em segurança na porta de sua casa. 

Se você gosta de usar a criatividade e de assuntos sustentáveis, confira mais dicas em nosso blog, para deixar sua casa, sua rotina e seu estilo de vida mais propícios a terem um bom impacto no meio ambiente. 

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP