Receita de chocolate quente vegano e cremoso para aquecer o inverno

Tenda, Postado em 7 de outubro de 2025 | 3 min de leitura
Receita de chocolate quente vegano e cremoso para aquecer o inverno

Com a chegada do frio, as bebidas quentes se tornam uma das favoritas para trazer mais conforto e aquecimento para a rotina. Nesse contexto, o chocolate quente vegano se destaca como uma opção para diferentes gostos e necessidades nutricionais, unindo o sabor clássico com ingredientes vegetais.

Cremoso, simples e cheio de sabor, a receita de chocolate quente vegano fica pronta em poucos minutos e leva apenas ingredientes fáceis de encontrar no mercado. Sem lactose, sem origem animal e totalmente inclusivo, é a opção para quem busca aconchego sem abrir mão do cuidado com a alimentação. Confira como fazer a seguir!

O que é e diferencia o chocolate quente vegano?

A diferença para o chocolate quente tradicional está nas trocas. No lugar do leite de vaca, entra o leite vegetal. Aveia, amêndoas, coco ou soja funcionam bem. Da mesma forma, deve-se substituir o chocolate ao leite pelo cacau 100% ou chocolate vegano. 

O resultado? Uma bebida mais leve, que pode ser consumida por mais pessoas. Sem lactose, se torna inclusiva para intolerantes, alérgicos e para quem segue o veganismo. Ainda é possível ajustar a textura, intensidade do cacau e até substituir o açúcar. Tudo isso sem perder o sabor e o prazer de apreciar o chocolate quente tradicional.

Quais ingredientes usar no chocolate quente vegano? 

Para a receita de um chocolate quente vegano simples com sabor e textura, você vai precisar de:

  • leite vegetal: amêndoas, coco, aveia e soja;
  • cacau em pó 100% ou chocolate vegano derretido;
  • açúcar ou adoçantes como demerara, mascavo, melado de cana, xilitol ou eritritol.

Se desejar uma cremosidade extra, ainda é possível incluir amido de milho para engrossar a receita. Há preparos que incluem pasta de amendoim ou de castanha para encorpar a receita, conferindo um sabor extra às receitas.

Por fim, para um chocolate quente cremoso ainda mais doce ou toque de sabor, também há especiarias opcionais como canela, noz-moscada, pimenta-do-reino, gengibre, cardamomo, cravo e baunilha. Se preferir, basta ressaltar o sabor original da receita, acredite, basta incluir uma pitadinha de sal.

Receita de chocolate quente vegano simples passo a passo

Com tempo médio de preparo em 10 minutos, veja agora como fazer chocolate quente cremoso rápido e fácil:

Ingredientes

  • 2 xícaras (480 ml) de leite vegetal (aveia para mais cremosidade);
  • 2 colheres de sopa cheias de cacau em pó 100% ou 60 g de chocolate vegano picado;
  • 1 colher de chá de amido de milho (opcional, para engrossar);
  • 1 a 2 colheres de sopa de adoçante a gosto;
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha (opcional);
  • 1 pitada de sal;
  • canela a gosto (opcional).

Modo de preparo

Em panela fria, misture o cacau com parte do leite até dissolver, mexendo para não criar grumos. Se usar amido, faça um “creme” à parte: amido + 2 colheres de sopa de leite frio e reserve.

Leve a panela ao fogo baixo e acrescente o restante do leite e o adoçante. Mexa sempre. Quando aquecer, junte o amido dissolvido e cozinhe por 2 a 3 minutos, mexendo até engrossar.

Desligue o fogo. Adicione a baunilha e a pitada de sal ao chocolate quente vegano com leite de aveia. Ajuste o açúcar e a intensidade do cacau após pronto, conforme seu gosto.

Quer uma textura mais espumosa? Bata o chocolate quente no liquidificador por 10 a 15 segundos (com cuidado, sem vapor preso). Sirva ainda quente, rendendo até duas xícaras com a receita. Se quiser, finalize com canela ou uma colher de leite de coco denso por cima.

Como deixar o chocolate quente vegano ainda mais cremoso?

Para ainda mais cremosidade, use leite de aveia ou uma mistura de aveia com um toque de leite de coco. Bata tudo frio e só depois aqueça. Isso forma menos grumo e mais espuma, trazendo uma textura atrativa. Por fim, um fio de pasta de amendoim ou castanha dá corpo e brilho à bebida.

xícaras de chocolate quente vegano

4 variações para sair da rotina

1 Cremoso ao estilo europeu

Quer uma textura super cremosa e que quase dê para comer de colher? Use uma colher e meia de chá de amido por xícara de leite. Some 30 g extras de chocolate vegano. Deixe o fogo baixo e mexa até que atinja o ponto espesso, semelhante ao do mingau de chocolate.

2 Especiarias que aquecem (mood chai)

Esquente o leite com canela em pau, cardamomo, cravo e uma lasca de gengibre. Coe, depois siga a receita. Finalize com uma pitada de pimenta-do-reino para sabores e aromas mais marcantes.

3 Versão proteica

Quer um chocolate quente vegano saudável e proteico? Adicione 1 scoop de proteína vegana de sabor neutro ou chocolate. Dissolva primeiro em 1/3 do leite frio. Depois, leve tudo à panela. 

4 Iced chocolate vegano

Para os dias quentes, também há uma versão super saborosa. Prepare a receita base sem amido e deixe gelar. Complete com um fio de leite de coco denso. Para um “mocha frio”, adicione 1/4 de xícara de café coado frio e tenha mais energia para a rotina.

Vale a pena? Benefícios da caneca de chocolate quente vegano 

São as principais vantagens e atrativos dessa receita:

  • muito sabor e cremosidade em uma receita simples e (quase) clássica;
  • menos gorduras saturadas, conforme o leite vegetal escolhido;
  • zero lactose e totalmente plant-based;
  • nutrição ajustável, já que leites vegetais podem ser enriquecidos com cálcio, b12 e proteína;
  • menor impacto ambiental;
  • receita personalizável, desde a textura até o sabor.

Segredos do ponto perfeito: dicas para um chocolate quente vegano perfeito

A escolha do leite vegetal vai influenciar na cremosidade. A aveia é considerada como a melhor textura. O leite de coco é mais “aveludado”. Use com cuidado para não dominar o sabor. O de amêndoas é leve e aromático, incluindo um leve doce ao sabor. Por fim, o de soja tem textura suave e confere bom aporte proteico.

A proporção de ouro também impacta na textura. A cada uma xícara de leite utilize:

  • 1 colher de sopa cheia de cacau;
  • 1 colher de sopa de adoçante.

Quer mais intensidade? Some 10–15 g de chocolate vegano por xícara. Também peneire o cacau para evitar grumos e dissolva o amido em leite frio antes de levar ao fogo. 

Para completar os truques da receita perfeita, mexa sempre no fogo baixo. Se empelotar, bata rapidamente com fouet ou use o liquidificador por poucos segundos.

Prove o chocolate quente vegano e aprenda mais receitas

O chocolate quente vegano tem sabor intenso, textura cremosa e pode ser feito com ingredientes acessíveis. É uma receita que funciona para quem tem restrições e para quem busca reduzir laticínios. Ou seja, pode ser o lanche perfeito para seu café da manhã ou tarde, aquecendo nos dias de inverno.

Quer mais ideias fáceis e nutritivas? Confira outras receitas e dicas de alimentação no Blog do Tenda Atacado e crie um menu super saboroso para todas as ocasiões.

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Leite de Coco Select 500ml

confira

Canela Pó Kitano Pouch 50g

confira

Chocolate em Pó 50% Cacau Dois Frades® 1,01kg

confira

Chocolate em Pó 35% Dona Jura 1,005kg

confira

Leite de Coco Select 200ml

confira

Chocolate em Pó Dois Frades Nestlé 200g

confira

Açúcar Refinado Select 1kg

confira

Amido de Milho Maizena 200g

confira
Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP