Aprenda como fazer o descarte de lixo eletrônico

Tenda, Postado em 20 de setembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Segundo o relatório Global E-Waste Monitor, o Brasil produziu 2,1 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019. O número chama a atenção e mostra a importância do descarte de lixo eletrônico, assunto pouco discutido no país.

A produção e o consumo de equipamentos eletrônicos deve seguir em alta nos próximos anos. Smartphones, computadores e robôs aspiradores já fazem parte da rotina de milhares de brasileiros, porém, ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer o descarte de lixo eletrônico e qual é a importância dessa atitude.

Por isso, o Dicas Tenda reuniu as principais informações sobre o assunto. No conteúdo abaixo, você vai entender quais produtos entram nessa categoria e como descartar lixo eletrônico corretamente. Confira!

O que é lixo eletrônico?

O lixo eletrônico tem um nome técnico: Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). Ele abrange diversos equipamentos, desde o celular até as máquinas de lavar. Confira a classificação:

 

  • linha verde: notebooks, celulares, tablets, mouses, teclados, computadores de mesa, impressoras, carregadores, fones de ouvido, pilhas, baterias, cabos etc.;
  • linha marrom: televisores, aparelhos de som e equipamentos de DVD ou VHS;
  • linha azul: eletrodomésticos portáteis, como liquidificadores, batedeiras, ferros elétricos e secadores de cabelo;
  • linha branca: eletrodomésticos grandes, como geladeiras e fogões.

descarte de lixo eletrônico

Na hora de pesquisar onde descartar o lixo eletrônico, é fundamental conhecer essas categorias. Afinal, alguns pontos de coleta recebem apenas equipamentos específicos. Além disso, fica mais fácil reunir os itens de acordo com essa classificação.

Por que é importante fazer o descarte correto?

Diversos materiais e elementos químicos são usados na fabricação dos equipamentos eletrônicos. Borrachas, plásticos, cobre, alumínio, chumbo, ferro, lítio, níquel, cádmio, fibras de vidro e ouro são alguns exemplos.

Além do processo de decomposição demorado, muitos materiais contêm elementos tóxicos. Metais pesados, como chumbo e cádmio, podem contaminar o lençol freático e, consequentemente, os rios. Vale ressaltar que a exposição humana a esses metais pode causar doenças hepáticas, cardiovasculares e outras relacionadas ao sistema nervoso.

O descarte incorreto é prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Além disso, ele impossibilita a reciclagem de eletrônicos. Por isso, é importante encaminhar os aparelhos para locais especializados, nos quais seja possível reutilizar os materiais em novos produtos ou descartá-los em aterros especiais, evitando a contaminação do solo.

Como fazer o descarte correto?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada em 2010, diz ser responsabilidade das empresas coletar e reciclar o lixo eletrônico. Contudo, ela só foi regulamentada em 2019. Após isso, as organizações se comprometeram a realizar o descarte correto de 17% dos eletrônicos no prazo de cinco anos.

Apesar de ser possível encontrar pontos de coleta em shoppings e supermercados, ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer o descarte de lixo eletrônico. Confira três dicas abaixo.

Apague seus dados

Um passo importante, mas que poucas pessoas sabem, do descarte de eletrônicos é apagar todos os dados. Então, desvincule suas contas, restaure o sistema, retire o chip e formate o HD antes de entregar os equipamentos. Descarte-os apenas com empresas que tenham licenciamento ambiental.

Procure o fabricante

A Política Nacional de Resíduos Sólidos diz que as empresas devem se responsabilizar pelo descarte de lixo eletrônico. Portanto, você pode entrar em contato com os fabricantes dos aparelhos para descobrir como devolver esses resíduos.

Busque pontos de coleta

Muitas cidades brasileiras possuem iniciativas que coletam e reciclam o lixo eletrônico. Então, basta pesquisar os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mais próximos e levar os equipamentos.

Encontre produtos e informações de qualidade no Tenda

No Tenda Dicas, também ensinamos a fazer o descarte correto de lâmpadas, uma atitude com impacto direto no meio ambiente. Esse tipo de informação é essencial para quem busca uma vida mais sustentável e menos prejuízos ao meio ambiente.

Além das dicas, você encontra diversos produtos em nosso site. Basta escolher a opção delivery e verificar o prazo de entrega para receber as compras no conforto da sua casa!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP