Como fazer a ceia de Natal perfeita e ideal?

Tenda, Postado em 8 de outubro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Com o ano se aproximando do fim, uma coisa é certa: as festas mais aguardadas — finalmente! — estão chegando. Mas como você vai organizar a sua reunião, seja ela entre amigos ou familiares? E como fazer Ceia de Natal, já sabe? Calma, não há motivo para pânico! 

Embora pareça trabalhosa, a tarefa de fazer ceia de Natal pode ser tirada de letra. Basta ter um pouco de paciência e prestar atenção às dicas do blog do Tenda Atacado, que vão te oferecer algumas opções e sugestões para preparar uma baita e inesquecível festa de fim de ano. Acompanhe! 

Origem da ceia de Natal 

Embora o maior e mais disseminado relato sobre a ceia de Natal indique seu surgimento nos tempos bíblicos, existem estudos que comprovam sua existência antes mesmo do nascimento do menino Jesus. 

Antigamente, os pagãos comemoravam o dia 24 de dezembro por ser o solstício de inverno — momento em que o sol atinge o seu momento mais vívido —, assim, sendo celebrada a noite mais longa do ano inteiro. 

Em comemoração ao fenômeno da natureza, os lares preparavam os banquetes e os festejos. A chegada do solstício era marcada por uma grande comemoração regada de amigos, familiares e presentes. Basicamente, um Natal sem envolver a presença de Jesus, Maria e José. 

Contudo, em outros registros, a informação é diferente. Há relatos de que as ceias de Natal são originárias dos antigos costumes europeus. Na época em questão, os povos deixavam as portas abertas das suas casas para receber viajantes e peregrinos com pratos deliciosos. 

Como fazer a ceia de Natal?

Que tal aprender como fazer ceia de Natal? Chegou a hora! As dicas daqui valem para todos, seja você um anfitrião de carreira ou um marinheiro de primeira viagem querendo receber pessoas na sua casa para degustar aquele bom e velho peru. 

Para fazer a ceia de Natal, no entanto, é preciso pensar em dois aspectos diferentes: a decoração e a comida. Isso porque é uma data muito característica. Para além dos pratos tradicionais e deliciosos que já conhecemos, existem também as cores e os enfeites.

A decoração natalina 

A decoração natalina é um ponto importantíssimo na hora de pensar em como fazer ceia de Natal. Por isso, prepare os pisca-piscas, as guirlandas, as bolas e, claro, a tradicional árvore. As principais cores da data são o verde e o vermelho, ou seja, capriche nessas tonalidades nos arranjos de mesa e parede. 

Na mesa de Natal, o ideal é evitar muita decoração. Até porque o principal de uma mesa durante a ceia não serão os enfeites, mas a comida. O que nos leva para o próximo ponto.

A comida da ceia de Natal

Ceia de Natal remete especialmente a uma coisa: muita fartura. Há opções para todos os gostos, desde o peru até os pratos menos convencionais, como os pescados e até mesmo as refeições vegetarianas. Isso sem falar dos docinhos, salgadinhos, entradas, acompanhamentos, frios e frutas. É muita coisa de dar água na boca!

Sabendo que há diversas opções de como fazer ceia de Natal, vamos dar dicas bem pontuais sobre o que não pode faltar na data para todo mundo sair de barriga cheia, com um sorriso no rosto e um pote plástico com o restinho do que sobrou para o dia seguinte. 

Opções para a entrada 

Seja uma ceia farta ou modesta, existem pratos indispensáveis para abrir os festejos, como pães, patês, tábuas de frios, castanhas, sementes, frutas frescas e secas. Só não vale exagerar na entrada, pois precisa sobrar um espacinho na barriga para as outras comidas de Natal, ok? 

como fazer ceia de natal

Opções para a sobremesa

Já para a sobremesa, os doces mais tradicionais são panetone, chocotone, rabanada, pudim e pavê (sem trocadilhos!). 

Opções de pratos principais 

Agora é o momento de levar a ceia a sério. Isso porque o prato principal é o que será lembrado durante um ano inteiro, isto é, até a próxima comemoração da data.

Por isso, atenção e muito capricho na hora de preparar pratos como o peru, chester, tender, pernil, frango ou filé. Lembrando que para acompanhar a carne, você pode fazer um arroz branco soltinho, um fricassê de frango, suflê de legumes e um bom e velho salpicão. Uma dica para quem não come carne são as massas e as saladas.  

Dicas para preparar a ceia de Natal 

Sabemos que nem todo mundo tem tempo de sobra ou as habilidades culinárias necessárias para fazer um banquete natalino. Por isso, as principais dicas de ceia de Natal são duas: se não conseguir fazer sozinho, peça ajuda a alguém que mande bem na cozinha. Se não conseguir ninguém, faça uma encomenda. 

Muitos buffets e restaurantes preparam pratos natalinos que podem ser adquiridos com uma simples reserva. Então, antes de entrar em pânico pensando em como fazer ceia de Natal, contate os estabelecimentos que realizam encomendas para a ocasião. 

Para todas as ocasiões, o Tenda Atacado vai te socorrer 

Seja Natal, Réveillon, Páscoa ou até Carnaval, o Tenda Atacado tem uma série de produtos para o dia a dia. De insumos a utensílios, aqui você encontra todos os ingredientes fundamentais para fazer seus pratos. Para não perder tempo, peça-os no nosso site

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP