6 motivos para plantar árvores
Plantar árvores é uma das formas mais eficientes para reverter os impactos ambientais que a sociedade acabou gerando à natureza. Além disso, essa técnica é totalmente segura e eficaz, sendo mais econômica, quando comparada aos demais modelos de regeneração de nosso ecossistema.
Para te ajudar nessa missão, separamos seis motivos que ressaltam a importância do plantio de árvores para calçadas, parques e diversos outros locais de nossas cidades. Dessa forma, além de embelezar ainda mais o ambiente em que vivemos, contamos com muitos outros benefícios. Vamos lá?
1) Evitar enchentes e manter o solo firme
Você sabia que uma árvore adulta pode absorver cerca 250 litros de água da terra por dia? Por isso, é tão importante contar com diferentes tipos de árvores nas áreas urbanas. Vale lembrar que elas diminuem o deslizamento de encostas e, consequentemente, as tragédias que acontecem em períodos chuvosos.
A falta de plantação nas margens dos rios também provoca um efeito dominó. Sem as árvores, que protegem o solo da chuva, as sementes são levadas pela água antes mesmo de germinarem, diminuindo a quantidade de novas plantações. A boa notícia é que isso pode ser evitado com o processo manual.
2) Ajudar a melhorar a qualidade do ar
Esta é uma das qualidades mais populares quando falamos sobre a plantação de árvores, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso acontece porque as mais maduras conseguem absorver até 10,11 kg de CO2 anualmente — ou 163 kg de CO2 da atmosfera durante a vida.
Embora pareça pouco, quando multiplicamos esse valor pelas florestas espalhadas pelo país, o aumento na qualidade do ar fica mais palpável. Para usufruir desse benefício, não basta plantar árvores aleatoriamente: é preciso estudar o bioma das espécies, assegurando as particularidades botânicas de cada uma.
3) Reduzir o impacto da produção de madeira e papel
A produção de celulose é uma das práticas que mais afetam o meio ambiente, pois a principal fonte se dá na extração dessa substância em eucaliptos e pinheiros. A indústria madeireira é outro setor que derruba árvores de diversas florestas para produzir materiais como MDF e MDP.
Além de diminuir o consumo, a nossa dica é investir na plantação. Assim, conseguimos fazer o ciclo natural girar novamente, pagando, mesmo que parcialmente, nossa dívida com a natureza. Aliás, as árvores para jardim são ótimas opções e podem ser feitas com a ajuda de ONGs.
4) Contribuir na manutenção da fauna
Ouvir o cantar dos pássaros é uma forma de curtir um momento ao ar livre e saber que está tudo bem com a natureza. Isso porque a plantação é essencial na integração e na preservação da fauna local. Ao plantar uma árvore pequena, você contribui para a vida das espécies que precisam dela para se reproduzir.
A manutenção da fauna também proporciona um ciclo virtuoso. Com mais animais, as sementes são distribuídas de maneira natural, gerando novas mudas no ambiente, mas não para por aí, já que isso ajuda a manter o equilíbrio necessário para o desenvolvimento da vida desses animais.
5) Aumentar a produção dos frutos
Por conta da alta produção e do consumo de produtos industrializados, muitas pessoas passaram a buscar uma mudança nos hábitos alimentares, priorizando opções orgânicas e naturais. Entre as melhores alternativas para isso, está a árvore frutífera, que pode ser plantada em casas e sítios.
Essa prática pode começar com um pequeno pomar no quintal ou uma horta com plantas comestíveis, como o coentro e a salsinha. Valorizar o poder alimentício das plantas é um ótimo caminho para quem está em busca de uma alimentação saudável e de um ambiente harmonioso.
6) Potencializar a atenção
Com a correria do dia a dia, entre as tarefas do trabalho e de casa, o contato com elementos como a terra tornou-se raro. Para contornar essa situação, que tal separar um tempinho para o manuseio de mudas, raízes e sementes? Essa é uma ótima forma de promover nossa conexão pessoal.
O contato com a natureza é muito benéfico para nossa saúde mental. Inclusive, estudos mostram que crianças que brincam ao ar livre passam por menos distúrbios mentais na fase adulta. O mesmo vale para as demais idades. Quando resolvemos plantar árvores ou nos dedicarmos a uma horta, por exemplo, ficamos mais focados e presentes.
Continue navegando pelo Dicas Tenda!
Agora que você já sabe os benefícios de plantar árvores, aproveite para conferir os demais conteúdos disponíveis, aqui, no Dicas Tenda. Em poucos minutos de navegação, você encontra artigos sobre empreendedorismo, bem-estar, sustentabilidade e muito mais. Aproveite!