8 ideias de decoração práticas para sua casa

Tenda, Postado em 11 de fevereiro de 2022 | 3 min de leitura

A decoração é a alma de uma casa, aquilo que transforma um espaço, grande ou pequeno, em um lar. Muitos não se atentam a isso por achar que dá muito trabalho e custo, mas separamos algumas ideias de decoração que vão descomplicar sua vida e mudar sua opinião.

Com um simples toque, já é possível adicionar personalidade e dar a sua cara ao ambiente. Acompanhe este artigo para ver dicas sobre como embelezar espaços e como decorar gastando pouco.

Antes de tudo, inspire-se!

Você sabe qual é seu estilo? Clássico, rústico, moderno, há uma série deles. Antes de comprar móveis ou enfeites, defina bem o seu gosto. Você pode ter uma peça linda que não tem nada a ver com você ou o resto da casa.

Por isso, você deve pesquisar bastante, buscar inspirações e exemplos para identificar o que combina com você. Também é interessante entender o que é possível fazer no espaço que você tem.

Seja para começar algo do zero, seja para dar uma repaginada, é sempre bom ter as medidas da área e dos móveis. Isso é muito importante para investir em ornamentos e posicionar os objetos de modo a aproveitar o espaço ao máximo. 

Itens curingas

Independentemente do cômodo ou do tamanho dele, existem alguns itens que podem ser chamados de “curingas”, pois se encaixam em praticamente todo lugar. Basta adaptá-los para que se enquadrem em cada caso.

Cores neutras

Cores neutras são uma verdadeira mão na roda quando se trata de ideias de decoração. Elas são a base perfeita para um bom começo. Quando as paredes e os móveis são de tons brancos, cinzas ou até mesmo um pretinho básico, o ambiente fica leve e clean.

Tendo uma base neutra, você corre menos risco de algum enfeite não combinar com o resto. Assim, você evita um choque de cores das paredes e fica mais livre para acrescentar ornamentos.

Sala de jantar com mesa e estante de madeira com vasos de plantas e quadros.

Quadros

Quadros temáticos e versões com frases dão um caráter pessoal ao espaço. Isso traz um pouco sobre como são as pessoas que vivem ali e de que elas gostam para quem entra no cômodo.

Não precisa ser uma pintura exclusiva, muito pelo contrário. Pode ser uma frase emoldurada ou em forma de placa. Elas são fáceis de encontrar e, caso não queira comprar, você pode fazer uma com as próprias mãos.

Basta imprimir a frase ou a imagem em papel-cartão e emoldurá-la. Você também pode pintar a frase de sua escolha em um pedaço de MDF e usar como plaquinha. É uma ideia de decoração barata e criativa!

Papel de parede e adesivos

Outra ideia de como decorar uma casa é escolher uma das paredes do cômodo e aplicar um papel de parede. É uma forma de destacar um ponto do ambiente sem deixar muito poluído ou carregado. 

Além do papel de parede, você pode optar pelos adesivos com formas de árvores, flores, pássaros ou objetos do seu agrado. Eles são simples, porém dão um charme extra a uma parede completamente lisa.

Plantas 

Uma das ideias de decoração para sua casa ou seu apartamento é dar um toque de verde. Adquirir plantas traz vivacidade para o espaço, ainda que ele seja pequeno. Para isso, é possível customizar e reutilizar potes de vidro e latas como vasos. 

Essa dica funciona até para locais pequenos, com pouca luz, pois você encontra cactos e suculentas de vários tamanhos. São plantas que não crescem muito, sobrevivem com pouca água e certa quantidade de luz por dia.

Espelhos 

Outra das ideias de decoração que separamos são os espelhos. Eles são uma boa dica para quem quer dar uma impressão de maior profundidade ao ambiente. De várias formas e tamanhos, os espelhos aumentam a sensação de amplitude e podem harmonizar com qualquer cômodo.

Decoração para sala 

Agora, vamos falar especificamente sobre algumas ideias de decoração para a sala. Primeiramente, voltamos a focar nas cores neutras para paredes e móveis, pois fica mais fácil combinar os acessórios assim.

Almofadas são ótimas para dar uma sensação de conforto. Se o sofá tiver uma cor neutra, você pode escolher cores fortes para dar um destaque. Um tapete é sempre bem-vindo, especialmente se a cor casar com a das almofadas. 

Vasos e cachepôs também caem bem, seja na mesinha de centro, seja nos cantos da sala. O mesmo vale estantes e aparadores para colocar livros, porta-retratos, enfeites e lembranças de viagens.  

Decoração para quarto

Quando se trata de ideias de decoração para quarto, podemos dar toques bem pessoais. Papel de parede, quadros e enfeites personalizados fazem todo o sentido, já que estão em um lugar mais íntimo da casa. Porém, algumas dicas servem de forma geral.

Caixas organizadoras são ótimas para deixar os objetos organizados e fáceis de acessar. Você pode usá-las para diversas finalidades, seja com livros, seja com cadernos, maquiagem ou joias. Você pode comprá-las ou confeccioná-las em casa com caixas de papelão encapadas e decoradas com tecido e enfeites.

Estantes nunca são demais: além de serem úteis, elas podem contribuir para a decoração. Livros bem-arrumados, porta-retratos e enfeites ficam ótimos nelas. Também há nichos que podem ser pendurados nas paredes, dando um charme e um toque pessoal na decoração do quarto.

Decoração para cozinha

As ideias de decoração para sua cozinha devem ser sobretudo funcionais. Não adianta se preocupar com enfeites se eles atrapalham suas tarefas diárias. Por isso, evite colocar peças na frente dos armários e de locais em que você precise mexer com frequência.

As caixas organizadoras também funcionam na cozinha. Outra dica é utilizar as tábuas de carne aposentadas para fazer porta-objetos: pinte a tábua, pregue-a na parede e cole ganchos na ponta. Assim, você pode pendurar talheres grandes como conchas e escumadeiras ou xícaras pequenas.

No Tenda, você encontra diversos itens para a decoração da sua casa!

Gostou das nossas ideias de decoração? Navegue pelo site do Tenda Atacado e encontre uma variedade de itens para toda a sua casa, com objetos úteis e decorativos.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP