Cidade sustentável: entenda o que é e como ela pode contribuir para uma vida melhor

Tenda, Postado em 15 de março de 2022 | 3 min de leitura

Atualmente, muito se fala sobre sustentabilidade e as atividades que englobam ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente têm se destacado em vários aspectos. Como não poderia ser diferente, já existe a chamada cidade sustentável.

Nesse sentido, empresas como o Tenda Atacado também têm olhado com bastante carinho para essa questão. Algumas delas criam até departamentos próprios para criar os produtos e os serviços com base nesse olhar dedicado ao planeta e à vida em geral.

Cidade sustentável: conheça as características

Então, o que é uma cidade sustentável? Se você nunca tinha ouvido falar deste termo, fique tranquilo, porque vamos explicar direitinho do que se trata. Em resumo, chamamos assim a região que adota práticas inteligentes para melhorar o dia a dia das pessoas.

Isso envolve a preservação da natureza, assim como melhorias no transporte e na moradia dos indivíduos, acesso à educação e à saúde, opções de lazer e trabalho não estressante. Tudo isso colabora para a felicidade do presente e visa a um futuro melhor para as próximas gerações.

Para quem se interessar, existe o Programa Cidades Sustentáveis. Ele conta com doze temas principais e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fornece metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano. 

Qual é o objetivo de se criar uma cidade sustentável?

Com toda a certeza, a principal meta de construir uma cidade sustentável, ou uma cidade inteligente, é reduzir os ataques ao meio ambiente. Dessa forma, as políticas públicas executadas neste exato momento são muito importantes para as gerações futuras.

Antes de entender como tornar uma cidade sustentável, vale destacar que a poluição é um dos grandes vilões dessa história. Basta ver a quantidade de reuniões realizadas todos os anos, com os principais líderes globais, para debater essa temática.

A escassez de recursos naturais e a construção desordenada da zona urbana é uma realidade e contrasta com a ideia de cidade sustentável. É só notar a quantidade de enchentes a cada vez que chove de maneira mais intensa em algumas áreas, ou o contrário: perceber a falta d’água nos períodos em que a chuva diminui.

Por isso, o que fazemos hoje, inegavelmente, vai impactar a vida das próximas gerações de familiares e amigos. É nosso dever conscientizar sobre o assunto e colaborar para tornar o mundo mais limpo e generoso com todos. Uma cidade sustentável ajudaria, e muito, nesse sentido.

painel solar na cidade sustentável.

O que uma cidade precisa para ser considerada sustentável?

Agora, vamos abordar como fazer uma cidade sustentável em vários aspectos. Aproveite e compare com o local em que você mora: será que algumas dessas práticas estão sendo seguidas por aí? Vejamos!

Em primeiro lugar, as autoridades devem criar mecanismos para reaproveitar os resíduos sólidos, assim como realizar um tratamento eficaz nas estações de água, para a população recebê-la com qualidade. Se for possível reaproveitar a água da chuva, é melhor ainda!

Também é necessário construir fontes renováveis de energia e utilizá-las da melhor maneira. Isso se reflete no crescimento da procura por instalação de placas que aproveitam a luz solar para gerar a chamada “eletricidade limpa” nos telhados de casas e empresas. 

Em relação ao transporte, o ideal é que os governantes atuem para garantir alternativas qualificadas. Assim, o usuário não vai enfrentar atrasos nas viagens, bem como veículos, vagões de trens e metrôs lotados, colocando a saúde física e mental à prova.

Educação e lazer fazem parte do contexto

O acesso à cultura, ao lazer e à educação certamente são fundamentais para uma cidade sustentável. Quanto mais instrução uma pessoa adquire, mais ela pode tomar decisões sábias. Além disso, ela merece opções para se divertir com segurança.

Se você acha que sua localidade não oferece uma ou mais das práticas citadas aqui, não se preocupe. De acordo com pesquisadores, gestores e economistas renomados, ainda não existe uma cidade considerada 100% sustentável em todo o mundo. Entretanto, a torcida é para mudar esse quadro rapidamente. 

Coleta seletiva

Alguns bairros já incluíram esta atitude na sua rotina. A coleta seletiva nada mais é que um serviço prestado pelas prefeituras em que um caminhão passa nas ruas, recolhe o lixo reciclável separado pelos moradores, como papelão, garrafas pet e muitos outros itens.

Outro movimento importante de uma cidade sustentável são as lixeiras coloridas instaladas em locais públicos e privados, como parques, centros empresariais e afins. Na azul, vão os papéis; na amarela, metais; e na vermelha, os plásticos. Já a verde deve ser usada para os vidros e a marrom, para o lixo orgânico.

Essas são as mais comuns, mas ainda existem a cinza, que recebe o lixo não reciclável, bem como a preta, que é voltada à madeira. Há também a laranja, que é dedicada aos resíduos perigosos, como baterias, fontes e pilhas, por exemplo.

O fato é que, mesmo que as lixeiras coloridas já estejam inseridas no nosso cotidiano há um bom tempo, nem todas as pessoas aderiram ao propósito delas. Portanto, cabe aos representantes legais organizarem ações que incentivem essa prática, tornando-a comum. 

O Tenda Atacado é uma empresa sustentável!

Sustentabilidade é a palavra de ordem no Tenda Atacado. A empresa se preocupa com as melhores ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente. No site, você pode saber mais sobre o tema. Respeitar a natureza é respeitar a vida!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP