Cidade sustentável: entenda o que é e como ela pode contribuir para uma vida melhor
Hoje, mais do que nunca, percebemos a necessidade de viver em uma cidade sustentável. Precisamos de um modelo de cidade que seja seguro para as pessoas, preserve o meio ambiente e ofereça inclusão social e prosperidade econômica.
Empresas como o Tenda Atacado abraçam essa causa e buscam adotar medidas operacionais para contribuir com as ações de responsabilidade social e preservação ambiental. Continue a leitura e entenda um pouco mais!
O que é uma cidade sustentável?
Vamos começar entendendo melhor o que é uma cidade sustentável. Esse modelo de cidade prioriza a reorganização do funcionamento urbano para preservar a flora e fauna, evitar o esgotamento de recursos naturais e conter a crise climática, garantindo estabilidade e segurança para os moradores atuais e futuros.
Para que isso aconteça, novas políticas públicas são necessárias nas áreas de meio ambiente, moradia, transporte, assistência social, educação, trabalho, saúde e lazer. Só assim será possível manter o desenvolvimento econômico e sustentável aliado à promoção da qualidade de vida, felicidade e oportunidade para a população.
Se quiser mais informações sobre esse assunto, conheça um pouco do Programa Cidades Sustentáveis, desenvolvido pela ONU. Ele conta com doze temas principais e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fornecem metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano.
Qual é o objetivo de se criar uma cidade sustentável?
Com toda certeza, a principal meta de construir cidades inteligentes e sustentáveis é reduzir os danos ao ecossistema. Dessa forma, a adoção de novas condutas mundiais de políticas públicas é muito importante para as gerações futuras.
O programa cidades sustentáveis da ONU tem exatamente esse objetivo. Seu foco é ajudar a reverter os efeitos dramáticos da exploração da natureza enquanto cria uma sociedade mais consciente e colaborativa.
Olhando um pouco para nossa realidade, percebemos que a construção desordenada da zona urbana, o consumismo e a geração de resíduos industriais e pessoais só agravam os efeitos climáticos. Não é difícil perceber, por exemplo, que chuvas fortes se tornam enchentes e causam deslizamentos trágicos.
Características da cidade sustentável
Agora, vamos ver quais características tem uma cidade sustentável. Aproveite e olhe para o local em que você mora: será que algumas dessas práticas estão sendo seguidas por aí?
1. Políticas públicas
Em primeiro lugar, são necessárias políticas públicas. Os líderes são as pessoas que têm poder para implantar iniciativas que coloquem pessoas e empresas no caminho da sustentabilidade. Assim, podem criar ações de combate a práticas que degradem a comunidade e o meio ambiente.
2. Desenvolvimento urbano planejado
Com um planejamento urbano adequado, evita-se o surgimento de aglomerações desestruturadas em encostas e locais de risco. Além disso, ele contribui para o tratamento eficaz de resíduos nas estações de saneamento básico e o reaproveitamento de recursos.
3. Áreas verdes
Arquitetura e urbanismo também orientam a realização de construções. Essas áreas de estudo determinam a proporção de áreas verdes e parques, o número de árvores nas ruas e o uso de técnicas de construção sustentável, evitando que a cidade tenha só asfalto e cimento.
4. Mobilidade
O quarto passo aborda mobilidade e acessibilidade. Uma cidade sustentável investe em infraestrutura para transporte público de qualidade, influenciando as pessoas a deixarem o carro de lado e utilizarem essa e outras alternativas, como bicicletas e caminhadas.
5. Conservação
O quinto passo é a conservação das áreas verdes, que contribui melhorar a qualidade de ar e de vida das pessoas. Isso favorece o clima mais fresco e a captação de água da chuva, além de diminuir as enchentes.
As cidades sustentáveis no Brasil procuram construir fontes renováveis de energia. Assim, priorizam a produção energética limpa, como as conhecidas energia solar e eólica.
Quais são as cidades mais sustentáveis do nosso país?
Você conhece as cinco cidades brasileiras mais sustentáveis? Por ordem de melhores práticas, o ranking é: São Caetano do Sul – SP, Jumirim – SP, São Bento do Sapucaí – SP, Bragança Paulista – SP e Taguaí – SP. Ainda não existe uma cidade considerada 100% sustentável em todo o mundo, mas a torcida é para que esse quadro mude rapidamente.
Ações públicas e individuais que ajudam uma cidade ser sustentável
Várias cidades já incluíram a coleta seletiva na rotina urbano. Esse serviço é prestado pelas prefeituras, mas conta com a conscientização de cada morador para separar todo lixo que pode ser reciclado e deixar disponível para recolhimento.
Outro movimento importante de uma cidade sustentável são as lixeiras coloridas instaladas em locais públicos e privados, como parques, centros empresariais e afins. Na lixeira azul, vão os papéis; na amarela, os metais; na vermelha, os plásticos; na verde, os vidros; e na marrom, o lixo orgânico.
Existem ainda a lixeira cinza, que recebe o lixo não reciclável, e a preta, que é voltada à madeira. Por fim, há também a laranja, dedicada aos resíduos perigosos como baterias, fontes e pilhas.
Essas e outras ações contribuem para a diminuição dos impactos socioambientais e o acesso à cultura, ao lazer e à educação, que são fundamentais para um ambiente sustentável. Quanto mais instrução uma pessoa adquire, mais ela pode tomar decisões sábias.
O Tenda Atacado é uma empresa sustentável!
O Tenda Atacado apoia a cidade sustentável e contribui para que ela se torna uma realidade. Nossa empresa se preocupa e, por isso, tem um programa de ações nas áreas de sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social. Conheça um pouco do nosso trabalho no site!