Garrafa de vidro é reciclável? Veja como reutilizá-la

Tenda, Postado em 15 de junho de 2022 | 3 min de leitura
Nove potes e garrafas de vidro transparente.

Você sabia que a garrafa de vidro é reciclável? A maior parte dos fabricantes desses recipientes também faz a reciclagem, por isso algumas garrafas são retornáveis. Porém, para colaborar com esse processo e preservar a natureza, é necessário saber como separar o material adequadamente.

Quando você separa vidros, plásticos e papéis limpos para a coleta seletiva, participa do processo de reciclagem. Esses materiais deixam de ir a depósitos de lixo e voltam a indústrias, onde podem se transformar em novos produtos.

Para que serve a reciclagem?

A fim de incentivar toda a família a colaborar com a separação dos materiais, é importante saber para que serve a reciclagem. O reaproveitamento de matérias-primas diminui a poluição do solo e da água, já que os produtos reciclados deixam de sobrecarregar os depósitos e aterros sanitários.

Além disso, a reciclagem beneficia materiais que já passaram por processos anteriores, o que reduz o uso de água pela indústria e emite menos poluentes na atmosfera. Afinal, como a garrafa de vidro é reciclável, por exemplo, o processo de fundir e derreter o material pula a etapa de produzir o vidro do zero.

Dessa forma, há economia de recursos naturais e, consequentemente, preservação do meio ambiente. Além de ser sustentável, a reciclagem também movimenta o mercado de trabalho, pois gera empregos através de cooperativas e empresas especializadas, com pessoas encarregadas de coletar e separar os produtos.

Como funciona a reciclagem de vidro

A reciclagem com garrafa de vidro é mais simples do que se imagina. Você participa do início desse processo ao devolver garrafas retornáveis de refrigerantes e cervejas aos estabelecimentos, ou quando separa esses materiais para a coleta seletiva de materiais recicláveis.

A garrafa de vidro reciclável passa por uma triagem de cor e tipo; em seguida, recebe uma limpeza que retira qualquer possível elemento de contaminação. O material, então, é triturado, derretido e vai para moldes, que lhe dão novos formatos de garrafas, potes e outras mercadorias.

Esse tipo de reciclagem é específico para a reutilização de vidro na indústria, contudo há procedimentos semelhantes e benéficos ao meio ambiente para diversos outros materiais, como as embalagens de plástico e papel que você usa em casa. Saiba como separar tudo de forma adequada.

Mulher separando os tipos de lixo e colocando uma garrafa de vidro na sacola verde.

Como separar os materiais para reciclagem

A garrafa de vidro é reciclável, porém é só um dentre vários materiais que você pode separar para a coleta seletiva. Informe-se sobre data e horário desse tipo de coleta na região onde mora e disponibilize esses produtos, de preferência higienizados, em sacolas plásticas adequadas.

Dentre o que é reciclável, estão materiais como vidro, plástico, papelão, papel limpo, isopor, garrafas e recipientes do tipo tetrapak. Em caso de dúvida, observe se há um símbolo ou aviso escrito de que determinada embalagem pode ser reciclada.

Já dentre o que não é reciclável, estão os resíduos orgânicos, como restos de comida e adubo, além de materiais como papel higiênico e guardanapo sujos, bitucas de cigarro, fraldas, absorventes, bandagens, cerâmica, inseticidas e resíduos contaminantes.

É possível reutilizar as garrafas de vidro?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como descartar a garrafa de vidro reciclável corretamente, veja o passo a passo aqui no blog. Além da reciclagem tradicional feita pela indústria, há outras maneiras de aproveitar o material e de, consequentemente, colaborar com a preservação da natureza.

Afinal, a garrafa de vidro é reciclável, mas também é reutilizável. Se você tem uma garrafa bem bonita em casa, nada o impede de transformá-la em um vaso para fazer arranjos de flores, ou utilizar o recipiente para guardar miudezas.

Outra dica é preencher a sua garrafa de vidro reciclável com luzinhas de Natal. Assim, você reutiliza dois materiais diferentes e obtém uma decoração criativa e charmosa para a sua casa. Dependendo das suas habilidades manuais, você também pode usar garrafas maiores como base para abajur.

Cuidados para reciclagem e reutilização

É possível reutilizar a garrafa de vidro reciclável para armazenar alimentos, desde que ela só tenha tido essa função anteriormente e seja higienizada. Se o recipiente foi utilizado para guardar produtos químicos, como loções e xampus, limpe e encaminhe para reciclagem.

Os cacos de garrafa podem ser usados para artesanato ou para dar mais segurança a muretas e a cercas, mas você deve manusear com cuidado para evitar acidentes e manter o material longe de crianças e animais domésticos.

Você também pode separar os cacos de garrafa para reciclagem. Nesse caso, acondicione o material em plástico-bolha ou vede em uma caixa. A dica também vale para a garrafa de vidro reciclável, pois é importante prevenir que os profissionais da coleta se machuquem.

Preserve o meio ambiente com o Tenda Atacado

Gostou das nossas informações sobre garrafas de vidro reciclável? No blog do Tenda Atacado, você pode conferir várias outras dicas fáceis para preservar o meio ambiente, mantendo a praticidade no seu dia a dia.

Você também pode fazer suas compras sem sair de casa por meio do nosso serviço de delivery. Com essa modalidade, você economiza tempo e combustível, enquanto os nossos entregadores são orientados a fazerem as viagens da maneira mais sustentável. Confira e aproveite!

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP