De petisco ao almoço em família: saboreie o bolinho de costela com queijo

O bolinho de costela com queijo é uma receita deliciosa, famosa aquele almoço de domingo em família ou para receber os amigos em casa. Típica comida de bares, é um prato conhecido por agradar muitos paladares.
A combinação de carne e queijo é popular em muitas cozinhas ao redor do mundo, e a ideia de criar um bolinho recheado com esses ingredientes não é única. Essa combinação de sabores e texturas atraiu a atenção de cozinheiros, levando a esse delicioso bolinho.
Bolinho de costela com queijo
A receita de bolinho preparado com queijo é muito suculenta. Além do sabor excepcional da carne, o queijo deixa essa versão com uma consistência cremosa que derrete na boca. Prepare-se para ter uma experiência gastronômica com esse bolinho de costela com queijo!
Apesar do bolinho recheado ser um dos mais requisitados petiscos de bares e restaurantes, atualmente essa delícia já está presente na maior parte dos lares brasileiros. Confira e prepare a receita de bolinho de costela simples:
Ingredientes
- 500g costela (cozida ou assada);
- 1/2 cebola média picada;
- muçarela em cubinhos;
- 2 dentes picados de alho;
- cheiro verde a gosto;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- sal e pimenta a gosto;
- páprica picante a gosto;
- 200g de requeijão cremoso;
- 2 ovos;
- 1 xícara de farinha de rosca para empanar;
- óleo para fritar.
Modo de preparo
Para essa receita de bolinho de mandioca com costela, você vai começar refogando a cebola e o alho no azeite dentro da panela de pressão. Junte a carne e adicione sal, pimenta, páprica e cheiro verde.
Em seguida, refogue até ficar dourado. Coloque água até cobrir por completo, tape a panela e deixe em fogo médio até começar a pressão. Quando isso acontecer, deixe a carne cozinhar por 30 minutos.
Após esse tempo, apague o fogo e espere a pressão sair para tirar a tampa e desfiar a costela preparada. Na mesma panela, adicione o requeijão e vá misturando até ficar no ponto de modelar. Reserve até esfriar.
Ao formar as bolinhas, coloque o queijo em cubinhos no meio como recheio. Passe a bolinha nos ovos batidos com auxílio de um garfo e, em seguida, na farinha de rosca.
Deixe no congelador por cerca de 30 minutos antes de fritar. Aqueça o azeite e frite os bolinhos até ficarem dourados. Escorra no papel-toalha para retirar o excesso de óleo. Quer uma opção mais “sequinha”, sem óleo? Faça o bolinho de costela na airfryer.
Experimente novas versões desse famoso bolinho
O bolinho de costela, comida de boteco, tem diversos modos de preparo. Você pode fazer com a carne desfiada ou picada, o que altera bastante sua consistência. Também é possível usar outros tipos de queijo, como o brie ou queijo coalho. Escolha o que preferir e crie versões incríveis desse tira-gosto.
Há também a opção de misturar o purê de uma batata inglesa grande, ou duas médias, com a carne já desfiada para dar mais liga ao bolinho de costela com queijo. Você ainda pode adicionar temperos como cúrcuma e alecrim. Sem dúvida, essa versão também é deliciosa!
Versão assada no forno
Se você prefere evitar frituras, uma opção é assar o bolinho de costela desfiada no forno. Preaqueça a 180 graus e mantenha cada lado por 15 minutos ou até ambas as partes dourarem.
Escolha a sua versão favorita e consiga um bolinho de costela com queijo que derrete na boca!
Já se você prefere evitar a farinha de trigo ou de rosca, duas ótimas opções são a farinha de arroz e a de milho. A última ainda garante crocância extra para o bolinho de costela com queijo, uma boa alternativa para caprichar na mesa de petiscos!
Versão assada na fritadeira elétrica
Outra versão possível do bolinho de costela com queijo é levar as bolinhas à fritadeira elétrica, que assa toda essa delícia por igual. Dessa forma, você vai ter os bolinhos com a mesma consistência crocante, mas sem o uso do azeite ou qualquer outro tipo de óleo!
Para acompanhar o seu bolinho de costela com queijo, que tal preparar outro petisco comum e que é sucesso total: a batata frita? Drinks e petiscos são excelentes complementos para aproveitar em um lanche ou jantar.
No caso das batatas, com as dicas, você vai conseguir uma textura sequinha e crocante, fritando de forma clássica no óleo ou nas versões ao forno. Confira!
Descubra a sua comida favorita aqui, no blog do Tenda Atacado!
Aqui, no blog do Tenda Atacado, você encontra outras receitas deliciosas, dicas úteis sobre sustentabilidade, cuidados com as crianças, limpeza e muito mais. Confira para aprender mais sobre bem-estar, gastronomia e muito mais!