Como afiar faca com afiador? Conheça 3 técnicas práticas

Tenda, Postado em 12 de novembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Todo mundo sabe como é frustrante chegar na cozinha para preparar seu prato preferido ou aquela comida especial e encontrar uma faca cega e sem corte. Não importa o modelo ou a ocasião, saber como afiar faca com afiador é uma habilidade essencial para quem gosta de cozinhar.

Porém, a amolação é uma tarefa que exige cuidados especiais. Pensando nisso, vamos ensinar três técnicas práticas e seguras para uma afiação correta. Isso te ajudará tanto no dia a dia quanto em um evento especial, como uma ceia de Natal.

Portanto, não se preocupe: a seguir, você vai descobrir como afiar facas da forma certa. Também iremos ensinar um pouco sobre os vários modelos e as principais dicas de segurança. Continue lendo para saber mais.

Como afiar facas com chaira?

A chaira é uma ferramenta simples, sendo possível ganhar prática e tornar o processo quase automático com ela. O método mais fácil e seguro de se afiar faca com a chaira é:

  • Apoie a ponta da chaira em uma superfície antideslizante, deixando-a reta na vertical em relação ao apoio (90º). Encoste a faca na chaira, faça movimentos curtos com a lâmina em um ângulo de 15 a 20º;
  • Deslize a lâmina para baixo, lentamente e sem aplicar muita pressão. Repita o movimento de três a quatro vezes. Depois, faça o mesmo processo do outro lado da lâmina. Verifique se o corte foi restabelecido. Caso não, refaça o procedimento até recuperar o fio. Normalmente, duas ou três repetições já são suficientes.

Como afiar com pedra de amolar?

A maioria das pedras de amolar encontradas no mercado possuem dupla face, com granulações diferentes. É necessário que um lado tenha uma gramagem de 200 a 400, e o outro lado, até 2 mil.

As pedras precisam estar úmidas para serem usadas. Deixe-as submersas por cinco minutos antes de usá-las. Escolha um dos lados mais abrasivo (menor gramagem) ou menos abrasivo (maior gramagem) e inicie o processo.

Em um ângulo de 15 a 20º, passe a lâmina por toda a pedra como se fosse tirar uma fatia, tendo cuidado com a pressão. Depois, vire a faca e repita do outro lado. Repita quantas vezes forem necessárias para que recupere o corte.

Como afiar faca com afiador?

Os afiadores domésticos são mais fáceis de usar e contam com diversos modelos das mais variadas marcas. Existem também amoladores de faca profissionais, manuais e elétricos. Essa gama de produtos oferece a você a oportunidade de adquirir o equipamento ideal para a sua necessidade, aliando praticidade a qualidade.

O procedimento é bem simples: só encaixar a lâmina no afiador e deslizá-la no sentido indicado. Por ser um procedimento mais simples, os afiadores domésticos podem não oferecer um resultado tão satisfatório quanto o da chaira e das pedras. Porém, os modelos profissionais aumentam a qualidade do processo.

Sabendo agora como afiar faca com afiador, você pode focar no que mais importa, que é cozinhar. Prepare seus pratos prediletos e dos seus entes queridos sem dor de cabeça e com segurança!

como afiar faca com afiador

Tipos de facas

As facas de cozinha são acessórios indispensáveis para a casa. Elas são ferramentas fundamentais para o preparo de diversos tipos de alimentos e refeições, desde frutas até carnes. Então, é importante saber quais são os modelos mais comuns por aí.

Faca do chef

Esse é o modelo mais versátil do conjunto, sendo sempre bom ter um na cozinha. Ele é ideal para o uso diário no preparo de alimentos e temperos, desde amassar alho até cortar medalhões de carne com facilidade.

Esse é um utensílio que exige uma amolação recorrente para evitar a frustração de tentar usá-lo e estar sem corte. As técnicas a seguir são muito úteis para criar o hábito e saber como afiar faca com afiador da forma correta.

Faca santoku

Assim como a anterior, é um item versátil e super necessário. Ela corta, pica, fatia e tem a vantagem de ser mais leve que o modelo de chefs. Dessa forma, você precisará afiá-la menos vezes.

Muitas vezes, você encontra esse modelo já acompanhado de um afiador de faca, em um kit ou conjunto. Dessa forma, pode tirar maior proveito dela, afiando-a com o equipamento mais apropriado.

Faca para legumes e frutas

Menor do que as anteriores, essa versão para legumes e frutas é ideal para descascar, limpar e fazer cortes delicados. É um modelo de alta precisão, para uso intenso, contando com cabo anatômico e ergonômico para maior conforto e segurança.

Tanto para a rotina quanto para trabalhos de precisão e detalhe, é importante mantê-la sempre afiada. Para isso, é indicado o uso de um amolador de facas. Assim, você garantirá mais durabilidade e performance no corte.

Dicas de segurança

Sempre use superfícies antiderrapantes como apoio. Todas as técnicas de afiação requerem movimentos controlados da lâmina no afiador, chaira ou pedra de afiar, então, é importante que você utilize uma superfície de apoio com alta aderência. Dessa forma, diminuem-se os riscos de acidentes.

Seque bem a lâmina e, principalmente, o cabo. Para maior durabilidade das peças, é indicado que elas sejam bem secas após a lavagem. Para sua segurança, sempre garanta que o cabo esteja bem seco para evitar escorregões e acidentes.

Agora que você já sabe como manter-se seguro, vamos explicar as três técnicas de como afiar faca com afiador de forma prática. Assim, você não terá mais dificuldade na hora de cozinhar.

Adquira as melhores facas do mercado no Tenda

Independente da sua necessidade, seja para cortar carnes, legumes ou limpeza de frutos-do-mar, os conjuntos de facas de cozinha que você procura estão no Tenda Atacado!

Confira nosso catálogo online, compre e receba em casa. Aqui, você encontra também os melhores afiadores de facas do mercado. Compras de supermercado com preço de atacado você encontra aqui!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP