Aprenda a escolher o melhor andador para bebê

Tenda, Postado em 6 de julho de 2022 | 3 min de leitura

Seu filho está aprendendo a andar, e você planeja colocá-lo em um andador? Saiba que existem diversos tipos desse utensílio disponíveis no mercado, por isso é necessário buscar pelo melhor andador para bebê. 

O blog da Tenda Atacado vai ajudar a escolher o tipo de andador para bebê certo para o seu filho. Então, fique conosco e confira as características principais que o andador certo precisa ter, além de dicas sobre a idade certa e sobre a forma correta de usar.

Polêmicas em torno do andador para bebê

Antes de falarmos sobre o melhor andador para bebê, explicaremos por que existem tantas polêmicas quando o assunto é oferecer esse utensílio para a criança nesta fase de desenvolvimento motor e de equilíbrio.

Muitos médicos consideram que o andador para bebê faz mal, pois dificulta o fortalecimento dos músculos das pernas da criança e, assim, atrapalha o processo de começar a andar. 

Porém, esses problemas foram detectados pela indústria, e novos modelos mais adequados chegaram ao mercado. Hoje, é possível encontrar andadores que estimulam o desenvolvimento, oferecem maior sustentação, ajudam no equilíbrio e promovem a interação do bebê com o meio ao seu redor.

Qual é a idade certa para começar a usar o andador?

De acordo com os especialistas, o andador para o bebê é recomendado a partir de 9 meses, já que, nesse período, a criança já tem a capacidade de se apoiar para ficar em pé. Antes disso, não é garantido que o bebê vá saber usar o utensílio da melhor forma.

Ainda assim, quem vai dizer com quantos meses o andador para bebê deve ser dado de presente ao bebê sempre será o pediatra. Por isso, os pais devem buscar orientação com o médico que acompanha a criança desde novinho, de preferência. 

O que um andador para bebês precisa ter

Existem detalhes que fazem toda diferença na hora de escolher o melhor andador para bebê. A primeira recomendação é não se deixar levar pelo colorido do produto. Foque os equipamentos de segurança e a proposta que o utensílio traz para o desenvolvimento da criança. 

Confira, a seguir, os modelos mais indicados pelos especialistas, que atendem às necessidades de todas as fases do bebê, até ele conseguir dar os primeiros passos. Até lá, um longo caminho será traçado por vocês, que deverá ser de muita brincadeira e aprendizagem.

Pés do bebê no espaço entre o chão e o andador.

Andador tradicional

O modelo mais conhecido é aquele cercadinho, com rodas e o local onde o bebê fica sentado. Alguns oferecem visão de 360º e estímulos visuais para os pequenos terem as primeiras experiências de brincadeiras.

Andador de empurrar para bebês maiores

Um dos modelos mais indicados para bebês que já conseguem ficar em pé é aquele que eles empurram para frente, como se estivessem empurrando o carrinho de supermercado. Dessa forma, eles criam mais autoconfiança, além de não interferirem na postura ao caminhar.

Outra vantagem desse modelo é que, pelo fato de o bebê estar empurrando, a velocidade não será como a do andador tradicional. Esse detalhe ajuda a evitar acidentes graves e, por consequência, deixa os pais mais tranquilos. 

Andador com brinquedos e centro de atividades

O andador com centro de atividades e brinquedos também é uma ótima opção para os pequenos. Além de estimular o andar, oferece brinquedos e atividades que favorecem a aprendizagem, como o manuseio de formas com cores. Com isso, o bebê se entretém, brincando e aprendendo ao mesmo tempo.

Aprenda a fazer um andador para seu filho

Muitos pais esquecem que é possível construir um andador para bebês sem um alto investimento. Confira, abaixo, os materiais necessários para construir um em casa: 

  • 4 latas grandes;
  • 5 m de cano de PVC de 25 mm; 
  • 8 tês,
  • 8 joelhos.

Para saber como fazer andador para bebê, acesse tutoriais no YouTube e assista ao passo a passo. Você verá que é preciso uma certa habilidade com montagem, mas aí vai uma dica que pode facilitar a tarefa: solicite ao vendedor da loja onde comprou os canos para cortar as peças nas medidas indicadas no tutorial.

Saiba como ajudar o bebê a andar

Além de comprar ou construir o melhor andador para bebê, você pode criar muitas brincadeiras para estimular o seu filho a dar os primeiros passos. É uma maneira divertida de estar ao lado dele nessa fase tão importante para o seu crescimento. 

O andador deverá ser um acessório que poderá auxiliar nas brincadeiras e na rotina diária da criança, enquanto estiver tomando mamadeira, por exemplo. Você verá que, com a sua ajuda e a presença do andador, seu filho vai começar a andar com mais segurança. Veja algumas dicas.

  • Segure nas mãos do bebê e caminhe ao lado dele;
  • Coloque um brinquedo na ponta do sofá, enquanto o bebê estiver apoiado;
  • Deixe o bebê de barriga para baixo para ele fazer força para levantar.

Na Tenda Atacado, você encontra tudo para bebês!

Esperamos ter ajudado você a escolher o melhor andador para bebê. Siga as nossas dicas e proporcione ao seu filho momentos incríveis para se desenvolver com qualidade.

Acesse o site da Tenda Atacado e confira nossos produtos voltados para bebês. Você vai encontrar variedade e preços baixos, além de acessórios de qualidade, do jeito que você e seu bebê merecem.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP